Dúvida
Oi Pessoal!
Quero tirar a nacionalidade portuguesa, porém tenho dúvidas inciais.
Meu pai nasceu em Portugal e mora comigo, porém ele não é casado no papel com a minha mãe. Há algum problema nisso?
O primeiro lugar que devo ir para começar a entrar com os documentos é no consulado Português?
Se puderem me ajudar agradeço.
Quero tirar a nacionalidade portuguesa, porém tenho dúvidas inciais.
Meu pai nasceu em Portugal e mora comigo, porém ele não é casado no papel com a minha mãe. Há algum problema nisso?
O primeiro lugar que devo ir para começar a entrar com os documentos é no consulado Português?
Se puderem me ajudar agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obrigado gente.
Declarante é quem registra, se foi o seu pai quem te registrou.
Gente, fiquem lendo vários tópicos uma madrugada toda. Devido a minha desinformaçao. E como estou ficando quase "louco" com tudo isso, gostaria de obter uma resposta em exata para a minha situaçao. Li bastante aqui na comunidade sobre atribuiçao e naturalizaçao. Estou desesperado pra saber se tenho direito ou nao!!!
Meu bisavó nasceu em Portugal (Já é falecido) minha avó filha dele está viva, meu pai filho dela (é falecido) Sendo assim, tenho direito?? Já estou perto de dá entrada no pedido da minha avó (filha do português) Só que agora estou cheio de dúvidas.
Pois, li aqui na comunidade que bisneto que é o meu caso eu acho (Na verdade estou em dúvida se minha avó adquirindo,eu continuo sendo bisneto ou passo a ser neto de uma cidada) e por consequencia dessa mudança tenho meus diireitos preservados) ou só mesmo se comprovar laços com Portugal??? Descupem, é que estou totalmente confuso e cheio de receios. Espero uma resposta de vcs. obrigado
Obrigado. O lance é que meu pai é falecido e essa era uma das minhas dúvidas. Vcs estao me esclarecendo bem as coisas. Vou esperar respostas se algo interfere pelo fato de ser minha (avó) quem pegará a cidadânia como filha. Pelo que percebo já que meu pai é falecido, até minha avó será atribuiçao e o minh solicitaçao já será através da naturalizaçao. Eu como sou leigo isso me confundi bastante. Mas, valeu mesmo pela informçao.
Depois que sua avó ja tiver a cidadania, vc pode tirar sim a sua como neto
Valeu pela comfirmaçao! Agora eu tenho que conseguir colocar na cabeça da minha familia, que devemos mandar o pedido da minha avó pelo correio para ser mais rápido como vc já me informou. Aproveitando o gancho, vc sabe exatamente quanto tempo leva para sair a cidadânia dela como filha do Português??? valeu
Se todos os documentos estiverem certos , no maximo 2 meses.
Em se tratando de naturalizacao, direitos dos netos, serve ambos os avos, basta um acesdente de segundo grau. Boa sorte e vai fundo
Obrigado pela rassalva! valeu
obrigado por me informar o tempo! Mas, minha avó nao vai ter que ir em Portugal nao né?? Pergunto porque esse deslocamento ela nao faria, devido a idade sabe...
Vc pode fazer todo processo de sua avo manndando os documentos direto a Lisboa. Existem outros topicos e explicam como mandar os documentos
Valeu! É que nao formulei minha pergunta direito. Pergunto se minha avó terá que se deslocar até Portugal para pegar esse BI e o passaporte dela depois que sair, ou é possivél ela receber os documentos dela em casa? Pois, estou seguro que ela nao vai se deslocar até Portugal e tenho receio por isso atrase meu pedido como neto. Essa é minha Dúvida! Obrigado pela atençao.
Esclareceu perfeitamente meu velho. Obrigado pela atençao.
Sua avó ,so vai tirar o BI e o passaporte se ela quizer, não vai precisar fazer, so porque vc vai tirar a sua cidadania depois dela, não ha necessidade, caso ela não queira tirar.
Pô, vcs ajudam muito. Muito obrigado a todos!
Se vc for fazer pelo consulado, eles vão pedir sim, ai vc tem que apresentar tudo que eles te pedirem, mas se vc fizer direto em Portugal, enviando os docs , como a maioria aqui da comunidade faz, são so aqueles docs que tem aqui no topico e que tambem te falei.
Na certidão de sua avó, deve constar tambem o nome dos avós dela, que com certeza são os mesmo nomes que constam na certidão do pai dela, então não haverá problema, certo?
Valeu Sandra! Essa era a minha dúvida, se podia enviar sem esse sobrenome ou nao. obrigado, beijos.
Quanto ao consulado, não sei te dizer, porque eles põem dificuldade em tudo, mas se vc desse entrada em Portugal direto, enviando pelo correio, como a maioria aqui da comunidade, com certeza não teria problema, eu mandei a da minha mãe, com divergencia de sobrenome, e não deu problema, fiz direto por Lisboa, via correio, nos dos dela constava um sobrenome e na certidão do meu avô não.
Se vc tivesse dado entrada em julho, com certeza ja estaria fazendo a da sua mãe e ja estaria quase pronta e elogo estaria dando entrada na sua.
O seu email é o mesmo do orkut?Posso te mandar como se faz, mas so logo mais a noite,to saindo pro trabalho agora.
So me responde uma coisa, na certidão da interessada que so consta o nome da mãe, o que consta em quem regstrou? Com cereeza deve ser a mãe tambem ne´?
Olha so, se fizesse direto por Lisboa,não precisava disso tudo, bastava o numero e ano de acento, a freguesia, concelho e conservatoria de quem registrou sua avó, é muito mais facil, nem precisava mandar as certidões dos pais dela.
Se no consulado, encrencarem com alguma coisa, não paga nada lá e manda direto pra Lisboa.