AJUDA: É possível encontrar certidão de nascimento a partir de uma certidão de casamento?

Olá pessoal, tudo bem? Escrevo-lhes pois acredito que vocês podem me dar alguma ideia do que fazer. Minha mãe possui avô português por parte de pai, ambos falecidos, apenas minha mãe viva. O único documento que ela tem de seu avô português seria uma certidão de casamento, feita no Brasil.  Temos algumas informações dele que constam em sua certidão de casamento. Estou a procura da certidão de nascimento do bisavô português para que possa dar início ao processo da cidadania portuguesa para ela, posteriormente para mim.

Em sua certidão de casamento apenas menciona que ele é português, não citando distrito, concelho e freguesia, tornando mais difícil o processo, dado que os "assentamentos de baptismos" nessa época sequer digitalizados eram, pois são anteriores a 1911. Tentei olhar por cima alguns dos assentamentos de baptismo, porém sem sucesso, devido a péssima caligrafia e qualidade dos documentos da época, além de não saber bem onde ele nasceu. Ouvi falar que existe um processo de desarquivamento de certidão de casamento, será que é possível fazer isso para encontrar a certidão de nascimento dele? Ou quem sabe alguma informação que leve a encontrar onde ele de fato nasceu? O que vocês me aconselhariam?

Acredito que o distrito mais provável seja o de Vila Real, por conta da quantidade de "Lameirão" na região, mas é apenas uma hipótese.

Esses são os dados que constam em sua certidão de casamento:

Casou-se no Brasil na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul em 24 de abril de 1917

Nome do português: Francisco Ferreira Lameirão

Nascimento: 14 de janeiro de 1893

Casou-se com: Palmira Prates

Profissão: Marítimo

Pai do português: Antonio Ferreira Lameirão

Mãe do português: Maria Ferreira Lameirão, falecida em 10 de maio de 1914


Grato desde já,

Gabryel Lameirão

Comentários

  • @GabryelLameirao

    se ninguém conseguir te ajudar por aqui, uma alternativa é procurar o cartório para verificar se existe algum documento arquivado do processo de casamento

    a informação de que ele é português é certa? pergunto, pois na certidão de casamento consta uma correção: "...FRANCISCO FERREIRA LAMERÃO, portuguez, e PALMIRA PRATES, natural deste Estado, ambos solteiros, digo, LAMERÃO e PALMIRA PRATES, ambos naturais deste Estado, solteiros...".

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @GabryelLameirao

    Possíveis parentes:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    43956Maria Carolina LameirãoVila RealPortoCaetano da FonsecaAna Joaquina de Jesus&bnsp; &bnsp;&bnsp;

    67831Maria Carolina LameirãoVila RealVila RealCaetano da FonsecaAna Joaquina de Jesus&bnsp; &bnsp;&bnsp;

    78771Maria Carolina LameirãoVila RealVila RealCaetano da FonsecaAna Joaquina de JesusProprietária65SantosCasado

    92617Maximiniano Leitão LameirãoSabrosaSabrosaAntónio LameirãoAdelina LameirãoComerciante29Rio de JaneiroCasado

    Você tem que conferir o que o @gsilvestre mencionou, pois no mínimo será necessária uma retificação.

    E com relação à busca, você tem 4 freguesias com o nome de Vila Real:

    1) Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio - Os livros destas freguesias nao estão no site do tombo.

    2) São Dinis - aqui tem dois livros. Um com os pais do batizado e outro com órfãos (chamados de "expostos"):

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097307"

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097155"

    4) São Pedro - 1893 começa na imagem 169. Os assentos estão muito difíceis de ler.

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097552"

    Também terá que verificar na freguesia de SABROSA. 1893 começa na imagem 86. Há poucos registros no mês de janeiro.

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1078121"

    No site "http://digitarq.advrl.arquivos.pt/" , há muitos locais diferentes.

    Também é um bom local para localizar o seu antepassado.

    Boa busca!

  • @GabryelLameirao

    Sugestões:

    Faça sua arvore genealogica no family search, com TODAS as informações que tiver. Nomes, datas de nascimento, datas de casamento,datas de obito; filhos etc. Até mesmo de quem não é da sua linha direta. Se der sorte, estará lá automaticamente algum documento do portugues

    2° sugestão: Emita a certidao inteiro teor digitada desta que você possui, pode conter informações adicionais

  • Pessoal, agradeço o contato de todos!

    Provavelmente há mais de um erro na certidão de casamento do Francisco Ferreira Lameirão, pois realmente não havia dado conta de que primeiramente ele cita o Francisco Ferreira Lameirão como português, depois corrige dizendo "ambos naturais deste Estado". Outro detalhe que me chamou atenção: seus pais constam com o mesmo sobrenome: Maria Ferreira Lameirão e Antonio Ferreira Lameirão.

    Infelizmente os únicos dados que eu tinha do Francisco eram os deste documento da certidão de casamento, visto que nem minha mãe nem meu vô o conheceram, só sabíamos rumores de família, nada concreto. Pelo que encontrei no family search, existiu um Francisco Ferreira Lameirão em Pelotas, numa data próxima com a que diz ter nascido na certidão de casamento, o nome bate, o nome do pai também bate, o da mãe também, embora o sobrenome seja outro (Maria Delfim Dias) mas não saberíamos o sobrenome real dela pois na certidão de casamento está aparentemente errada, pois repete os sobrenomes do marido (Maria Ferreira Lameirão). Provavelmente quem era português de fato era o Antônio, bisavô de minha mãe.

    Muito obrigado por quem buscou me informar, grato!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.