Divergência de sobrenomes em certidão de baptismo portuguesa de 1887 (atribuição como neto)

Encontrei a certidão de baptismo da minha bisavó, nascida em Linhares (da Beira), Portugal, em 1887. Contudo, há divergência entre os sobrenomes que constam na certidão dela e os que constam na certidao de nascimento do meu avô e outros documentos. O meu objetivo é fazer um pedido de cidadania portuguesa como neto de português através dela para a minha tia.

 

Na certidão de nascimento da minha bisavó consta que ela era filha legítima e constam os seguintes dados:

 

Nome: Maria da Conceição

Pai: José de Moura

Mãe: Maria de Jesus Themuda

Avós Paternos: José de Moura Abrantes / Maria Graça

Avós Maternos: Francisco Rodrigues Maunello / Victoria Themuda

 

Contudo, na certidão de nascimento do meu avô, nascido no Brasil e já falecido, o nome dela consta como Maria da Conceição Abrantes Mesquita, filha de José de Moura Abrantes e Maria de Jesus Moura Abrantes.

 

A minha dúvida é: em face dessa divergência nos sobrenomes das certidões de nascimento da minha bisavó e do meu avô, como posso proceder com o pedido de cidadania como neto de português para a minha tia?

 

Possuo os seguintes documentos adicionais que poderiam ser usado como suporte no pedido:

 

- Na certidão de casamento da minha bisavó com o meu bisavô, ocorrido no Brasil em 15/10/1919, o nome dela consta como Maria da Conceição Abrantes, filha de José Maria Abrantes e Maria de Jesus Moura Abrantes. Além do erro no nome do pai dela, nessa certidão também consta que ela nasceu em 31/05/1889 e a certidão de nascimento dela consta que ela nasceu em 23/05/1887.

 

- Na certidão de óbito da minha bisavó, ocorrido no Brasil, o nome dela consta como Maria da Conceição Mesquita, filha de José Maria Abrantes e Maria de Jesus Moura Abrantes. Essa certidão tem o mesmo erro no nome do pai dela e a certidão é datada de 05/06/1967 e consta que ela tinha 78 anos, sugerindo que o seu ano de nascimento era 1889.

 

Gostaria de saber se alguém já passou por essa situação e obteve sucesso no seu pedido de cidadania como neto de português. Estou com bastante dúvida em como proceder e agradeço se alguém puder compartilhar alguma experiência semelhante ou alguma possível solução. Muito obrigado pela atenção!

Comentários

  • @pedrovmes , você vai precisar fazer uma retificação administrativa, na certidão de nascimento do seu avô e na de casamento de seus bisavós, já que ocorreu no Brasil. Peça a certidão narrativa digitada, em Portugal. Terá que apostilar, também. Pode combinar como Arquivo Distrital o envio para a Procuradoria da Justiça para o apostilamento. Esse processo leva uns 30 dias.

  • @Leticialele, você acha que vai precisar retificar a certidão de nascimento do meu avô também? Nessa certidão, o nome dela consta como Maria da Conceição Abrantes Mesquita, que deve ser o nome de casada. Os nomes dos pais dela estão como José de Moura Abrantes e Maria de Jesus Moura Abrantes, o que me parece razoavelmente em linha com a certidão de nascimento dela, apesar do nome da mãe dela não ter o Themuda. Você acha que algum nome tem que ser retificado para ficar mais em linha com a certidão de nascimento dela?


    Já a certidão de casamento tem algumas coisas para retificar, tipo a data de nascimento e o nome do pai dela. Adicionalmente, nessa certidão consta que ela era natural de Vila Real, o que não é verdade, pois olhei todos os livros de Linhares de Vila Real sem sucesso. Graças a sua dica que fui checar Linhares da Beira, que é uma região relativamente vizinha e encontrei lá. Logo, acredito que essa informação também vai precisar ser retificada.


    Muito obrigado pela ajuda mais uma vez!

  • @pedrovmes , não creio que precise retificar a certidão de nascimento do avô.

    Quanto ao local, esqueça! Com o tempo, algumas freguesias e Concelhos mudaram de Distrito, o que você, a não ser que pesquise, não sabe!

  • @Leticialele , muito obrigado pela orientação! Vou começar a preparar a papelada e espero que dê tudo certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.