Auxílio para localizar certidões

Olá,

Meus bisavós são portugueses, nascidos e casados em Portugal

Tenho os seguintes dados:

  • Bisavó: Adelina Soares (nome de solteira Adelina Mouro)

Nascimento (estimado 17/04) de 1893, freguesia sapião, concelho de Boticas, região Trás-dos-Montes, distrito de Villa Real

Óbito foi no Brasil (tenho a certidão, de 29/09/1958)

Filiação: Antônio Mouro e Maria Mouro (ou Maria Mouro do Curral)

  • Bisavô: José Soares

Nascimento 28/08/1988, na freguesia Roge, concelho de Vale do Cambra, distrito de Aveiro

Óbito no mesmo local em 07/11/1933.

Filiação: Victorino Fernandes (Soares) e Margarida Soares

Ano do casamento, foi em Portugal - não sei o local - estimado em 1920.

Caso alguém consiga me ajudar...

Muito obrigada desde já!

Comentários

  • Você tem tudo para achar os assentos de batismo, pois tem a freguesia e a data estimada de nascimento. É só folhear os livros de batismo online (dando uma margem nas datas). Depois peça para cada Arquivo Distrital lhe enviar as que precisar (serviço pago):

    Sapião:

    Roge:


    Frequentemente se casava na freguesia da noiva, mas não é regra geral. Por esse casamento ser depois de 1911, os livros já não estão nos Arquivos Distritais. Olhe no assento de batismo dos noivos e tente ver se há uma anotação ao lado dizendo onde se casaram (pode até ter a data exata e local onde isso aconteceu). Com esses dados (nomes, datas, local) você acha com certeza pedindo no civilonline (custa 10 euros).

  • Muito obrigada pelo seu retorno,

    Apesar de procurar nessas bases não consegui encontrar,

    Tentarei solicitando !

    Obrigada

  • @deborams22

    A data de nascimento da bisavó Adelina é realmente 17/04/1893 e o nome da freguesia é Sapiãos.

    Quanto ao bisavô, qual o ano de nascimento correto, pois não é 1988 com certeza.

  • O assento do José é esse, mas ele aparece como "filho natural" de Margarida Soares. Bate a data de nascimento (28/08/1888) e tem a anotação ao lado sobre o óbito em Roge em 1933. Infelizmente não tem a anotação sobre casamento. De onde vem essa filiação paterna?:

    Tif 44 nesse link:

    Não sei como fica quando os pais se casaram após o nascimento de José (1920, você disse?); esperaria encontrar uma anotação ao lado desse assento com alguma legitimação, Talvez colaboradores mais experientes do fórum possam saber. Talvez tenha sido criado um outro assento de nascimento num livro posterior. Sendo depois de 1911, esse assento de nascimento não teria entrado nos livros paroquias; talvez esteja no civilonline já. Talvez mandando um email para a conservatória e explicando o caso. Ou arriscaria pedir no civilonline explicando nas anotações do pedido que, apesar de ter nascido em 1888, só foi legitimado por um casamento pós-1911 .

    Quanto a Adelina, parece que justamente os livros do ano que ela nasceu não estão online. Como você tem freguesia e data, pediria direto para o AD Vila Real. Se quiser primeiro conferir o assento antes de pagar pela cópia exigida pelo processo de cidadania, acho que dá para pedir um só tipo PDF, bem mais barato.

  • É verdade, fazendo as buscas eu encontrei esse registro, me chamou atenção não ter o nome do pai dele (do José Soares).

    Então, o nome dele (Victorino Soares) vem do registro de nascimento do meu avô (Fortunato Soares), em que aparece o nome dele, como avô paterno, por isso sei a filiação.

    Quanto ao casamento que me refiro em 1920, é o casamento do José Soares e da Adelina Soares

    Segui o conselho e pedi no AD Villa Real a localização das certidões de nascimento da Adelina e de casamento dos dois, já que não consegui encontrar pelos registros

    Muito obrigada a todos!

  • Se Vitorino e Margarida nunca se casaram, as certidões brasileiras estão em desacordo com o original português, onde Margarida aparece como mãe solteira.

    Já iria me preparando para retificar isso; não sei se é tão simples retirar o nome inteiro do Vitorino das certidões brasileiras.

    Deixo a pergunta para os mais experientes do forum, como @Leticialele e @gandalf

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.