Busca de documentos de bisavós portugueses

Estou buscando documentos e informações de meus bisavós portugueses (já falecidos), mas estou tendo algumas dificuldades. Pesquisei em sites como o family search e my heritage, mas a partir daí não consegui mais informações.

Tenho os seguintes dados:

a) Bisavô: Francisco Ferreira Marcellino

b) Bisavó: Maria Gomes Afonso (natural da Freguesia de Ariz, Concelho de Moimenta da Beira). Filha de Bernardino Ferreira Marcelino e Rosa Afonso.

c) Ambos chegaram no Brasil no navio (Vapor) Demerara, procedentes de Liverpool, em 11/04/1923.

Será que alguém teria alguma sugestão para eu conseguir informações e documentos sobre os meus bisavós?

Desde já agradeço.

Comentários

  • @brunocajueiro , você pode pesquisar na Freguesia de Ariz : https://tombo.pt/f/mbr04

  • @Leticialele Obrigado pelas informações. Eu acessei a página e tentei pesquisar, mas não consegui nada.

    Acredito que não esteja sabendo fazer a pesquisa.

    Você poderia me dar uma dica de como fazer?

    Muito obrigado.

  • @brunocajueiro , posso até ajudar a procurar. Faz ideia do ano em que ela nasceu? Ou, pelo menos, do período?

    Tem que abrir cada livro e ler cada assento.

  • editado June 2021

    No CEPESE aparece um passaporte dela, com idade de 33 anos. Se for da mesma viagem, ela teria nascido por volta de 1889-1890.

    92735 Maria Gomes Afonso

    Moimenta da Beira

    Moimenta da Beira

    Bernardino Ferreira Marcelino

    Rosaria Afonso

    Sem Indicação

    33

    Rio de Janeiro Sem Indicação

    A paróquia de Ariz é bem pequena, poucos batismos por ano. Olhou vários anos? Dá para ver muitos anos muito rápido, de tão poucos que são.

    Se não achar, olhar nas paróquias vizinhas.

    Esse vapor Demerara chegou onde, Rio? Santos? Pode olhar as entradas nas hospedarias de imigrantes e ver se tem algum dado a mais. Parece ser no Rio, então seria a da Ilha das Flores.

    Onde obteve a freguesia dela?

    Se não tiver certeza da idade aproximada dela por outras fontes, sempre se pode pagar 10 euros para o CEPESE abrir os dados de onde está esse passapporte que achei e, a partir da data de emissão, confirmar o ano de nascimento.

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=9

  • Olha só... na freguesia de Campanhã, concelho do Porto, há um batismo de Bernardino Ferreira Marcelino em 1886... filho de Francisco Ferreira Marcelino (e este Francisco pai é natural da freguesia de Mansores, concelho de Arouca, Distrito de Aveiro - que é vizinho ao Distrito de Viseu).

    Olhe o TIF 52 aqui:

    Pode não ser a pessoa exata, mas pode ser um parente próximo ou do bisavô (ou da bisavó, que segundo seus dados também é Ferreira Marcelino). Há varios irmãos e irmãs desse Bernardino nascidos em Campanhã na década de 1880... olhe nessa lista (no fim da primeira página e na segunda):

    Vai dar um certo trabalho separar quem é quem, mas, na falta de pistas melhores, eu montaria no family search a árvore de todo esse pessoal e iria preenchendo o quebra cabeças. Pode ser que chegue em quem você procura.

  • @Leticialele Por um documento que tenho, acredito que ela tenha nascido em 1890.

    Muito obrigado.

  • editado June 2021

    @brunocajueiro , a mãe teria 33 anos em 1910, ano de nascimento do filho Antonio. Assim, deve ter nascido em 1877

    Você já tem o assento de batismo de seu avô, e, ao que tudo indica, os bisavós eram casados em Portugal.

    Para que você quer os documentos dos bisavós?

  • @CarlosASP Preenchi o máximo que consegui de informações no family search, ótima dica.

    Pela minha pesquisa, acho que o Bernardino seria meu trisavô (pai da Maria Gomes Afonso, minha bisavó).

    Eu olhei os links que você enviou, mas não consegui mais informações, acho que não estou sabendo como pesquisar.

    Você teria mais alguma sugestão ou dica para a pesquisa?

    Muito obrigado.

  • @Leticialele o meu avô era o Moacyr, ele nasceu no Brasil. Eu pretendo tirar a cidadania do meu pai (Roberto), como neto de português, para em seguida tirar a minha.

    por isso, estou buscando documentos dos meus bisavós.


    Multo obrigado.

  • @brunocajueiro , tem um casamento em Ariz, em 4 de dezembro de 1908, de Francisco Ferreira Marcellino com Benedita Gomes d'Abreu - https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=21304&FileID=471748 número 6

    Francisco Ferreira Marcellino , de 23 anos, filho de Antonio Ferreira Marcellino e Rosaria Affonso;

    Benedita Gomes d'Abreu , 25 anos, filha de Manoel Gomes e de Angelica da Motta

    Será um homônimo ou terá ficado viúvo e casado novamente?

  • @Leticialele eu não sei, mas acho mais provável ele ter ficado viúvo e se casado novamente mesmo.

    Talvez seja a mesma situação da minha bisavó, Maria Gomes Afonso, que acho que ficou viúva e depois se casou com o Francisco (meu bisavô).

    Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.