Da pra alguém nascer na Serra da Estrela?

Oi pessoal,

Sigo buscando a certidão dos meus bisavós portugueses pra iniciar o processo do meu pai. Hoje pela primeira vez ouvi que meu bisavô nasceu em Açores e minha bisavó na Serra de Estrela. Açores ok, é o arquipélago, mas coloquei Serra da Estrela no google e parece mais um ponto turistico do q uma região?

Da pra alguém nascer na Serra da Estrela? Nesse caso qual seria o concelho e freguesia?

Obrigado

Comentários

  • Seria como a Serra Gaúcha aqui, podem ser vários.

    A Serra da Estrela insere-se no território de seis concelhos: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira (no distrito da Guarda) e Covilhã, (distrito de Castelo Branco). E cada um desses vai ter várias freguesias:


    Mas já é um começo; assim você já fica de olho a uma referência a esses 6 concelhos. Muitos (inclusive eu) começaram só com documentos que diziam "natural de Portugal". Procure mais fontes; se quiser, deixe as informações que já tem e algumas pessoas tentam ajudar a encontrar. Já deve ter ouvido as recomendações normais: buscar as certidões de tios, irmãos etc. Cada escrivão parecia que incluia uma coisa diferente. Numa dessas achei o concelho num lugar, uma menção à uma freguesia na outra, uma data de nascimento numa terceira. E juntando tudo, achei o antepassado certo!

    Em um momento de zero pistas novas, fui atrás de pessoas com os sobrenomes menos comuns (entre os dos antepassados) que também haviam imigrado para o Brasil. E, para os que tinham informação de concelho, comecei a procurar pelas datas prováveis. Montei uma planilha com todas freguesias possíveis, comecei pelas mais prováveis (datas mais próximas etc). Ás vezes aparece algum parente. Usei o CEPESE para ver os dados de emissão de passaportes portugueses para isso. Mas realmente fica difíicil quando é só Silva, Souza, Santos etc.

    Tem distritos onde há muitos mais dados sobre passaportes que outros. Esse site me ajudou muito nisso: https://cadevovo.wordpress.com/passaportes/

    Se eu fosse dar um tiro no escuro, começaria por Castelo Branco, pois, como o artigo diz, é mais fácil de procurar.

    Açores: consegue algo sobre qual ilha?

    Boa sorte!

  • Ola @CarlosASP ,

    Obrigado pela mensagem de incentivo. Vou colocar aqui os dados pra ver se alguém pode ajudar. @GabrielPena, conto tb com sua ajuda, vamos lá:

    Sou bisneto de português (chamado Manoel) e vou fazer o processo de Neto para meu pai (Jairo) e depois filho para mim (Leonardo).

    O que tenho até agora:

    Filho do neto: tenho todos os documentos fácil acesso, ainda não emiti nada apostilado nem nada

    Neto do portugues (meu pai, vivo): Jairo Carreiro, tenho certidoes de casamento e nascimento, também não emiti nada de inteiro teor, estou aguardando

    Filho do portugues (meu avô, falecido): José Carreiro, tenho certidoes de nascimento, casamento e obito, de inteiro teor pois estava buscando informações de origem da família

    Português (meu bisavô, falecido): Manoel Carreiro, tenho certidão de casamento (casaram-se me Jacutinga, MG em 1907), e estou buscando a certidão de nascimento em Portugal. Achei em teoria o que seria a vinda dele de Portugal para o Brasil num registro da hospedaria Imigrantes, em 1884 (não bate mto com a idade aproximada considerando certidão de casamento, mas é o q eu tenho)

    Esposa do português, é italiana (minha bisavó, falecido): Maria Scotti Carreiro, tenho certidão de casamento (casaram-se me Jacutinga, MG em 1907) e pelo que entendi tb preciso da certidão de nascimento dela da Italia. Filha de Cesar e Zelinda Scotti, estou buscando essa informação, que por um li antigo que achei do meu avô, ela teria vindo de uma região chamada Carrara, que pesquisei e fica na Toscana

    Pai do português: João Carreiro, que segundo o Family Search nasceu em 1851 em Açores. A pessoa que registrou essa informação não lembra onde conseguiu, está buscando. Descobri que quem tem essa informação é a neta dele, que conversei essa semana, de 90 anos. Ela também tinha anotado que o pai do João, ou seja, o avô do portugues chama-se José Carreiro e a avó do português Rita Pacheco

    Mãe do português: Maria Viriata Carreiro, tenho óbito dela no Brasil (também pelo Family search) que diz que ela morreu aos 90 anos em 1939, ou seja, nasceu por volta de 1849 em Portugal. De acordo com essa senhora que falei ontem, a Maria Viriata (ou Viriato) é da Serra da Estrela. Os pais da Maria Viriata são Jacintho viriato Silva e Maria Silva

    Conversando com pessoas, buscando familia no facebook, internet, etc achei no arquivo distrital dos Açores uma escritura de prestação de serviços que constam os nome do João Carreiro (meu trisavô) e do João Elisário de Carvalho Monte negro: https://arquivos.azores.gov.pt/DetailsForm.aspx?id=1534202

    E isso faz total sentido, pois no registro da vinda da família (João, esposa, filhos, dentre eles meu bisavô Manoel), constava como destino Fazenda do Comendador Montenegro, en Mogy Guassu - SP, que é onde esse João Elisário Montenegro tinha uma fazenda que abrigava imigrantes portugueses para trabalhar no cultivo do café. Então minha conclusão é que o João Carreiro fez um contrato de serviço para trabalhar na fazenda com esse Montenegro e o registrou no cartório em Ponta Delgada, ou seja, ele provavelmente morava lá, certo? O contrato é de junho de 1884 e a data de chegada ao Brasil aproximada é outubro de 1884, faz sentido.


    O que eu preciso é assento de nascimento do Manoel, que considerando que o casamento dele em 23/2/1907 ele tinha 22 anos de idade, ele deve ter nascido em 1884 ou 1885. Então com as informações que tenho, resolvi buscar em Açores, Ponta Delgada, São José, São Pedro e São Sebastião alguns anos. Não sei se estou no caminho certo pois realmente parece q estou buscando uma agulha em um palheiro.

    Enfim, essa é minha história

    Agradeço o q puderem ajudar em termos de dicas, a @LeticiaLele ja deu dicas muito valiosas e ja avancei muito, mas nesse momento me encontro travado

    Obrigado

  • Obrigado @CarlosASP

    Já tinha visto, sigo buscando

  • @leocarreiro Dá sim! Inclusive minha avó nasceu lá, mais especificamente em Guarda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.