Dupla cidadania para militares das forças armadas no Brasil
deborams22
Member
Olá,
É possível obter dupla cidadania portuguesa sendo militar das forças armadas no Brasil ?
Alguma distinção sobre ser militar da ativa ou da reserva ?
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se for por atribuicao (direito de sangue), retroage ao nascimento e do ponto de vista de Portugal não ha problema. Precisa só ver se do lado brasileiro a legislação militar impõe alguma ressalva, principalmente se for patente de oficial.
se for por aquisição a lei portuguesa tem restricao a quem exerceu funcoes publicas de carater de Estado (no caso serviço militar para além do 1 ano que é exigido como obrigatorio), neste caso entendo que a situacao pode ser mais dificil.
@Leticialele vc saberia mais sobre este assunto? Obrigado
@nunosotero , entendo que, quando a cidadania é por atribuição (jus sanguinis), para filhos e netos, não há impedimento algum.
No caso de aquisição de cidadania por efeito da vontade (casamento, judeus sefarditas, tempo de residência), há impedimento absoluto, para militares da ativa e da reserva, desde que tenham prestado serviço militar não obrigatório.
Obrigado querida. Gostaria de saber se consigo lhe enviar mensagem privada, obrigado novamente por sempre serem solícitos @Leticialele
@nunosotero , mandei msg privada. Basta responder.
Bom dia, voces falaram em militares sabe me dizer se bombeiros tambem tem esse impedimento?
Obrigada
Infelizmente sim, os bombeiros são militares no Brasil
No caso, tenho direito a cidadania pelo meu avô que era português... Se seguir carreira de bombeiro militar, perco meu direito?
@Tago
Para netos a cidadania é originária, salvo engano não teria qualquer problema. O impedimento seria para nacionalidade por naturalização (nacionalidade derivada).