Conversão da Aquisição de Nacionalidade em Atribuição

Olá pessoal!

Atualmente estou diante de um empasse.

Sou filho de português (dupla nacionalidade) que tirou através de seu avô em 2010.

Após ler o fórum, verifiquei que no caso dele precisaria pedir a conversão da nacionalidade de aquisição para atribuição.

Sendo assim, tenho algumas dúvidas:

A) Queria saber com vocês se o processo pelo Consulado de Portugal São Paulo demora o mesmo tempo que fazer diretamente em Portugal?

B) Quanto tempo em média está levando para conclusão deste processo, pelo consudo e direto em Portugal.

C) O bilhete de identidade e passaporte do meu pai está vencido, existe algum problema para pedir a conversão?

Desde já, agradeço a todos vocês, o auxílio de vocês tá sendo imprescindível para não gastar de forma desnecessária.

Obrigado!

Comentários

  • editado May 2021

    @Juvenal_junior

    a) o consulado não faz esse tipo de processo. apenas ajunta um monte, remete para Lisboa, e cobra a taxa consular. Poupe tempo e dinheiro e mande diretamente para a CRCentrais de Lisboa.

    b) é difícil saber com precisão, mas algo entre 4 e 8 meses. (poucas pessoas informam)

    c) não tem problema. Você precisa apenas do assento, não do bilhete de identidade. Inclua uma cópia certificada do RG ou do passaporte válido, com menos de 10 anos de emissão, contendo a filiação, apostilado.

    Pode útil incluir uma cópia certificada da identidade portuguesa dele, mesmo vencida, mas é opcional.

    Quando der início ao processo, inclua na planilha se quiser, para ajudar a outros. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=434686975

  • Boa noite.

    Podem, por favor, informar a lista atualizada dos documentos e formulário necessário para fazer o pedido de conversão da nacionalidade de aquisição para atribuição (neto português)?

    A única conservatória que aceita é a de Lisboa?

    Muito obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.