Ajuda para casamento em Gondomar ou Santa Marta de Penaguião
Amigos foristas, venho aqui outra vez solicitar ajuda.
Embora eu esteja fazendo meu dever de casa de ler postagens antigas, além de, é claro, buscar independentemente no FamilySearch/Arquivos Distritais/Cepese/Arquivo Nacional, cada hora parece que falta uma coisa! :((
Alguém consegue ajudar a achar o casamento abaixo?
- Noivo: Joaquim Pinto de Sousa Martins
- Noiva: Maria da Conceição (não sei os apelidos/sobrenomes)
- Pais do noivo: José Pinto de Sousa e Maria Martins
- Pais da noiva: Antônio da Rocha e Anna de Jesus
Não tenho data nem local, mas o primogênito do casal nasceu em 1905, já no Brasil.
Joaquim nasceu em 24/10/1875, Maria provavelmente no ano de 1878.
No passaporte de Maria, consta que ela é de Gondomar (sem especificar freguesia). Joaquim é de Santa Marta de Penaguião.
Mas encontrei um casamento para Antônio da Rocha e Anna de Jesus, possíveis pais de Maria, em 1868 em Cedofeita, Porto.
Será que posso considerar esse casal como sendo os pais de Maria, já que é um nome comum?? Ou é mais certeiro olhar em Gondomar?
Comentários
Eles se casaram no Brasil, em SP!!! Tinha um documento que dizendo isso (vou anexar) no pedido de passaporte, no Porto. Já vale como transcrição de casamento? Será?! @Leticialele @Ferpirj @guimoss
Obs.: encontrei pagando os 10 euros ao Cepese e me localizaram passaporte de Maria. Achei que não ia valer à pena, mas tinha tudo lá! Se eu tivesse feito isso no início da busca tinha economizado tempo.
@moura_schmidt , eu pediria esse documento certificado e mandaria junto com o processo. Na minha opinião, não precisa transcrever o casamento.
@Leticialele obrigada! vou fazer assim. se cair em exigência, faz parte
@moura_schmidt
O casamento de António da Rocha e Ana de Jesus que vc encontrou não é dos seus ascendentes.
Batismo do trisavô Joaquim - assento nº 24, ano 1875, da freguesia de Alvações do Corgo, concelho de Santa Marta de Penaguião (tif 47):
PT-ADVRL-PRQ-PSMP01-001-025_m0047.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)
Batismo da trisavó Maria da Conceição - assento nº 193, da freguesia de Valbom, concelho de Gondomar (tif 1072):
PT-ADPRT-PRQ-PGDM11-001-0031_m1072.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)
Entendo que precisa transcrever o casamento dos trisavós, no documento que vc postou consta: 08/10/1896 - Belenzinho, São Paulo
@Guilherme Moreira eu já tinha encontrado os assentos de batismo, mas obrigada de toda forma. Já até solicitei ao Arquivo Distrital o de meu trisavô. Mas pq vc acha que precisa transcrever? Dado que eles conseguiram emitir passaporte com o esse termo de justificação de casamento (entende-se que o governo aceitou o documento como legítimo à época).