Reconhecimento de Firma

Gostaria de saber a experiencia de vocês com este assunto, então se puderem por favor responder o questionário:
1- Qual processo vc se naturalizou? Atribuição(pai pra fillho) ou aquisição(neto).
2- As certidões tinha o reconhecimento de firma do escrevente?
2.1 - De que tipo? Semelhança ou autenticidade.

Pergunto isso porque tá complicado do cartório me mandar a certidão do jeito que tô pedindo. Primeiro me mandaram com reconhecimento de firma por semelhança mas não era de inteiro teor. Agora me mandaram de inteiro teor mas sem reconhecimento de firma algum!!! Acho q vou exigir que emitam novamente....por isso eh muito importante que vcs me digam o caso de vcs.
Abraços

Comentários

• Ah, esqueci de dizer que a certidão foi extraida por cópia reprográfica (xerox) do livro onde está o registro do nascimento.
  • Allan

vou dar o exemplo do meu pai, que acabou de receber a nacionalidade portuguesa.

1- Qual processo vc se naturalizou? Atribuição(pai pra fillho) ou aquisição(neto).

O processo dele foi por atribuição (pai português > filho brasileiro)

2- As certidões tinha o reconhecimento de firma do escrevente?

Sim

2.1 - De que tipo? Semelhança ou autenticidade.

Semelhança!!!

A certidão foi aceita em Lisboa sem nenhum problema.

No caso a certidão do meu pai foi de inteiro teor mas digitada por uma escrevente. A firma dela foi reconhecida por semelhança pela substituta do oficial do cartório. Por sua vez, no Itamaraty foi reconhecida por semelhança tb a assinatura da substituta do cartório. E finalmente no consulado de SP, a certidão recebeu selo branco com a indiciação de que a firma da substituta do oficial tb havia sido reconhecida por semelhança.
  • O meu caso foi igual ao de Lara, exceto que como o consulado não tinha o sinal público da escrevente, tive que ir no cartório da cntral da Sé reconhecer a firma da escrevente tbm.
    Até agora não tive problemas, disseram que estão apenas esperando a conservatória de cantanhede enviar a certidão do meu avô à Lisboa para poderem finalizar o processo do meu pai.
    Já faz 66 dias.
  • Ah, Allan. Vc não precisa pedir que emitam nova certidão, mande a que vc recebeu de inteiro teor de volta pro cartório e peça que reconheçam a firma. Reconhecimento de firma é baratinho (acho que uns 3, 4 reais?).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.