Sandra

Meu nome é Néa e estou no orkut da minha filha. Sou tia de Rodrigo e estou preparando a prova documental para dar entrada no pedido de atribuição da cidadania da avó dele, baseada em informações da Embaixada de Portugal em Brasília , colocadas na internet, sub-ítem 18.2. Atribuição da nacionalidade. Dos documentos exigidos, ainda não consegui a certidão de nascimento da mãe da interessada (brasileira), nem a certidão de casamento dos pais da mesma. Fui ao consulado saber se a certidão de óbito poderia substituir a de nascimento, baseada no princípio de que quem morreu é porque nasceu. Lá me disseram que não substitui, mas que a de casamento sim, porque esta 2ª substitui a 1ª. Inclusive fiquei sabendo que é imprescindível a de Casamento porque o portugues casou aqui no Brasil e por isso precisa ser anexada ao processo para ser averbada em portugal, ou seja: constar na certidão de nascimento do português que ele se casou no Brasil. Outro embaraço é o fato de avó do Rodrigo ser divorciada. Segundo o Consulado vai ser necessário contratar um advogado aqui no Brasil ou em Portugal para homologar essa separação. Então, vc acha que o Consulado está complicando muito? Encaminhando diretamente para Portugal, seria mais simples e andaria mais rápido?
«1

Comentários

• Quando fui responder, depois de ter escrito tudo, cliquei na tecla errada e apagou tudo, rssss
  • Néa

Rodrigo me falou que foi o bisavô portugues quem fez o registro de nascimento da avó, certo? Então esquece averbar qualquer coisa, casamento ou obito.
    SEgue ai os docs que vai precisar para a atribuição dela:

- Nº e ano de acento, freguesia, concelho e conservatoria de nascimento do portugues, não precisa mandar a certidão, mas se ja tiver não tem problema manda junto, porque la eles tiram uma nova do mesmo jeito;
    - Certidão de nascimento de inteiro teor dela,com firma reconhecida de quem emitiu, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado;
    - Xerox autenticada do RG dela e autenticada no consulado;
    - Requerimento modelo 1C preenchido, mas so pode assinar na presença do funcionario do consulado e autenticado no consulado;
    - Vale postal(DINHEIRO CERTO) no valor equivalente a 175 euros, pagos no correio e o motivo do envio é COMPROMISSOS DIVERSOS, tem que anotar o nº do vale
    postal ,no campo proprio que tem no formulario 1C;

Depois que tudo isso estiver pronto,juntar e mandar via SEDEX MUNDI, para a CRC de Lisboa e aguradar que logo logo, ja sai a atribuição dela,no maximo 2 meses, dai ele pode começar a dele.

Endereço da CRC de Lisboa:
    CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
    RUA RODRIGO DA FONSECA 198
    LISBOA - PORTUGAL
    1099-003

Qualquer duvida, volte a perguntar, ok?
  • Sandra

Muito obrigado pelas informaçoes à minha tia!
    Acho que agora vai.kkkkkkkkk
    Ah!! Vc sabe me dizer se o (CNAI-PORTO) recebi envios pelo correio igual a Lisboa sobre o pedido da minha avó??? É que eu estava pensando em enviar por lá se eu souber que realmente pode. Pois, meu bisavô é de Braga ( distrito de cabeceiras de basto) e como a cidade do Porto fica apenas 1 hora de distância de Braga(cabeceiras de basto) onde ele nasceu. Penso que poderá ser mais rápido ainda do que os 2 meses em relaçao a nascionalidade da minha avó. Vc sabe me dizer algo? Beijos
  • sandra,

Outra dúvida minha é: Li que pedem que o solicitante (no caso a minha avó) explique porque que a cidadânia! No caso, minha vó tem que escrever algo no requerimento dizendo o porque ou nao é necessário? valeu
  • Rodrigo

No Porto não aceita pelo correio.
  • Rodrigo

No requerimento que sua avó vai preencher, não existe nada disso, não tem que explicar nada.
  • !!

OBRIGADO. E VC SABE DIZER SE DEPOIS QUE A DA MINHA AVÓ SAIR POR LISBOA EU PODEREI DÁ ENTRADA NA MINHA PESSOALMENTE PELO PORTO, OU CORRO ALGUM RISCO DE ATRAPALHAR O PROCESSO? JÁ QUE A DA MINHA VÓ SAIRÁ POR LISBOA! BJ
  • Rodrigo

Vc pode dar entrada no Porto sim, mas tem que ir pessoalmente ou mandar uma procuração para alguem dar entrada la pra vc.
  • sandra

me desculpe te perguntar isso, mas eu não encontrei nada aqui na net sobre a dispensa do averbamento/transcrição quando o português que é o declarante do nascimento.
    onde eu posso achar isso?

muito obrigado sandra
  • Cris

Voce não vai achar isso, estou falando , porque tem pessoas na comunidade que fizeram assim e tambem a Rosangela, que trabalha com genealogia e tambem direto com varias conservatorias , ja confirmou isso aqui na comunidade.
  • Cris

Vai no tópico sobre Transcrições/Procurações, na segunda pagina, onde a Rosangela fala sobre isso.
  • Cris e

Pode confiar, várias pessoas aqui conseguiram dessa forma, os documentos do meu pai estão em Portugal a espera da assinatura para sair a cidadania dele e o casamento não foi averbado.
    Há uma parte da lei que diz que o casamento deve estar averbado (para provar a filiação) ou deve ser feito prova deste. Aí se o portugues foi o declarante não há como contestar a descendencia portuguesa.
  • sandra e serginho

obrigado mais uma vez pelas explicações. assim só me resta agora aguardar a certidão de meu avô. a própósito, vcs saberiam de alguém que faça pesquisa no arquivo distrital de bragança. se souberem por favor me dêem o contato.

obrigado
  • Cris

A Rosangela , aqui da comunidade, mas ela esta viajando a trabalho sobre pesquisas, e acho que volta no domingo, coloca sua duvida aqui na comunidade , que com certeza assim que ela chegar ela te responde.
  • !

Sandra, aproveitando o gancho da minha pergunta anterior. Vc sabe qual será o custo para eu legalizar a certidao de nascimento da minha avó, em Brasilia?? Obrigado
  • Rodrigo

A certidão de nascimento da sua avó tem que reconhecer a firma de quem emitiu a certidão, a xerox do RG é so autenticada, o requerimento que sua avó preenche, é que tem que reconhecer a assinatura dela por autenticidade na presença do funcionario do consulado, não sei de onde ela é, mas se por acaso for de são paulo que eles não atendem pessoalmente, tem que ser em cartorio na presença do funcionario e no itamaraty, não cobra nada.
  • !

Valeu sandra! Somos de Salvador e vamos ao consulado pessoalmente aqui. bjs
  • SANDRA!

Boa noite! Vc me falou que depois que a da minha avó sair (que é por atribuiçao e levará uns 2 meses no máximo) poderei dá entrada no meu pedido por (naturalizaçao) aí do brasil mesmo por correio. Ressalvando que demorá entre 6 à 8 meses pra sair o processo e no entanto seria a mesa coisa do que eu dá entrada em Portugal, eu terei que esperar meses da mesma forma. É isso mesmo??? Pois, quero ir passar o aniversário da minha Mae com ela e acabei ficando em dúvida! Entao, gostariad e saber se o tempo do processo de naturalizaçao é em média esse mesmo e se é a mesma coisa do que eu dá entrada em portugal?? Beijos
  • Rodrigo

O tempo de demora é o mesmo, tanto faz vc dar entrada em Portugal direto ou mandar pelo correio aqui do Brasil.
  • !!!

Valeu Sandra! Muito obrigado mais uma vez. beijo
  • Sandra!!

Vc já me explicou sobre eu mandar ou nao pra Portugal, só porque nao consta um dos sobrenomes do meu bisavô na certidao da minha avó. Mas, surgiu outra dúvida pra variar! é que na certidao dela de inteiro teor(minha avó) nao consta o séara como ja havia lhe falado. Mas, no RG dela consta. Entao, na hora que ela for assinar o requerimento no consulado, ela deve assinar como está na certidao de inteiro teor ou como está no Rg dela??? Obrigado
  • Rodrigo

Esse sobrenome , que não consta , é no nome de quem?
  • Rodrigo

Quando dei entrada na cidadania da minha mãe, na certidão dela e nos docs dela constava Junior no nome do meu avô e na certidão dele, não tem o Junior, e saiu tudo normalmente, por isso que digo que não tem problema, porque tem como provar que é a mesma pessoa, pelos nomes dos pais de seu bisavô, deu pra entender?Bjs
  • SANDRA!!!

É o seguinte: acabei de falar com Jorge e fiquei um pouco em dúvida. Pois, ele acaba de me falar que nao é bem assim como vc e a Rosângela me falaram, em relaçao a minha naturalizaçao. POis, ele tbm disse pra eu mandar a da minha avó já que é filha do português. Mais segundo ele, lá pra janeiro ou até antes quando a da minha vó sair por atribuiçao, irei dá entrada na minha né? Entao, ele acabou de me falar que como na minha certidao consta o nome da minha avó de casada (Quando foi casada com meu avó e sai o nome deles como meus avos , é claro) Sai na minha certidao como casada. ( No caso minha avó que receberá a Cidadânia dela) Mas, quando eu for pedir a minha, ele disse que no meio do processo é quase certo eles pedirem para eu averbar o casamento da minha avó. Pois, ele diz que agora na atribuiçao da minha avó ele nao crer que irá tem problema de cair em exigência. Mais, diz que é muito dificil no meu caso por naturalizaçao eles nao pedirem para averbar o casamento da minha avó, e como ela foi divorciada como já lhe falei, seria o maior transtorno entende? Além de atrasar todo o meu processo o que ninguem quer né? Ele alega que quando a da minha avó sair vai sair como solteira é claro, simpismente como filha do Português, simples como um processo de atribuiçao porque constará minha avó solteira, mais, que como na minha cartidao e do meu pai falecido tem o sobre nome dela de casada, que provavelmente eles no meio do processo irao me pedir pra averbar o casamento dela. Só porque consta ela na minha certidao e provavelmente a do meu pai, filho dela. o sobre nome dela ainda casada, claro. Com meu avó o que é normal. Isso procede que jorge me informou. É que se precisar averbar isso como ele fala vou perder muito tempo sem necessidade, nao acha???
  • !!!

Já que enviarei essa semana. O que vc acha?
  • Rodrigo

Sinceramente, não sei se para fazer a sua naturalização, será preciso averbar o casamento dela, a Rosangela deve saber como isso deverá ser feito, pois trabalha com isso, e com certeza , sabe bem mais do que eu e o Jorge, mas caso tenha que averbar o casamento dela depois, vc pode fazer por procuração, fala com a Rosangela, de repente ela faz esse averbamento, caso seja necessario.
    Explica detalhadamente isso para ela.Ok?
    Se fosse por atribuição, eu sei que não precisaria averbar.
  • Ok!

E como falo com a Rosângela de uma forma mais rápida sobre isso? É que estou indo pra Salvador essa semana ainda Sandra e queremos enviar ainda essa semana. É que vcs tinham falado que nao precisaria caso meu bisavô fosse o declarante e nao quero correr o risco de atrasar demais, entende. Mas, muito obrigado pela informaçao.Bjs
  • Rodrigo

Para a atribuição de sua avó, não precisa averbar o casamento dos pais dela, se relamente que fez o registro dele foi o portugues, a minha duvida é para a sua naturalização, se vai preciar averbar o casaento de sua avó.
  • sandra!

Foi meu bisavô sim o declarante da minha avó. Consta na certidao dela!
    Mas, o meu pedido que vai ser por naturalizaçao, tbm nao sei. E tenho que saber pra nao correr esse risco de atrasar tudo, entende? Acabei de enviar uma mensagem pra Rosângela enorme. Espero que ela possa me esclarecer isso o mais rápido possivél. Até porque, minha avó hoje em dia é divorciada do meu avô e usa o nome de solteira, ele já faleceu tbm, e se precisar averbar será um transtorno. nao vou estar mais aqui na Europa e aí começa atrasar tudo sabe. Estou indo agora como vc sabe, mais quero voltar o mais rápido possivél sabe, senao acabo perdendo bons contatos aqui. Mas, muito obrigado sandra. Vou aguardar a resposta da Rosângela, derrepente ela fala que nao precisará. Tomara!! Bjs
  • Sandra!

Bomdia. Acabo de chegar no Brasil e pretendo dar entrada no pedido da minha avó ainda essa semana. Mas, surgiu uma nova dúvida essa semana! já recebemos a certidao legalizada no itamaraty(MRE) Mais na certidao de inteiro teor da minha avó tem um carimbo de reconhecimento da tabeliã, reconhecendo a veracidade da suboficial que imprimuiu a certidao da vó, (por-semelhança)Pois isso nao tem nada nao né? Porque quando vcs colocam que tem que ser por autenticidade vcs se referem a assinatura e documentos da minha avó né? sandra,só falto obter essa resposta para dar entrada! é isso mesmo, posso dar entrada já que o itamaraty reconheceu?? Já posso levar minha avó para assinar o requerimento na frente do funcionários do consulado e aí sim por autenticidade??? Ah sandra, só necessitamos mesmo da certidao de nascimento da minha avó de inteiro teor reconhecida pelo itamaraty que ja temos em maos, a cópia do RG dela e o requerimento assinado por ela na presença do funcionário do consulado, para colocarem o tal selo branco e aí entao ja podemos enviar, é isso? só precisamos desse 3 documentos para dar entrada no pedido direto por lisboa ou precisamos de mais alguma coisa?? Espero seu retorno! bjs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.