Ajuda, orientação

Boa tarde,

estou tentando localizar alguma documentação do meu avô e da minha avó, ambos portugueses. Os dois vieram para o Brasil e casaram -se aqui e a certidão de casamento deles é o único documento que possuo.

Agradeço muito se puderem me ajudar.

As informações que possuo são:

Avô: Abel Brites

Data de nascimento : 12 de dezembro de 1884

Filho de : Manoel Brites e Maria Jacintha

Avó: Eulalia Augusta

Data de nascimento: 07 de fevereiro de 1895

Filha de : Manoel Diogo e Anna Antonia

Outra informação que possuo é que meu avô tinha um irmão chamado Augusto Brites que também veio para o Brasil.

Meus avós casaram-se no Brasil, no Rio de Janeiro em 09/04/1923.

Agradeço demais , a quem puder me ajudar e me orientar.


Claudia Regina Brites de Moura

Comentários

  • @Claudia Regina , primeiro peço que evite postar a mesma questão varias vezes ou em grupos de discussão diferentes, pois acaba gerando confusão em quem quer te ajudar.

    Vamos lá: se vc tem a Certidão de Casamento deles, nela também deve constar o local de nascimento deles, este será seu ponto de partida; as vezes a grafia do local esta errada, então precisa analisar as alternativas, se alguém da familia sabe onde eles realmente nasceram vai ajudar muito. A partir desta informação você deve procurar no Arquivo Distrital da região pelos documentos de batismo, quase todos estão digitalizados e muitos vc consegue até ver na internet.

    Com o registro do batismo vc dá seguimento aos demais documentos, que vai depender do processo que for fazer. Caso seu pai ou mãe, filho/a desses portugueses esteja vivo, o caminho mais rápido, prático e seguro é pedir a nacionalidade desse filho/a e depois a sua também como filha; se já for falecido, vc pode pedir como Neta, o processo é bem mais lento nesse caso.

    Mas faça um passo de cada vez, a primeira coisa é encontrar o registro de batismo deles no Arquivo Distrital da região em que nasceram.

    Boa sorte e conte com o pessoal aqui do forum pra te ajudar, todos são muito generosos nisso.

  • Vlad Lopes, peço desculpas pelo transtorno que posso ter causado. Não sabia como funcionava o fórum e pensei que postando a minha solicitação em mais de uma discussão teria mais chances de descobrir alguma coisa.

    Infelizmente na certidão de casamento dos meus avós não consta o local de nascimento, informa apenas que eram nascidos em Portugal.

    Em relação a conseguir ajuda com alguém da família, já tentei porém a única filha viva de meus avós é minha mãe e ela não sabe. Por isso busquei ajuda aqui.

    Muito obrigada pela sua atenção.

  • Já procurou nas fontes mais comuns? Se não, sempre um começo e todas grátis: FamilySearch (monte sua árvore genealógica lá, colocando todas as informações que tem de pais, tios, avôs; quanto mais, maior a chance; e pode aparecer mais dicas), entradas de estrangeiros no Rio; busque no google como fazer isso.

    Outra dica. No site abaixo, coloque apenas Brites no campo de busca. Vão aparecer vários Brites que vieram de Portugal para o Brasil, com uns dados básicos. Inclusive uns com Augusto no nome; olhe se pode ser o irmão do avô:

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1

    É mais fácil achar um possível parente com sobrenome menos comum (como Brites) do que se fosse Silva, Santos, Souza etc.

    Achei isso aqui também. Olhe os nomes todos para ver se pode ser o tal Augusto ou parente:

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=995394

  • @CarlosASP , muito obrigada pela ajuda. No primeiro site que me indicou , achei o registro de uma sobrinha do meu avô, Feliz Brites filha de Joaquim Brites (outro irmão do meu avô), eles eram de Pinhel.

  • @Claudia Regina

    Se você tem essa localização, vc deve olhar no tombo, nessa freguesia e na data estimada do nascinento.

    Entretanto, numa pesquisa do cepese, vi vários "brites", em várias localidades.

    Os livros de 1884 e 1885 da freguesia de Pinhel:

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1205113"

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1205114"

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1205115"

  • @Claudia Regina o caminho é esse mesmo, buscando referencias de entrada no Brasil, batismo e saida de Portugal; algumas freguesias tem digitalizado o livro onde eram feitas as anotações dos passaportes emitidos para quem iria sair do pais...dá trabalho pesquisar nos livros digitados, dificil de ler em muitos casos, e cada detalhe merece ser pesquisado; e muitas vezes vale a pena, funcionou para mim dessa forma e consegui minha cidadania depois de passar um bom tempo buscando o registro de batismo do meu avô...acabei achando muitas informações da família nisso, muitas que nem precisei usar depois, mas foi gratificante.

    No seu caso, como sua mãe é viva, aproveite para fazer primeiro o pedido dela como filha e depois o seu, tem discussão especifica disso aqui do Forum, indicam os melhores e mais rápidos locais para este tipo de pedido, muito melhor e mais simples do que pedir o de Neto, que só pode ser por Lisboa, o mais demorado de todos e o processo é mais exigente.

  • Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.