Sobrenome inventado e data de nascimento errada

Meu bisavô ao chegar ao Brasil adicionou um sobrenome ao seu nome, trasmitindo-o a todos os seus filhos. Meu avô, nascido em Portugal, portanto, aparece nos documentos brasileiros com um sobrenome diferente ao do assento de batismo da Ilha da Madeira, cuja copia possuo. Também seus documentos brasileiros referem data de nascimento diferente da verdadeira.
Tenho a certidão de desembarque da familia e diversas cópias de documentos portugueses até os meus trisavós, mas o tal sobrenome não aparece em nenhum.
Minha mãe já tem 74 anos e gostaria de ter a cidadania por atribuição para passá-la a mim e eu aos meus filhos (2 maiores e um menor de idade). Moramos na América Central e aqui não há consulados portugueses, nem advogados especializados que nos possam auxiliar presencialmente.
Agradecerei seus comentários e ajuda.

Comentários

  • Denise

    Sobre o problema com o sobrenome e a data errada, alguém poderá te ajudar melhor, mas já posso te adiantar que vc pode fazer tudo diretamente em Portugal pelo correio, é o que a maioria aqui da comunidade está fazendo!

    Vc precisaria do consulado apenas para legalizar os formulários pros pedidos de atribuição (que vc baixa pela internet) e tb pras cópias do documento de identificação (passaporte) pra acompanhar os pedidos. As certidões de nascimento e casamento deverão ser legalizadas no Brasil, país onde foram emitidas, mas isso vc consegue com ajuda de amigos/familiares no Brasil.

    Vi no seu perfil que vc mora em Honduras. Parece que há um posto honorário de Portugal aí, mas se eles não tratam de nenhum assunto consular, talvez o jeito seja ir a um país vizinho. Uma outra solução pra essa parte talvez seja ir a um cartório local e assinar os formulários presencialmente e depois de autenticados mandar pelo correio pro consulado de Portugal mais próximo para serem legalizados (como o pessoal de São Paulo tem que fazer). Acho que se vc entrar em contato com o consulado que cobre Honduras eles podem te explicar o melhor procedimento para fazer as legalizações.
  • Obrigada, Lara.
    Realmente há um consulado honorário aqui em Honduras, mas aparentemente não pode fazer muitas coisas na área consular.
    O consulado português mais próximo daqui está no México o que significa uma viagem de muitos dólares.
    Entretanto o que mais me preocupa é a questão do sobrenome e da data de nascimento errada.
    Em outra comunidade me ofereceram serviços professionais para resolver os problemas acima, mas não sei o que fazer.
    Qualquer sugestão será bem-vinda.
  • Denise

    Para sua mãe tirar a cidadania dela, não precisa de documentos brasileiros de seu avô, ela vai precisar apenas da certidão narrativa de nascimento dele, ou apenas o nº e ano de acento, o nome da freguesia,concelho e conservatoria de onde ele foi registrado, dele não precisa de mais nenhum documento alem desse que falei,isso se for feito direto por Lisboa, enviando os docs pelo correio, alem dos doscs dela, que são:certidão de nascimento de inteiro teor,com firma reconhecida do funcionario que emitir, legalizar no itamaraty e autenticar no consulado; xerox autenticada do RG dela e autenticada no consulado e preencher o requerimento modelo 1C e assinar na presença do funcionario do consulado.
  • Denise

    Qualquer duvida ,poste aqui o nome de seu avô que consta na certidão dele e o nome dele que consta na certidão de sua mãe, dai podemos ver qual seria a divergencia e se alguem saberia te dar uma melhor resposta.
  • Sandra,
    Como disse, tenho cópia do assento de batismo do meu avô enviado pelo Arquivo Regional da Madeira onde ele aparece como João Baptista filho de João Baptista. O caso é que meu bisavô ao chegar ao Brasil, adicionou um sobrenome ao seu nome e aos dos filhos: Arenque. Ficaram então: João Baptista Arenque.
    O nome de solteira da minha mãe é: Gilda Arenque Amante.
    Um advogado me disse que tenho que entrar com uma ação judicial para retificar nome e também a data de nascimento do avô. Também disse que tenho trascrever seu casamento e óbito.
    Estou confundida e sem poder conversar com niguém pessoalmente (aqui em Honduras não há se quer consulado português) para ver que procedimentos exatos seguir a fim de resolver isso. Dizem que esses problemas são comuns e de fácil resolução, mas estou nisso há quase 2 anos e me preocupa o tempo, pois minha mãe já tem 74 anos.
    Agradecida.
  • Denise

    Quando vc pediu a certidão de seu avô, vc deu com o sobrenome que foi acrescentado depois? E mesmo assim eles localizaram certo?è porque para eles, nas certidões. so colaravm o primeiro nome nas certidões, e se vc fizer por Lisboa direto, via correio, não preica averbar o casamento, se foi mo seu bisavô quem registrou seu avô e se depois foi o seu avô quem registrou a sua mãe, e óbito, vc esquece, nem precisa averbar.É quase o mesmo caso da minha mãe, o meu avô na cetidão dele não consta o Junior e naa certidão da minha mãe ela tinah o Junior no nome dele, e o pior, o pai dele era João e ele Antonio, não tinha porque ter o Junior, e eu fiz a cidadania da minha mãe por Lisboa, via correio, sem problemas, não averbei óbito, o casamento ja estava averbado, mas se não estivesse tambem não precisava, porque foi ele quem registrou minha mãe.
  • Denise

    como eu disse, talvez vc possa resolver tudo pelo correio, sem ter que se deslocar ate o Mexico, boa sorte!!
  • Sandra e Lara, obrigada a ambas.
    Sandra, desculpe a insistência, mas em NENHUM documento até os meus trisavós aparece o sobrenome Arenque na Ilha da Madeira. Eu descobri sózinha os meus parentes através do site do Arquivo Regional da Madeira e do Memorial do Imigrante. Comecei descobrindo os passaportes dos meus bisavós maternos (avós paternos e maternos da minha mãe). Depois pude ver os assentos de casamento dos mesmos. Fui ao site do Memorial e descobri a data de ingresso ao Brasil de todos. Já desconfiada de que o sobrenome Arenque havia sido inventado, escrevi ao ARM solicitando pesquisa e posterior envio de cópias dos documentos disponíveis, ainda sem o sobrenome Arenque, pois lá não há ninguém assentado com esse sobrenome.
    Então o meu problema está em comprovar aos portugueses que aqueles João Baptista (bisavô e avô) que chegaram ao Brasil no dia 19-04-1906 são os mesmos João Baptista Arenque meus parentes, com o agravante que a data de nascimento do meu avô, declarada anos depois (parece que não levaram os assentos portugueses), está equivocada.
    Agradecida.
  • Denise

    Faço uma sugestão, quer dizer ,duas rsssss.
    Voce pode juntar todos os documentos que vc tem,de todos os seus antepassados, tirar um xerox e enviar para a CRC de Lisboa, perguntando se com esses documentos que vc tem, sua mãe pode dar entrada na cidadania dela, ou ligar para lá e fazer a pergunta diretamente, informando tudo isso que aconteceu, as vezes eles podem aceitar,pois la diretamente, é outra maneira de agir, bem diferente dos consulados.
  • Obrigada.
    Vou tentar me comunicar com eles então.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.