Dupla cidadania para militares das forças armadas no Brasil

Olá,

É possível obter dupla cidadania portuguesa sendo militar das forças armadas no Brasil ?

Alguma distinção sobre ser militar da ativa ou da reserva ?

Obrigada

Comentários

  • Se for por atribuicao (direito de sangue), retroage ao nascimento e do ponto de vista de Portugal não ha problema. Precisa só ver se do lado brasileiro a legislação militar impõe alguma ressalva, principalmente se for patente de oficial.

    se for por aquisição a lei portuguesa tem restricao a quem exerceu funcoes publicas de carater de Estado (no caso serviço militar para além do 1 ano que é exigido como obrigatorio), neste caso entendo que a situacao pode ser mais dificil.

  • @Leticialele vc saberia mais sobre este assunto? Obrigado

  • @nunosotero , entendo que, quando a cidadania é por atribuição (jus sanguinis), para filhos e netos, não há impedimento algum.

    No caso de aquisição de cidadania por efeito da vontade (casamento, judeus sefarditas, tempo de residência), há impedimento absoluto, para militares da ativa e da reserva, desde que tenham prestado serviço militar não obrigatório.

  • Obrigado querida. Gostaria de saber se consigo lhe enviar mensagem privada, obrigado novamente por sempre serem solícitos @Leticialele

  • @nunosotero , mandei msg privada. Basta responder.

  • Bom dia, voces falaram em militares sabe me dizer se bombeiros tambem tem esse impedimento?

    Obrigada

  • Infelizmente sim, os bombeiros são militares no Brasil

  • No caso, tenho direito a cidadania pelo meu avô que era português... Se seguir carreira de bombeiro militar, perco meu direito?

  • @Tago

    Para netos a cidadania é originária, salvo engano não teria qualquer problema. O impedimento seria para nacionalidade por naturalização (nacionalidade derivada).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.