Não consegui obter a certidão de casamento... e agora?

Olá,

Estou tirando a nacionalidade para meu avô, neto de português. Já consegui toda a documentação e está tudo em ordem, sendo o português o declarante do nascimento do filho, tendo isso ocorrido na menoridade.

Acontece que na certidão de batismo, que consta o nome dos pais e dos avós, o nome do português está só "Bento", como fazia-se na época. No entanto, na certidão de nascimento dos filhos está o nome completo do português.

Além disso, o português se casou com uma brasileira, a avó do meu avô, aqui no Brasil, e não acredito que tenha feito nenhuma averbação de casamento em Portugal.

Li em muitos lugares que seria obrigatório transcrever o casamento, mas não consigo encontrar a certidão. Por outro lado, consegui a de óbito.

Dadas essas circunstâncias, minhas perguntas são:

(a) A transcrição do casamento, na situação descrita, é ainda assim imprescindível para o êxito do processo de nacionalidade?

(b) Caso o processo caia em exigência, a certidão de óbito poder substituir a certidão de casamento?

(c) Caso exijam inexoravelmente a certidão de casamento e eu não consiga prover esse documento, como solucionar esse impasse?

Obrigado pela atenção desde já!

Comentários

• O registro foi na menoridade ou maioridade ? Na maioridade não pode.

• @davidaguiar , você tem que mandar a certidão de óbito inteiro teor, para fixar o nome que o português adotou na vida adulta.

Quanto à transcrição de casamento EU, de acordo com o que já pesquisei, entendo que, quando o português foi o declarante do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, a transcrição do casamento não é necessária.

Ela é exigida quando pai e mãe são portugueses e casaram no estrangeiros, quando um terceiro foi o declarante do nascimento do filho ou quando o registro foi feito após a criança completar 1 ano de idade.

Ressalto, no entanto, que essa NÃO É posição oficial do Fórum, É apenas um entendimento que tenho a partir de um Parecer Jurídico do IRN. O português tem a obrigação, nos termos do Código Civil, de manter em dia os atos de sua vida civil em Portugal - casamento, viuvez, divórcio. Mas os descendentes não podem pagar pelo erro de seus antepassados!

• Bom dia, alguém passou por isso?

Dei entrada no processo de atribuição de minha vó, eviei todos os documentos, mas recebi o seguinte counicado:

No âmbito do processo em referência notifica-se V. Ex.ª, na qualidade

de procurador, para no prazo de 20 dias úteis, suprir as seguintes deficiências.

1- Foi junta ao processo, uma certidão do assento de nascimento da

interessada, do qual foi o pai o único declarante;

Na referida certidão os pais estão identificados como naturais de Portugal e

casados.

Ao abrigo do Código do Registo Civil vigente à data do nascimento, os filhos de

pais casados entre si, beneficiavam da presunção legal de legitimidade, pelo que,

relativamente a eles havia um reconhecimento automático da filiação, não sendo

possível lavrar registo contrário à presunção e ficando assim a filiação paterna e

materna estabelecida.

Assim, caso os pais tenham contraído casamento entre si no Brasil, atento ao

facto de que nos termos dos art.º 1º e art.º 2º do Código do Registo Civil os factos

relativos a nacionais portugueses, ainda que ocorridos no estrangeiro, são de registo

obrigatório e apenas podem ser invocados depois do seu registo, solicita-se se digne

promover o ingresso do mesmo, no registo civil português, e que o mesmo seja

comunicado a esta Conservatória.

Caso o casamento dos seus pais já se encontre transcrito em Portugal,

deverá informar qual a Conservatória detentora do mesmo.

Acresce que a transcrição de casamento também permitirá comprovar a fixação dos

nomes dos progenitores com os apelidos.

Os pais de minha vó foram casados em Portugal, porém não consigo encontrar a certidão de casamento deles.

• @Panmela como ambos os avós eram portugueses, a informação sobre o casamento é obrigatória. Crie um tópico na seção “busca de certidões portuguesas” e coloque todas as informações que você tem sobre os avós (nomes, nascimento, local de nascimento e morada em PT, ano de nascimento dos filhos e local, etc) para ver se o pessoal consegue te ajudar a encontrar o assento de casamento

• @gsilvestre Muito obrigada, farei isso!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.