Dúvidas Documentos Atribuição Filho de Portugues

Prezados, boa tarde!

Estou levantando a documentação necessária para obter a cidadania portuguesa da minha mãe. Com a ajuda da @Leticia54 eu consegui a certidão de nascimento do meu avô, porém ainda estou com algumas dúvidas em relação aos documentos necessários.

1- Meu avô registrou a minha mãe quando ela nasceu, preciso fazer a transcrição do casamento dele com a minha avó (brasileira) para tirar a cidadania? eu li em alguns tópicos aqui dizendo que não é necessário, porém eu entrei em contato com o consulado do Rio e eles me informaram que eu preciso fazer a transcrição.

2 - Preciso fazer a transcrição do obito do meu avô? essa informação é um pouco divergente, alguns lugares dizem que precisa e outros que não precisa. Caso seja necessário, na certidão de obito consta o casamento dele, preciso fazer a transcrição das duas certidões?

3 - Preciso enviar a cópia da identidade da minha mãe, porém na identidade consta o nome de casada, tem algum problema? preciso fazer a transcrição do casamento dela junto com o pedido de cidadania?

Comentários

  • @Juniorjj

    1- não precisa, se sua mãe foi registrada pelo pai português antes de completar 1 ano. Nesse caso, mande o processo para o ACP.

    2- não precisa

    3- sim, precisa enviar uma cópia autenticada e apostilada do RG da requerente, que deve ter sido emitido há menos de 10 anos. Mande a certidão de casamento inteiro teor junto, apenas para justificar a mudança de nome (a transcrição de casamento é um processo separado que só é feito após a atribuição da nacionalidade portuguesa).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.