Como atribuir nacionalidade para bebê em Portugal
Prezados ,
Gostaria de alguns esclarecimentos com relação a registrar (atribuir nacionalidade) para minha filha, uma bebê de 7 meses , brasileira. Sou filha de português, já tenho a minha nacionalidade. Atualmente moro em Malta, que não tem consulado e/ou embaixada de Portugal. Atende aqui é o de Roma, mas não faz esse serviço.
Antes de retornar para Malta eu pesquisei no site do consulado de SP como faríamos para atribuição lá, mas como não moro no Brasil e demora todo o processo por lá . Minha intenção é irmos para Portugal neste ano, para fazer pessoalmente.
Eu trouxe os documentos que estão no site do consulado:
- Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR do requerente menor, emitida há menos de um ano, devidamente apostilhada;
- Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente menor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada;
- Certidão de Nascimento simples do progenitor brasileiro, ou seja, o PAI ou a MÃE do menor que NÃO seja português. Caso ambos os progenitores do menor sejam portugueses, desconsidere este item. Lembre-se que a certidão deve ter sido emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada;
No site do consulado menciona como eles fazem esse processo . “O que acontece depois dos documentos serem recebidos no Consulado?
Depois de recebidos os documentos no Consulado, se estes estiverem corretos, o processo é encaminhado a um(a) funcionário(a) do sector que irá preparar o “assento de nascimento” do requerente e digitalizar os documentos no sistema de registo civil português (SIRIC).
Assim que isto for executado, o processo passa para o status de “Aguarda Integração”, e fica a aguardar o deferimento e integração do assento de nascimento que é feito pela Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa.
Quando essa Conservatória integrar o assento, o utente é informado por ofício instruindo que dê entrada em um novo pedido para fazer o cartão do cidadão e, depois deste, do passaporte se for o caso.”
Eu fiz uma pesquisa rápida nesse link , mas ainda tenho muitas dúvidas :
Instituto dos Registos e Notariado: Atribuição Nacionalidade - artigo 1º n.º 1 alínea c) menor
Seguem as dúvidas:
- Onde eu faço esse registro ?
- Esses documentos que pedem no consulado no Brasil são os mesmos que requerem em Portugal?
- Quanto tempo demora?
Agradeço pelos esclarecimentos.
Comentários
@SorayaFM Pelo que entendi vc é Portuguesa, já tem a cidadania. é isso? Se for a sua filha também é filha de portuguesa, assim, vc pode dar entrada direto na ACP do Porto e os documentos são estes indicados no link que vc colocou. Se for fazer via ACP fica pronto em uns 2 meses e é gratuito, se for enviar para um consulado vai demorar mais e vão te cobrar uma taxa,
Entre nesta sala que te orientam corretamente: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267424#Comment_267424
@SorayaFM
Se você já é portuguesa, é residente na União Europeia e tem um Cartão de Cidadão válido com PIN, olhe essa recente mudança que permite fazer o registro online. Mas tem que ser feito antes da criança completar um ano. O próprio IRN publicou essa informação nas redes sociais.
Não ficou claro se a criança tem que ter nascido na UE também.
Veja se você se encaixa:
https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Registo-online-de-nascimento-alargado-a-residentes-na-Uniao-Europeia
Tem um video do IRN explicando também:
https://youtu.be/ojjzNJaVQcI