Busca Certidão Portuguesa do meu avô

Prezados, boa tarde!

Estou levantandos os documento necessários para tirar a cidadânia portuguesa da minha mãe e depois tirar a minha.

Minha mãe é filha de pai português (já falecido), ele nasceu em portugual e veio para o Brasil ainda criança. Apesar de ter vivido a vida inteira no Brasil ele tinha todos os documentos portugueses e votava em Portugual.

Infelizmento nós perdemos todos os documentos portugueses do meu avô e eu não estou conseguindo levantar as informações de onde ele nasceu para poder pedir a certidão de nascimento.

Gostaria de solicitar a ajuda de vocês para conseguir levantar o máximo de informações possíveis sobre meu avô. Segue abaixo as informações que eu consegui levantar até o momento.

Nome: Manoel Candido Ferreira

Mãe: Ermezinda da Conceição Fraga (nos documento da imigração o nome dela consta como Ermezinda, mas na certidão de nascimento da minha mãe aparece como Adosinda)

Pai: Antonio Joaquim Ferreira

Data de nascimento: 27/07/1937 (segundo minha avó ele nasceu em fevereiro e foi registrado em julho)

Identidade nº: 1000200, não sei se esse numero é de um documento portugês ou brasileiro, em orgão expedidor está escrito S.R.R. (a ultima letra está apagada, não tenho certeza se é um R)


Eu consegui localizar os registros da imigração deles para o Brasil, eles chegaram no navio Kerguelen, dia 24/02/1939 (ou 27/02/1939 o documento possui essas duas datas).

Segundo esse documento, nessa data meu bisavô Antonio tinha 32 anos, Ermezinda tinha 21 e meu avô Manoel 1 ano.

Nesse documento consta também que a ultima residência deles foi em Mirandela (como meu avô tinha apenas 1 ano de idade acredito que seja o local onde ele nasceu). O passaporte dos 3 era numero 134, expedido dia 30/01/39 em Bragança.

Outras dúvidas:

Pelo que eu entendi, como foi meu avô quem registrou minha mãe eu não preciso fazer a transcrição do casamento dele com a minha avó (brasileira) para tirar a cidadania. Meu entendimento está certo?

Vou precisar fazer a transcrição da certidão de óbito dele para tirar a cidadania da minha mãe?

Comentários

  • @Juniorjj , com esses dados, você pode pedir a certidão pelo civil online. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Em Distrito, coloque Bragança, Concelho - Mirandela, Freguesia - Mirandela

    Em "Informações adicionais", diga que não tem certeza da freguesia, Concelho e Distrito.

    Se o nome da mãe dele é Ermezinda e na certidão de sua mãe está Adosinda, precisará retificar a certidão de nascimento dela. Verifique, no cartório em que ela foi registrada, o que exigem para fazer a retificação administrativa.

  • @Leticialele , muito obrigado pela ajuda, consegui a certidão de nascimento pelo civil online.


    Pelo que eu entendi, como foi meu avô quem registrou minha mãe eu não preciso fazer a transcrição do casamento dele com a minha avó (brasileira) para tirar a cidadania. Meu entendimento está certo?

    Para fazer a transcrição da certidão de óbito, eu preciso fazer a transcrição do casamento?

  • Na certidão de nascimento do meu avô o nome da mãe aparece como Adozinda (com "z") e na certidão de nascimento da minha mãe aparece como Adosinda (com "S"). Será que é necessario fazer a retificação ou esse erro passa?

  • @Juniorjj , não precisa retificar. S e Z, neste caso, têm o mesmo som.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.