Ajuda para localizar uma certidão no RJ

Bom dia! Gostaria muito da ajuda de vocês para alguma informação que possa me ajudar a localizar uma certidão de nascimento do avo do meu esposo, já tentei em vários cartórios e eles me fala que não estão la, pesquisei no Arquivo Nacional, no family search mas também não obtive sucesso ,estou quase perdendo a esperança de encontrar as únicas informações que tenho é que o nome dele é

Miguel Archanjo Ferreira de Carvalho

Data de nascimento 29/09/1940

Nasceu no Rio de Janeiro

Filiação: Amândio Ferreira de Carvalho,

desde já agradeço !

Comentários

  • @Elainenay30 tem o bairro em que os pais moraram? Sabe onde foi registrado algum dos irmãos? Nome da mãe é importante também.

  • Elainenay30Elainenay30 Member
    editado June 2021

    O bairro algumas pessoas da família falaram que nasceu no Méier e outros falaram na Tijuca, mas fiz o pedido de busca no Cartório Registro Civil & Tabelionato 8ª Circunscrição e ele me informaram que não esta la, o nome da mãe dele é Anna de Souza Carvalho, na certidão de óbito do pai dele informa que ele residia na Rua Daniel Carneiro e infelizmente não sei onde os irmão foram registrados.

  • Já consultou no site do Detran qual a certidão que ele usou para tirar a identidade dele?

    https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

    Pode ter sido a de nascimento ou casamento. Vai aparecer qual foi e onde foi expedida.

  • Já sim, só consegui saber da certidão do segundo casamento dele.

  • vá no cartório do casamento e obtenha certidão de habilitação do matrimônio, com ela vc terá acesso aos documentos que os nubentes usaram, provavelmente estão microfilmados e neles estará a certidão de nascimento ou alguma referência a ela.

  • Se você quiser, pode olhar os livros em si no Arquivo nacional. Já estão digitalizados para essa data, mas os nomes podem não aparecer usando busca. Você teria que olhar os livros a partir da data de nascimento. Se registraram a criança logo, fica fácil achar. Se demoraram, aí pode ser problema, pois estão em ordem cronológica por ordem de registro. Achei rápido uma há pouco, mas a pessoa já sabia em que bairro foi registrada - e a criança foi registrada em poucos dias.

    Você pode começar pelo bairro mais provável e ir seguindo.

    Tem que se cadastrar na página do SIAN do Arquivo Nacional. Depois escolha no alto Favoritos e depois Registro Civil. Aí comece a ver os vários links para cada circunscrição, as datas de cada livro. Se apanha um pouco até entender como funciona, mas se foi registrado na cidade do Rio de Janeiro em 1940, estará lá. Não está no FamilySearch ainda (que para em 1931) pois as imagens acabaram de ser digitalizadas durante a pandemia.

    https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

    https://www.colegioregistralrs.org.br/noticias/governo-federal-arquivo-nacional-finaliza-digitalizacao-de-livros-do-registro-civil/

  • Agradeço muito pela ajuda de cada um , vou segui essas informações, muito obrigada !

  • @Elainenay30

    Descubra o hospital onde a pessoa nasceu.

    Geralmente, o nascimento é registrado no cartório mais perto fo hospital.

  • Bom dia, Infelizmente não temos contato com as pessoas da família, fica difícil eu conseguir descobrir onde ele nasceu infelizmente. Mas obrigada!

  • AlmaAlma Member

    Boa tarde! Gostaria muito da ajuda de vocês para alguma informação que possa me ajudar a localizar uma certidão de nascimento de minha prima por parte de pai, já tentei em vários cartórios e eles me fala que não estão la, pesquisei no Arquivo Nacional e não obtive sucesso. Estou tentando ajudar minha prima que está fora do Brasil , precisando desse documento. Como ela me enviou cópia do RG, vou anexar e quem sabe possa ter alguma informação que ajude. Minha prima foi reconhecida como filha legítima de meu tio Manuel no ano de 2017/ 2018

    gomesalme2015@gmail.com


  • @Alma , se ela foi reconhecida na maioridade, não tem direito a pedir a cidadania portuguesa. (Art 14 da lei de nacionalidade)

    A certidão de nascimento está no 1º RCPN, Livro AIG4, Fl 48, Termo 1895

    Endereço do 1º RCPN: Praia da Olaria, 155 - Cocotá, Rio de Janeiro - RJ, 21910-295

  • @Alma se facilitar o 1° RCPN também tem um endereço na Rua da Assembleia, no Centro. e eles respondem rápido pelo whatsapp! 21 967261504

  • Elainenay30Elainenay30 Member
    editado June 2021

    Boa tarde! Quem nascia em Laranjeiras em 1940 era registrado em qual cartório? Alguém sabe me informar ? estou tentando localizar no arquivo nacional, porem não aparece o cartório de Laranjeiras

  • @Elainenay30

    em uma discussão recente parecida, segundo a @Leticialele seria a 4a circunscrição. se for, deu sorte, pois já está no Arquivo Nacional o arquivo com as imagens dos livros talão de nascimento... só tem que tomar cuidado pois 1940 é bem o ano em que divide os arquivos, então pode estar um desses dois (os mais antigos de 1940 no primeiro e depois no segundo):

    BR RJANRIO 6O - pretoria cível do rio de janeiro, 4 (freguesias da glória, coração de jesus, lagoa e gávea) - registro civil - Fundo

    BR RJANRIO 0Y - circunscrição de registro civil de pessoas naturais do rio de janeiro, 4 - Fundo

  • Muito obrigada pela informação Sr. Carlos.

  • olá pessoal, boa tarde! estou em busca da certidão de nascimento do meu avô, carioca!

    tenho a CNH dele e a certidão de casamento.

    já estou buscando no SIAN, mas até agora nada.

    ele nasceu dia 5 de outubro de 1935

    Salazar Cardoso

    se alguém puder me ajudar ou me dizer alguma informação de busca que eu ainda nao tenha conseguido, fico muito grata.

  • @sntsnathalia

    Se foi registrado no Rio em 1935, a imagem do Livro Talão de Nascimento original estará no SIAN. Se sabe a freguesia, já vai direto no livro certo para o ano e a busca não leva tanto tempo - a não ser que tenha sido registrado com um bom atraso em relação ao nascimento.

    Já olhou no site do Detran? Pode ser que só apareça a certidão de casamento de novo, mas não custa tentar:

    https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

  • editado June 2021

    @Alma

    Como disse a @Leticialele no momento a legislação não permite a nacionalidade se ela foi reconhecida na maioridade.

    No entanto, isso está sendo questionado pela inconstitucionalidade, e a alteração dessa lei está em discussão no parlamento, a alteração da lei tem tido boa adesão. Pode ser que a qualquer momento esse requisito caia, e ela venha a ter direito.

    Teria que acompanhar a votação, ou perguntar aqui de tempos em tempos.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17815/nacionalidade-reconhecimento-na-maioridade/p1

    Se o reconhecimento se dá judicialmente por análise de DNA, também há precedentes, mas teria que ser por via judicial. Aqui há um tópico mais abrangente sobre o assunto (embora mais antigo), caso lhe interesse ler a respeito:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2861/reconhecimento-de-paternidade-para-obtencao-de-nacionalidade

  • Boa noite, agradeço mais uma vez a todos que me ajudaram, graças a Deus e com a ajuda de vocês consegui localizar a certidão, porém agora estou em um impasse , tenho que localizar a certidão de casamento do avó do meu sogro para realizar a transcrição, alguém poderia me informar por onde começar, tenho a certidão de óbito que informar onde ele morava quando morreu, o nome dele era

    AMÂNDIO FERREIRA DE CARVALHO

    CÔNJUGE ANNA DE SOUZA CARVALHO

    NOME DO PAI MANOEL FERREIRA DE CARVALHO

    NOME DA MÃE: MARIA FERREIRA DA COSTA

    ELE MORAVA NA RUA DANIEL CARNEIRO

    DATA DE NASCIMENTO: 06/07/1901

    a de casamento infelizmente não sei, mas casou no RJ, desde de já agradeço.

  • @CarlosASP

    Já tentei no site do Detran.

    Parece que ele realmente foi registrado depois, pois fui direto ao ano de nascimento dele e nada.

    A freguesia é Gávea.

  • Bom dia!

    Estou tentando incansavelmente achar a certidão de Nascimento do meu pai mas sem sucesso. 

    Alguém que já passou por isso ou saiba como procurar poderia me ajudar por favor???


    Nome: José Fernando Carrijo Pires

    Nascimento: 02/07/1962

    Pai: Jose Fernando Pereira Pires

    Mãe: Georgina Santanna Carrijo Pires


    Desde já agradeço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.