Preenchimento do formulário da Nacionalidade para netos (1D) - Sobre qual dos avôs escolher

Explicando o meu caso: Meus dois avôs maternos são portugueses e já são falecidos. Minha mãe (filha de portugueses) também é falecida e não tirou a nacionalidade em vida. O casamentos dos meus avôs já está transcrito em Portugal e realizei a averbação do óbito deles.

Realizei já o pagamento para realizar o procedimento da atribuição da nacionalidade portuguesa para Netos e iniciei o preenchimento do formulário 1D conforme orientações do site do consulado português de SP

Parei o preenchimento no quadro 2 do formulário (dados do avô/avó) pois percebi que devo escolher um dos 2 avôs e foi ai que começou meu dilema.

A principio pensei em colocar meu avô. Entretanto, as informações dele são muito antigas. Datam de 1907 e só consegui encontrar os dados no Arquivo Distrital de Leiria. Segundo instruções para preenchimento, eu teria que mandar a certidão dele impressa. Eu tenho uma cópia aqui que não sei se pode ser usada. E isso me deixou bastante inseguro.

Já no processo pela minha avó, parece ser mais simples, pois embora também seja antiga (de 1917) e não consiga solicitar pelo civil online, o assento dela já está informatizado no Conservatório de Registros Civis de Chaves. E segundo consta na instrução, basta eu informar as informações dela, nascimento e a localização deste assento.

Minha maior dúvida é se existe alguma preferencia nesses casos? Haveria algum problema de eu escolher a minha avó ao invés do meu avô, considerando que as informações dela parecem estar mais fáceis de ser encontradas pelo Conservatório?

E se não tiver problema em escolher a minha avó para seguir o processo, devo colocar o nome de solteira ou de casada. Isso pode gerar problema na identificação dela?

E por fim, uma última dúvida também sobre o preenchimento. Constam 2 duas linhas marcadas como "Assinatura do Declarante reconhecida presencialmente". Devo assinar as duas?

Nas instruções no site do consulado consta apenas que devemos apostilhar. Mas considerando que a assinatura precisa ser reconhecida, imagino que terei que reconhecer em cartório primeiro antes de apostilhar. Seria isso?

Comentários

  • @rodrigocosta85 , se o casamento está transcrito, pode mandar a certidão de qualquer um dos dois. Coloque o nome de casada de sua avó.

    Como o assento de sua avó é de 1917, peça uma via pelo civil online. Custa 10 euros. Você tem que "driblar" o sistema deles. Coloque, no formulário, o ano de 1927. Em "Informações adicionais" coloque a data correta. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Use um cartão virtual (do app do seu banco) ou algum tipo Nubank para pagar.

    Quanto às assinaturas, há duas linhas para o caso de menores (os dois pais têm que assinar) ou quando há procuradores.

    Você assina apenas uma vez, no Cartório, para reconhecer a firma por autenticidade.

    Se mandar o processo direto para a CRCentrais - Lisboa, não precisa apostilar o formulário.

  • @Leticialele Fiz conforme orientou no civilonline na segunda-feira passada ainda. Preenchi todos os dados, fiz o pagamento, registrou no meu cartão nubank, apareceu uma tela que foi confirmado. Entretanto não recebi nenhum email nem SMS naquele dia.

    Uma semana depois, nesta segunda-feira me mandaram email que o Status da minha solicitação havia sido alterado para  "Cancelado por prazo de pagamento expirado".

    Sabe o que devo fazer? Pois não houve estorno do meu cartão de crédito. Mandei email para rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt mas não houve respostas. Se foi cancelado no minimo deveria ser estornado. To considerando reportar aqui no nubank para cancelar.

    Outro ponto de dúvida, quando você sugeriu pra enviar a certidão. Nas orientações do preenchimento consta que não é necessário envio da certidão, desde que esteja em conservatórias de registro civil, bastando informar onde se encontra o assento,. No caso da minha avó como sei que está lá eu poderia continuar o processo mesmo se não conseguir essa certidão na civilonline?

    Desde já agradeço sua atenção

  • @rodrigocosta85

    Amanhã é feriado, Dia de Portugal. Não vai receber nenhuma resposta por agora. Já encerraram por hoje. Somente na sexta-feira, e aí vem o fim de semana. A conversa vai ficar meio truncada com o feriado prolongado.

    Entre em contato por e-mail e diga que o pagamento foi feito e peça instruções. Em geral, depois que fecham aquela consulta, tem que abrir outra, e poderá aproveitar o pagamento assim que for localizado lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.