Certidão de Batismo / Casamento

Boa tarde a todos!


meu nome é Gisele Seixas e estou buscando documentos dos meus bisavós de Portugal e do meu avô que nasceu no brasil.

Eu tenho da minha bisavó a certidão de óbito do brasil e uma certidão de óbito de uma filha deles que consta os nomes dos pais de ambos e a idade do meu bisavô no mento em que a certidão de óbito foi feita.

O meu bisavô se chama: Gaspar Ignacio Rodrigues

Ano de nascimento: 1877

os pais dele se chamam: João Antônio Rodriguez e Maria Amalia Rodriguez

Minha bisavó se chama: Rita de Seixas

nome dos país: Gonçalo de Seixas e Izabel de Seixas

data de falecimento: 05/05/1957 tinha 74 anos. Ou seja ano de nascimento 1886.

Pelas informações do meu bisavô, Gaspar Ignacio Rodrigues, encontrei uma certidão de batismo de Santo Ildefonso, Porto. Porém, os pais estavam com nome de Antônio Rodriguez e a mãe Maria da Conceição. Um pouco diferentes da certidão de óbito da filha de Gaspar que constava o nome dos pais dele.


Encontrei alguns documentos pelo family tree e com a minha mãe eu consegui alguns dados do meu avô, nascido no Brasil. Só não consegui achar ainda sua certidão de nascimento, paguei já alguns cartórios da minha cidade de Niterói RJ, mas não encontraram. Não tenho a certidão de casamento dele.

nome do meu avô: Jorge Seixas

nome dos Pais: Gaspar Ignacio Rodriguez e Rita de Seixas

RG: 735169 IFP RJ

CPF: 421. 749.107-72

data de nascimento: 27/02/1921

Alguém poderia me dar uma luz? Me ajudar a saber o demais posso procurar?

o arquivo nacional não consta certidões de 1921

«1

Comentários

  • Boa tarde @GiseleSeixas

    Localizei o nascimento de Hilda, que pelas informações acredito ser irmã do Jorge, pois batem os nomes dos pais e avós.

    Neste registro consta que Gaspar tinha 42 anos em 1918 e com isso teria nascido em 1876 e Rita tinha 34 anos, nascida provavelmente em 1884, casados em Portugal.

    Esse nascimento foi registrado na 7º circunscrição, que era a 5º pretória- https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6L8L?i=155&cc=1582573

    O registro de óbito da Hilda, em 1919 foi feito na 11º circunscrição (Freguesia de Inhauma), que era a 7º pretória https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XHR7-JNN?i=195&cc=1582573

    Uma outra irmã, Izabel, foi registrada na 3º circunscrição https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6DCS-MP1?i=78&cc=1582573

    O nasicmento do Jorge em NIteroi, é uma informação concreta?

  • Wow! @Ferpirj

    Você decifrou muita coisa. Muito obrigada! Estes documentos de óbito da Hilda e Izabel eu encontrei, porém não consegui ler muita coisa. Está bem ilegível. Obrigada.

    o meu avô Jorge Seixas era do endereço: do antigo endereço Estrada Avenida Marica n68, bairro Baldeador no Rio de Janeiro. Este bairro faz divisa com São Gonçalo. Seria ou Niterói ou São Gonçalo. Perguntei a minha mãe onde as pessoas que nasciam neste endereço eram registradas usualmente, ela disse que havia um cartório no bairro do Fonseca- Niterói que hoje não existe mais na rua Maximiliano.

  • Neste documento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6DCS-MP1?i=78&cc=1582573

    que fala da minha bisavó logo no início, eu não consigo entender a palavra. Fala Rita de Seixas, natural de ...

    você consegue entender o que está escrito?

    muito obrigada por ter tomado este tempo para me ajudar. @Ferpirj

  • @GiseleSeixas

    ... natural do mesmo país ...

  • Isso, natural do mesmo país, Portugal

  • vocês sabem se para provar a ligação com Portugal, é suficiente ter um documento brasileiro da minha bisavó dizendo que ela é natural de Portugal, ou é necessário encontrá-la nos arquivos de Portugal?

  • @GiseleSeixas , você tem que mandar a certidão (ou assento de batismo) portuguesa de sua avó. E, se não foi ela a declarante do nascimento do filho, precisará transcrever seu casamento.

  • Muito obrigada! @Leticialele

  • Dela eu só tenho documentos do Brasil como certidão de óbito. Não sei da onde em Portugal ela veio. Vocês teriam uma dica de onde procurar?

    eu busquei no Family Tree, sem sucesso. :(

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @GiseleSeixas

    Possivel irmã da bisavó. Há algumas divergências, mas o sobrenome, o nome completo do Trisavô e o primeiro nome da Trisavó (talvez seja o nome de solteira desta) batem.

    E como em outro caso mencionado, há uma diferença grande entre o none nas certidões BR e PT, pode ser a sua antepassada.

    No primeiro caso, o sobrenome aparece com "?". Pode ser a bisavó ou algum irmão.

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    252 ? de Seixas Parambos Carrazeda de Ansiães Gonçalo de Seixas Isabel Marcelina Pereira Sem Indicação 11 Brasil Solteiro

    362525 Maria do Carmo de Seixas Parambos Carrazeda de Ansiães Gonçalo de Seixas Isabel Marcelina Pereira Sem Indicação 14 Brasil Solteiro

    Coloquei esses outros passaportes, pois, apesar de o nome da Trisavó ser diferente, a localidade e o nome do Trisavô são os mesmos dos passaportes citados acima.

    Imagino que seja um irmão gerado fora do casamento ou de um segundo casamento ou um parente da sua antepassada:

    167620Miguel de Seixas Amedo Carrazeda de Ansiães Gonçalo de Seixas Lucrécia Jacob Sobral Jornaleiro 34 Baía Casado

    267868 Miguel de Seixas Amedo Carrazeda de Anciães Gonçalo de Seixas Lucrécia Jaco? Sobral Agricultor 40 Brasil Casado

    Agora é buscar nas freguesias de Amedo e Parambos, localizadas no Distrito de Bragança, concelho de Carrazeda de Ansiães, na data de nascimento estimada (com base em certidões Br) da sua bisavó, na torre do tombo.

    Boa busca!

  • Nossa, muito obrigada @guimoss Vou buscar aqui com essas informações que você me passou.

    Estou muito feliz e surpresa com tanta ajuda. Em um tempo tão corrido, todos vocês pararem um tempo para me ajudar, é Surpreendente.

  • @GiseleSeixas

    Você tem o casamento dos seus bisavós?

    Ele ocorreu no Br ou em Pt?

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @GiseleSeixas

    No fs, tem um casamento da maria do carmo.

    Consta o nascimento e a idade dela, mas os livros da freguesia nao estão disponíveis na torre do tombo:

    06ª Circunscrição 

    Matrimônios 1918, Abr-Jun

    Imagem 114

    E de um irmão dela, João Pereira Seixas :

    02ª Circunscrição 

    Matrimônios 1911, Maio-Dez

    Imagem 58

    Acredito que o melhor caminho é você fazer uma busca no Arquivo Distrital de Bragança pela sua antepassada.

    Acho que alguém disse aqui (nao tenho certeza) que a busca só é cobrada se acharem o batismo.

    Boa sorte!

  • @GiseleSeixas

    Excelente noticia!!!

    Acredito ter achado o passaporte da sua bisavó (Rita de Seixas). E os dois casamentos acima são de irmãos dela, pois tem a mesma filiação.

    Agora é entrar em contato com o AD de Bragança para pedir o batismo ou o processo desse passaporte, se quiser mais dados.

    Lembro que, se houver divergencias de nomes,datas e idades, o correto é o que se encontra no batismo dela.

    Se o batismo for o unico doc disponivel para retificar as certidões brasileiras, voce terá que apostilar esse batismo em uma pgr portuguesa (porto ou lisboa), podendo enviar diretamente do AD para a PGR.

    Aqui o custo deve ser 20 euros pela certidão autenticada + 1,5 euros para o envio para a PGR + 10,20 euros pelo apostilamento.

    E, a depender do cartório, você ainda terá que levar esse assento apostilado no RTD. No RJ, esse registro custa 250 Reais.

    Espero ter ajudado

  • @GiseleSeixas , @guimoss , em 1912, ela era solteira e tinha 28 anos - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289824 m0262.tif

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @GiseleSeixas

    Com relação ao bisavô, eu ainda tenho minhas dúvidas se o batismo encontrado é o correto, pois os nomes tem divergências grandes. Confira se é ele mesmo.

    Sobre o local do casamento, ainda há dúvidas se os bisavós casaram no Br ou em Pt, pois os registros de nascimento das tias-avós (hilda e isabel) dizem que eles se casaram em Portugal.

    E o passaporte da bisavó diz que ela era solteira.

    Ou foi um erro, ela fez mais de uma viagem para o BR ou ambas as certidões brasileiras estão erradas nesse ponto.

    Então, sugiro que voce procure em PT por esse casamento, entre a data desse passaporte (1912) e o nascimento de isabel (1916), pelo civilonline, nas localidades de nascimento de ambos os bisavós. Custa 10 euros.

    Mas primeiro, busque pelo avô nas 3a e 7a circunscrições e torça para que na certidão brasileira de nascimento dele também mencione que eles casaram em PT, dessa forma poderia fazer por qualquer um dos bisavós, sem maiores burocracias.

    E pelo jeito, a bisavó tem dados mais consistentes.

    Obrigado @Leticialele por subir o documento do passaporte aqui no tópico.

    Boa sorte!

  • @GiseleSeixas

    Uma coisa interessante que eu notei, que pode ser util na busca peloseu bisavô: o registro da hilda - irmã do seu avô (numero 899) é precedido por outra hilda (registro 898), filha de um "Accácio Augusto".

    No registro da hilda, filha de Accácio, quem está como testemunha? O seu bisavô Gaspar. E no registro da sua tia-avó hilda, o accácio é testemunha.

    Pode não significar nada, mas se você achar traços desse Accácio ou da genitora (eduarda da fonseca) de hilda, vc pode achar algo do seu bisavô.

    Boa sorte!

  • Oi pessoal! Encontrei o primeiro tópico que eu criei :)

    desculpe!

    Li todas as informações que vocês me passaram vou anotar e começar as outras pesquisas em relação ao casamento de Gaspar e Rita.

    sim @guimoss pela informação das certidões que eu tirei a conclusão que eles casaram em Portugal, pois a família que sobrou não sabe detalhes.

    Eles dizem que a primeira filha de Rita e Gaspar nasceu em Portugal, a Adelaide de Seixas. Eu encontrei a certidão de casamento dela no Brasil e passou a se chamar Adelaide Seixas Ermida.


    em relação ao ADBraganca, acredito ter feito a pesquisa errada, mas eu acabei de enviar uma solicitação de pesquisa de baptismo/nascimento em Parambos.


    são eles mesmo. Minha mãe tem cartas de Maria de Seixas e de João Pereira Seixas.


  • Tentei solicitar agora a busca pela certidão de casamento de Rita e Gaspar e diz que a data do casamento tem que ser inferior a 100 anos.

  • Consegui solicitar pelo AD Bragança o nascimento dela e o casamento.

  • @GiseleSeixas

    Pelo civilonline, vc deve colocar uma data superior a 100 anos e nas observações colocar a data correta, no intervalo que te dei.

    Nao sei se você poderá fazer uma busca por intervalo ou uma busca por cada ano, isto é, de 1912 a 1916.

    O casamento pelo arquivo distrital de Bragança deve ser dificil, pois ocorreu depois da data do passaporte (1912), exceto se o estado civil no passaporte estiver errado, o que é possivel.

    Uma coisa que você pode pesquisar é no arquivo religioso (é uma fonte boa de buscas) da localidade em questão, que armazenam batismos, matrimônios e obitos ocorridos depois da criação do registro civil português.

  • @GiseleSeixas

    Deixe aqui os dados da certidão de casamento da filha Adelaide (ou a imagem, se preferir - segundo item da esquerda para a direita na base da caixa de mensagens).

    Se o nascimento foi antes de 1911, você poderá pedir pelo AD. Se foi depois, pelo civilonline. Em qualquer dos casos, haverá mais dados dos pais.

    E você pode buscar nesses 2 locais, em um intervalo de 9-12 meses antes do nascimento da Adelaide pelo casamento dos pais, se ela tiver sido a primeira filha.

    Boa sorte!

  • muito obrigada @guimoss

    eu tenho o casamento de Adelaide de Seixas. Elas nasceu em 1910. Tenho um outro documento também. Então, de repente a minha bisavó Rita de Seixas era casada antes do passaporte que foi emitido em 1912.


  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @GiseleSeixas

    Sua situação já tem várias sugestões de como proceder.

    Com relação à ultima mensagem, o dkcumento previdenciário pode estar errado, pois viria de um possivel erro numa certidão de casamento que ninguém ratificou.

    Outras sugestões:

    1) Olhar os livros de parambos e amedo dos anos de 1900-1911, para ver se encontra algum parente;

    2) Pedir alguns dos passaportes do cepese para achar mais dados dos antepassados. Um custa 10 euros e 8 euros cada, a partir do segundo. O pagamento é por transferência bancária. Mande o id do passaporte desejado.

    Você tem 4 passaportes para escolher. O passaporte da "?", pode ser a Rita de Seixas e acabou passando sem ser notado;

    3) A certidão de nascimento do jorge de seixas (filho da rita). Você tem que folhear os livros de niteroi por ele. É uma certidão indispensável.

    4) Se você tem certeza quanto ao bisavô (ainda estou com duvidas), vc terá que verificar se os nomes batem nas certidões de nascimento das suas tias-avós. A retificação com base no batismo do bisavô pode ser difícil devido às diferenças. Tente achar docs brasileiros que estejam batendo com o batismo do bisavô.

    5) Aguardar o AD e o CO responderem às suas indagações e tentar pesquisar em um arquivo religioso de bragança.

    Talvez seja melhor voce deixar um resumo com nomes, filiação, datas, idades e locais do evento (nascimento, casamento e obito) do português até o neto-requerente, destacando as diferenças entre certidões. Inclua também outros parentes relevantes, como as tias-avós.

    Tente primeiro o que @Leticialele recomendou e depois, tente as outras opções fornecidas.

    Obs: É importante lembrar que as certidões brasileiras devem ser emitidas por último, pois elas tem prazo e somente depois de retificadas todas as divergências com o assento português utilizado no processo de nacionalidade.

    Boa sorte e boa busca!

  • Olá! @guimoss

    estou com 3 pedidos de pesquisa em andamento em Portugal:

    2 em ADBragança em Parambos;

    1 no civil on-line.

    No Brasil estou buscando a certidão de nascimento do meu avô nos cartórios. Já fiz em 4 cartórios de Niterói e no momento estou com duas pesquisas em andamento em São Gonçalo onde o óbito do meu avô foi registrado. Acredito que eu tenha encontrado lá também a certidão de cansamento dos meus avós. Meu avô casou duas vezes e eu enviei a solicitação referente a segunda esposa de certidão de casamento, porém disseram que encontraram com outra contraente. Estou aguardando a resposta deles se e a minha avo. Minha família não sabe de ninguém mais rs.

    então no brasil estou à espera de pesquisa de certidão de nascimento e casamento dele, se eu conseguir a de casamento e não a de nascimento, vou entrar com uma ordem judicial para eles me fornecerem os documentos que ele entregou no cartório para casar. Acho q estou mais próxima de conseguir.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @GiseleSeixas

    Você pode tentar pesquisar pela habilitação de casamento do seu avô.

    Geralmente esses docs são incinerados, mas pergunte aos cartorios se eles estao disponíveis.

    Procure também em registros religiosos do Familysearch, por batismos e matrimônios dos descendentes dos portugueses, com base na localidadd de residência.

    Em alguns casos, os registros sao bem completos. Procure 1 mes antes ou depois do nascimento.

    Outra hipotese é vasculhar os livros pelo fs num periodo de 06 meses antes e depois da data estimasa de nascimento do seu avô, em tds as localidades onde ele residiu, como Niterói e São Gonçalo.

  • Boa noite!

    vim agradecer imensamente a todos pela ajuda, consegui localizar o assento de baptismo da minha bisavó e já solicitei a cópia. Minha luta agora e para achar a certidão de nascimento do meu avô no Brasil!

  • @GiseleSeixas

    Deixe aqui a história de como você encontrou o seu antepassado.

    E com relação ao seu avô brasileiro, abra um novo tópico e deixe o máximo de informações que você puder que o fórum irá te ajudar.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.