Busca de Certidao de Nascimento Coimbra
davimarttins
Member
Estou tentando (sem sucesso) procurar a certidão de nascimento do meu trisavô português ( Ja falecido ) para dar entrada no processo de atribuição para a minha avó. Sabemos que ele ( por ele mesmo ) que era de Coimbra foi para o Brasil por volta dos 16 anos, pelo ano de 1922 mais ou menos.
Nome: Guilherme Martins
Filiação: Bernardino Martins e Maria Martins
Data de nascimento: 18/10/1906
Alguem poderia me ajudar? Ja to comecando a ficar sem esperancas.
Ja fui no Tombo e no FamilySearch e nada por enquanto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@davimarttins
Seu trisavô é de Coimbra ou da Madeira?
Por que não forneceu os dados solicitados pelo Kleber? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219541/#Comment_219541
Folheou os livros de Coimbra como sugerido pela @Leticialele ?
Perguntei mais uma vez a familiares e me falaram mais uma vez Coimbra.
E nao tinha visto essas respostas, por isso a pergunta novamente.
@davimarttins
A família não sabe a cidade brasileira onde viveu? Não sabe se tinha irmãos?
Quais freguesias folheou os livros de batismo?
Ele ficou no Rio de Janeiro, eu ja tenho a certidao de casamento dele de interio teor, e o livro do registro do obito. Em ambos ele esta como natural do Rio de Janeiro, mas ele é de portugal, o proprio disso para o filho dele que é tio da minha avo que veio de Coimbra aos 16 anos... Mas esse meu tio nao tem mta informacao , sabe gente mais velha nunca guarda docs e tal.
Achei ate a certidao da muher dele, avó da minha avó, que ela sim é natural do Rio.
Ele teve um irmao, achei alguns documentos dele , como obito, mas nada tambem que me ajudasse.
E eu encontrei o livro do registro da morte da mae dele e no registro dela esta como ela fosse natural de Portugal mas nao diz a regiao.
---
E como eu so tenho o nome de Coimbra, eu estou procurando tanto no concelho, como nas freguesias. Ai eu comecei a ver de nos livros a partir da data do nascimento dele ate o final de 1907. Estou em Eiras, e ate agora nao achei absolutamente nada. Ta bem complicado...
Sao todas as infos que eu tenho e as que achei, e continuo na busca...
@davimarttins
Então Davi, vc sabe com quem casou, quando e onde. Por que não diz esses dados?
Vc tem docs da mãe, do irmão. Por que não fala?
Pode ser que não consigamos, mas se não disser nada, não podemos achar nada...
@Guilherme Moreira
Eu digo sim, sem problemas.
Esposa: Lucia Souto Martins, o casamento dele foi no Rio, 12 de julho 1930.
Irmao: Jayme do Nascimento Martins, nascimento nao tenho certeza mas o obito foi no Rio de Janeiro, 23 maio, 1980.
E a livro com o registro do nascimento do casamento do irmao, mas eu nao acho a certidao de ambos, pq ambos sao de portugal ... mas constam como do rio.
E o obito da mae foi no Rio de Janeior tambem, 5 de marco 1959.
Vou anexar os documentos que eu tenho...
@davimarttins
Solicite cópia da habilitação do casamento ao Arquivo Nacional, normalmente, contém a certidão ou o local de nascimento dos noivos.
@Guilherme Moreira Desculpa, mas eu nao entendi como fazer isso, Pode me explicar, por favor.
@davimarttins
http://consulta.an.gov.br/
@davimarttins
Complementando o que o @Guilherme Moreira falou, vc usa nesse site acima o cadastro do sian do arquivo nacional.
Voce informa todos os dados que tem nessa imagem (em especial,o numero da ficha) e aguarda a resposta que virá no seu email de cadastro de 30 a 90 dias depois do pedido.
Nessa habilitação deve vir no minimo a data de nascimento do português ou algum doc dele, que te ajudará a encontrar o batismo dele.
Boa sorte!
@Guilherme Moreira Obrigado, eu acho que entendi... e acho que consegui pedir.
@guimoss Obrigado mesmo, porque eu pedi a inteiro teor dele e nao me ajudou em nada... Eu achei que conseguiria justamente algum documento dele, eu acho que entendi como solicitar, ta meio confuso pra eu .
@guimoss Eu acho que achei a certidao de nascimendo do irmao dele, no Rio de Janeiro, mas ta tao ruim a escrita.
O registro do nascimento do irmao dele é do Rio de Janeiro. Mas o dele eu nao consigo achar.
E nele diz que os pais sao portugueses.
Quer dizer, eu to tudo no achismo, nao tenho certeza
@davimarttins :
Declarante: Antonio Bernardino Martins, português, casado, de 33 anos, pai declarante (em 29 de setembro de 1901)
Mãe: Rosa do Nascimento, portuguesa, 34 anos
Filho: jayme - nasceu dia 2 de setembro de 1901
Avó paterna - Carolina Martins; avô paterno - incógnito
Avós maternos: Antonio da Costa e Anna da Costa
@Leticialele
Aos vinte e nove de agosto de mil novecentos e nove compareceu em meu cartório Bernardino Martins, .... - 29/08/1909
... vinte e dois do corrente às três horas da tarde, nasceu ... 22/08/1909
@Leticialele Entao, as informacoes com o obito do irmao dele estao parecidas porem nao estou igual, e ai que eu nao entendo se antigamente eles podiam colocar de qualquer jeito...
@Leticialele digo jsso porque no óbito da Mae dele está que ela faleceu com 89 anos e fazendo as contas não bate com a idade e nem com o nome dela nessa certidão. Só bate mesmo o nome do irmão e o nome do pai sem o Antônio
@Guilherme Moreira , a cada dia me convenço mais de que estou gagá!!! E, no mínimo, preciso de novos óculos!!
Obrigada pela correção!!