Ajuda com busca por certidão e dúvidas gerais

eduardo_dmreduardo_dmr Member
editado June 2021 em Dúvidas básicas

Prezados, bom dia.

Minha mãe, neta de portugueses, está tirando a cidadania dela. Ela entrou em contato com dois escritórios “especializados” no assunto e que foram recomendados. Ela obteve o mesmo retorno dos dois, de que por ser neta de avô e avó portugueses precisaria da documentação de ambos.


Acontece que só temos a documentação do meu bisavô. Consegui em pesquisa junto ao arquivo distrital achar o assento de meu bisavô pois tínhamos dados detalhados dele. Temos inclusive em mãos a certidão narrativa enviada pelo arquivo distrital. Entretanto, da parte da minha bisavó só temos nome, filiação e data de nascimento. Para piorar, ninguém da família tem certeza absoluta de que eles eram casados em Portugal apesar de terem vindo para o Brasil já com uma filha.

Decidi procurar pela certidão de casamento pois daí poderia achar os dados detalhados de minha bisavó além de ter a certeza de que eles eram casados em Portugal.


Entrei em contato novamente com o Arquivo Distrital de Braga pois fui informado de que a certidão de casamento talvez estivesse averbada no assento de nascimento de meu bisavô (entretanto não tenho ideia do que isso significa). Eles me disseram que só poderiam procurar pela certidão de casamento tendo uma data aproximada (sei apenas que se casaram entre 1915-1925) e com dados completos de localização (sei que o casamento aconteceu em Vila Verde ou Amares, Braga). Entrei em contato com o civil online e conservatória que me informaram que as certidões se encontram já no arquivo distrital.

Por isso venho pedir ajuda nas seguintes questões.

  1. Preciso realmente do assento de ambos os portugueses?
  2. Como procurar por certidão de casamento? No tombo as certidões de casamento vão apenas até 1911.


Muito obrigado desde já.

Comentários

  • @eduardo_dmr , se ambos eram portugueses e se casaram no Brasil, a transcrição do casamento é obrigatória.

    Entre em contato com o Arquivo Distrital de Braga e, com todos os dados de que dispõe, peça a certidão de casamento.

    Se não casaram em Portugal, eles responderão.

    Se casaram no Brasil, coloque os dados aqui, para ver se alguém encontra.

    Qual o nome dos bisavós?

  • Boa tarde a todos.

    Preciso de uma ajuda. Estou querendo tirar a cidadania português para o meu pai. Consegui toda a documentação do meu bisavô português. Estava pronto para fazer a transcrição do óbito e do casamento no consulado. Ocorre que verifiquei no óbito que consta natural do Rio de Janeiro. Ele se naturalizou após o nascimento do meu avô (já falecido), apesar de não constar nada no assento de batismo dele lá em Portugal. O que é melhor fazer? Pedir direto a nacionalidade para o meu pai sem fazer a transcrição do óbitos e do casamento no consulado?

    Desde já agradeço.

  • @nasjunior , transcreva apenas o casamento de seu bisavô. Para a nacionalidade, a averbação do óbito não é necessária. lembre, também, que quem declara o óbito dificilmente é um familiar, e, portanto, várias falhas de informações ocorrem.

  • Boa noite!

    Me chamo Felipe Gameleira, moro em Natal/RN. Minha pesquisa genealógica está parada no momento, porque não consigo avançar na descoberta dos ancestrais de dois ancestrais específicos: Luiz do Rêgo Leite e Ana Ferreira do Rêgo. Luiz, juntamente com Simão e Antônio, seus irmãos, teria vindo de Pernambuco para o Rio Grande do Norte no fim do século XVIII. Ocorre que, recentemente, li que Simão era português, e possivelmente seus irmãos também. Ana Ferreira do Rêgo, em alguns registros de sites genealógicos, aparece como sendo portuguesa também.

    Nas vossas pesquisas, por que cidades de Portugal seria melhor começar essa pesquisa por certidões de nascimento? Esses registros estariam digitalizados? Alguém aqui já se deparou com esse sobrenome composto, "Rêgo Leite"?

    Desde já, agradeço imensamente!

    Att.,

    Felipe Gameleira

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.