Ascendente português sem casamento encontrado - um problema?

Caríssimos, após localizar (quase) todos os registros em Portugal e no Brasil para tirar a cidadania de minha avó (que é neta de portugueses), ficou faltando encontrar o casamento de meus trisavós . Ambos portugueses, e declararam ter casado em Portugal.

É necessário encontrar/enviar o registro de casamento nesse caso?

Até agora o cenário está assim:

  • Joaquim e Maria (portugueses, em tese casados em PT)
  • Nasce Fausto, e Joaquim, seu pai, foi o declarante (não é declaração tardia)
  • Fausto e Carolina se casam no Brasil,
  • Nasce minha avó, também declarada pelo pai dentro do "prazo normal".


Minha maior dúvida é: de quem nessa história eu necessariamente precisaria enviar os registros de casamento?

Comentários

  • @moura_schmidt se dos assentos de baptismo dos trisavós não consta a averbação do casamento, terá que localizar em Portugal para encaminhar no processo, caso contrário cairá em exigência…

  • @gsilvestre caramba, mesmo o trisavô sendo declarante do nascimento do meu bisavô? :/

    se for eu me ferrei legal, porque não tenho a menor pista desse casamento!

  • @moura_schmidt como ambos os trisavós são portugueses, a transcrição do casamento é obrigatória. Por isso que, caso tenha ocorrido em PT e não esteja averbado nos assentos deles, é preciso encaminhar essa cópia

  • @moura_schmidt , pode procurar nos assentos de casamento da Freguesia da noiva, começando pelo ano de nascimento do filho, andando para trás. Veja no site Tombo.pt

  • @Leticialele então, eu tinha visto essa dica, a questão é que não sei a freguesia dela, só o concelho. só tenho a freguesia do noivo mesmo. Como ela era do Porto, teria que olhar diversos anos, em diversos livros de freguesia :(

  • @gsilvestre e @Leticialele : eu encontrei passaportes de Joaquim quando veio ao RJ, será que tem chance de lá indicar o assento de casamento ou não é costumeiro indicarem isso?

  • @moura_schmidt , encontrou os processos de passaporte? Se ele veio junto com a mulher, pode ter documentos dela no processo!!

    Se encontrou no Arquivo Distrital, pede para descarregar pela web!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.