Ajuda para localizar certidão de nascimento

Boa tarde, pessoal !!

Eu estou precisando de um verdadeiro milagre e como vi vocês ajudarem milhares de pessoas, eu vim pedir ajuda. Eu pretendo dar entrada na dupla cidadania, mas não tenho muitas informações dos meus avós, que são os portugueses ... Vou deixar aqui os dados que tenho.

Avó portuguesa: Maria dos Remedios Lino

Pai: José dos Santos Goterres

Mãe: Ignez de Jesus Lino

Avô Português: Manoel Joaquim Ferreira

Pai: Joaquim do Nascimento Ferreira

Mãe: Albertina do Amparo

Eles vieram de Portugal para o RJ, moravam em Irajá. No FamilySearch eu encontrei uma certidão de nascimento de um tio, porém o mesmo faleceu cedo, pois nunca ouvi falar dele. Infelizmente não consegui localizar data de nascimento e nem local de nascimento deles. Eu tentei encontrá-los pelos dados do meu pai, mas tb não obtive êxito. Agradeço desde já o suporte.

Comentários

• Boa tarde @Tuany

Pelo google, achei este forum onde cita o nome dos seus bisavos maternos, veja se há alguma relação.

https://geneall.net/pt/forum/157340/familias-aguiar-de-sernancelhe-e-libanio-de-ferreirim-sernancelhe/

• TuanyTuany Member

Boa noite,

Aparentemente seria uma irmã da minha avó, eu tentei contato para verificar se ele tem mais informações, estou aguardando retorno.

• Bom dia Lendo às mensagens acima peco sugestão de como poderia localizar certidão de nascimento de meu avó. Temos somente a data nascimento , nome da mãe é nome dele. Não temos a cidade onde ele nasceu. Na certidão de casamento brasileira informa ser natural de Portugal. Desde já agradeço.

• @JANINE

informe os dados que vc tem dele, nome, datas, filiação, conjuge, casamento.... se vc souber os nomes dos irmaos, enfim, o maximo de dados que tiver. As vezes a gente foca a busca só em uma pessoa, mas as vezes vc acha um irmao e atraves dele consegue mais informações...

• guimossguimoss Beta
    editado May 2021

@Tuany

Os nomes que vc indicou tem pequenos erros que afetam a busca.

O membro @Ferpirj deu a dica correta.

Acredito ter achado a sua avó portuguesa:

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

38598 Maria Dos Remedios Lima Ferreirim Sernancelhe José Dos Santos Guterres Inês de Jesus Sem Indicação 22 Rio de Janeiro Sem Indicação

Agora é buscar no site da torre do tombo ou pedir o passaporte pelo cepese. Custa 10 euros e o pgto é por transferencia bancária.

A partir do segundo, o custo é de 8 euros cada.

Boa sorte!

• @Tuany

Irmãos do avô português:

76248 Casimira Da Ressureição Ferreira Ferreirim Sernancelhe Joaquim do Nascimento Ferreira Albertina do Amparo Sem Indicação 30 Rio de Janeiro Sem Indicação

309865 Duarte Do Nascimento Ferreira Ferreirim Sernancelhe Joaquim do Nascimento Ferreira Albertina do Amparo Sem Indicação 25 Rio de Janeiro Sem Indicação

Boa busca!

• guimossguimoss Beta
    editado May 2021

@Tuany

O casamento dos seus avós ocorreu no BR ou em PT?

Se foi no BR, por ambos serem portugueses, voce terá que transcrever o casamento no Consulado do RJ ou diretamente em PT.

Geralmente, é melhor fazer o pedido de nacionalidade pela linha masculina, ou seja, do seu avô. Acredito que esse seja o melhor no seu caso.

E os nomes nas certidões brasileiras devem bater com os assentos portugueses.

No seu caso, acredito que terá que retificar o "LINO X LIMA".

O "GOTERRES" X GUTERRES" acredito que não seja necessário, bem como o "IGNEZ X INÊS".

Como está na certidão de nascimento do filho do português?

Marquei a @Leticialele para ter a opinião dela.

Se precisar retificar e vc só tiver o assento português, esse terá que ser apostilado na PGR de PT. E, talvez, registra-lo no RTD.

Boa sorte!

• TuanyTuany Member

@guimoss

Caramba, muito obrigada por todas essa informações. Eu estava procurando os registros deles e localizei o de casamento do meu bisavô. Eu achei essa certidão que anexei, é de um irmão do meu pai. Eu não sei como está o registro na certidão do meu pai, ele foi embora quando eu era criança e faleceu logo em seguida, recentemente com a facilidade da internet eu estou começando a conseguir as informações, o nome dele não ajuda muito (Mario Ferreira), então se torna uma busca complicada. Eu consegui achar o óbito dele na BH, semana passada consegui o CPF e com isso a data de nascimento, então agora vou pedir a certidão de nascimento.

No site do Museu de Viseu eu consegui algumas informações e havia um pedido de um passaporte ligado ao meu avô, eu solicitei autorização para acesso, pq eles não liberam de imediato, estou aguardando. Mas percebi que parece ser mais fácil encontrar citações dos homens da família, pq não achei nada de minha avó, então vou seguir seu conselho e me focar mais nos doc do meu avô, mas novamente quero agradecer à todos, pq vocês são incríveis.

• guimossguimoss Beta
    editado May 2021

@Tuany

Obrigado pelas palavras...

O que eu acho que seria mais útil para vc é buscar os assentos de batismo nos livros da torre do tombo nas localidades mencionadas e na data de nascimento dos seus avós (mesmo que estimada).

Você deve procurar por "maria, filha de josé e Inês" e por manuel (em portugal, é com "U"), filho de joaquim e Albertina.

Como a freguesia é a mesma, vc pode procuara pelos dois avós ao mesmo tempo.

Abra um topico com o assunto "busca de certidões brasileiras" sobre o seu pai brasileiro, com tds as informações dele, que alguém do fórum te dará uma ajuda.

Obs1: mencione a data de nascimento dos seus avós, mesmo que estimada;

Obs2: você nao mencionou o local de casamento dos seus avós.

Boa busca!

• TuanyTuany Member

@guimoss

Eu não tinha uma data estimada, por isso não citei. Acabei por encontrar o registro de batismo do meu avô, se não entendi errado a data de nascimento é 18/05/1900, achei na torre onde você indicou. Ainda não consegui informações da minha avó e nem do casamento deles, sigo procurando.

Na certidão de nascimento que enviei anteriormente, informa que eles são casados em Portugal, mas não cita mais detalhes, então estou buscando nos registros de Sernancelhe na Torre, porém os dados mais recentes (1910 à 1937) eu ainda não achei para analisar. Como meu avô nasceu em 1900 e a certidão de nascimento que encontrei aqui no RJ é de 1938, eu estou buscando o casamento dentro deste período.

• editado June 2021

Bom dia, estou precisando de uma ajuda para achar os documentos da minha bisavó.

Não tenho muita informação sobre ela, a minha tia mais velha informou que ela nasceu em Portugal e morou na França por um bom tempo.

O nome dela é : Joaquina Doralice de Freitas

O nome do meu bisavô : Manoel Francisco da Silva

Desde já, agradeço a ajuda!!

• guimossguimoss Beta
    editado June 2021

@Tuany

Se o português nasceu em 1900, o casamento dele, se ocorrido em PT, está no civilonline.

Custa 10 euros e você pode usar as informações da localização do batismo.

Se esse ocorreu em PT, vc poderá usar esse casamento para "fixar o nome" do português.

E como você não achou a sua avó, acredito que você possa deva pedir os passaportes pelo cepese, como te informei acima.

Abraços

• guimossguimoss Beta
    editado June 2021

@AlessandraAnjos

O bisavô era português também?

Deixe o nomes dos pais dos bisavós, se tiver.

Abraços

• guimossguimoss Beta
    editado June 2021

@AlessandraAnjos

Possíveis passaportes da bisavó:

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

270277Joaquina de FreitasPenafielPenafielAntónio de Freitas&bnsp;&bnsp;59São PauloCasado

367331Joaquina de FreitasPenafielPenafielAntónio de Freitas&bnsp;&bnsp;60ParáViúvo

383716Joaquina de FreitasVila Nova de FamalicãoVila Nova de FamalicãoJoão Pereira Azevedo&bnsp;&bnsp;67SantosSolteiro

Deixe mais dados, como locais de entrada, residencia, casamento e obito no br dela, bem como o nome de parentes e descendentes.

Abraços

• @AlessandraAnjos

Possível filha da bisavó:

IDNomeID TitularNome TitularGrauIdadeSexoCivil

10033Ludovina de Freitas270277Joaquina de FreitasFilha22FemininoSem Indicação

• @Tuany

Boa tarde. Não sei se vc já encontrou a certidão de nascimento. Se o nome de seu pai é Mario Ferreira, e se ele nasceu em 22/05/1947, ele foi meu colego no internato. Talvez o colegio tenha cópia do documento dele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.