É possível requerer cidadania com assento de nascimento português de quem atribuirá?

Boa tarde a todos.


Minha família e eu estamos fazendo o processo para a nossa avó pegar a cidadania portuguesa, pela conservatória de Tondela, porém quando o processo lá terminar, ficamos sabendo que ela precisa ir 2x no consulado, uma para tirar o cartão cidadão, e outra para tirar o passaporte.


O problema é que ela é bem idosa e incapaz de se locomover, e eu liguei para o consulado e eles disseram que o único modo é ela ir presencialmente lá, não tem como fazer por procuração, ou pagar uma taxa para um profissional do consulado ir na casa dela.


Daí nos surgiu uma dúvida.


O assento de nascimento português dela chegará via correio para ela, certo?

Será que nós (filhos e netos) conseguimos fazer a solicitação da cidadania portuguesa com o assento de nascimento português dela? Ou só o passaporte mesmo?

Comentários

  • @Suehtam , não será necessário nem o cartão cidadão nem o passaporte de sua avó para mandar o processo de atribuição dos descendentes!!

    Basta o assento de nascimento, que chegará pelos Correios OU poderá ser pedido através do civil online ao custo de 10 euros, assim que o processo for finalizado.

    No entanto, verifique quem foi o declarante do nascimento do filho(a) , porque, se foi o pai brasileiro, terá que transcrever o casamento dela. Mas isso o(a) filho(a) pode fazer.

    Após, faça o(s) processo(s) dos filhos e assim sucessivamente. Uma geração por vez.

  • SuehtamSuehtam Member

    @Leticialele muito obrigado pela informação.


    No caso minha mãe é falecida, e o filho dela no caso é o meu tio, então preciso fazer por neto mesmo.


    Nesse caso, eu só preciso enviar uma cópia autenticada do Assento de Nascimento dela e pronto?


    Não precisa de cópia reprográfica, ou inteiro teor, nem nada disso?

  • @Suehtam , a certidão portuguesa será digitalizada, basta mandar cópia simples nos processos, tanto de transcrição quanto de atribuição.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.