Reconhecimento de Firma estando fora do Brasil

Boa noite, pessoal!

Recentemente concluí o processo de nacionalidade do meu pai e agora estou iniciando o meu e do meu irmão.

Acontece que meu irmão está morando na Itália/Turim e não terá como vir ao Brasil tão cedo e nem mesmo ir a Portugal. Como é necessário o preenchimento do formulário 1C para que eu envie para alguma conservatória, alguém saberia alguma forma de ele reconhecer sua assinatura por autenticidade nessas condições?

o preenchimento ele iria realizar lá mesmo e me enviaria por DHL para que eu possa juntar a documentação e enviar junto com o meu para Portugal, mas como podemos fazer em relação a assinatura dele?

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!!

Comentários

  • @mathdantas , ele pode ir ao Consulado de Portugal mais próximo de onde ele mora e levar o formulário preenchido para reconhecer a firma.

  • @Leticialele eles reconhecem firma no consulado mesmo ele sendo brasileiro? você saberia o nome desse serviço por favor? ai eu ligaria pra ele agendar!

  • @mathdantas , sim! Minha filha reconheceu a assinatura no Consulado de Portugal em Boston! Precisou agendar, custou 25 dólares!!

    O serviço é reconhecimento presencial de assinatura!!

  • @Leticia54 Maravilha! Muito obrigado, Leticia!!!

  • @mathdantas , desculpado por errar o meu nome... Não é o primeiro, nem será o último... rsrsrsrsrsrsrs

  • @Leticialele Desculpe rsrsrs, coloquei o @ correto mas mudou para esse outro. Acabei de verificar que a cidade que meu irmão está morando não possui consulado, apenas um honorário que não realiza esse serviço. O consulado geral fica em Roma, e ele não tem como ir lá. Existe alguma outra forma, Leticia? :(

  • @mathdantas , infelizmente não conheço outra forma!! Sugiro que você entre em contato com um Consuldo português no Brasil e pergunte a eles que opções seu irmão teria!

  • Tudo bem! Obrigado, Leticia!

  • @Leticialele Leticia, me ajuda mais uma vez por favor? Tem uma advogada falando pro meu irmão que é possível cadastrar biometria e criar uma "identidade" digital na receita federal e poder assinar documentos eletronicamente. Você conhece algo relacionado a isso? Sabe se serviria para assinar o formulário 1C?

  • @mathdantas , não faço ideia! Conheço a certificação digital para entrega do Imposto de Renda, mas nunca vi para reconhecer assinatura! Mas sugiro, se isso existir, que pergunte ao Consulado de Portugal se Lisboa aceitaria!!

  • Chegamos a possibilidade do meu irmão assinar o formulário 1C por Autenticidade e tendo a firma reconhecida, mas em um Consulado brasileiro em Milão. Acredito que seja a mesma coisa de um cartório, né? @Leticialele

  • @mathdantas , não posso afirmar que aceitem!!

    Sendo do Consulado português e assinando na frente de um funcionário, tenho certeza de que aceitam!

  • Obrigado @Leticialele ! Agora estou com outra duvida, quando vc puder me ajudar por favor!!

    Assim como foi o do meu pai, iriamos enviar o processo do meu irmão para Vila do Conde, porém estou na dúvida se pode cair em exigência uma possível transcrição de casamento.

    Ele é meu irmão apenas por parte de pai, e meu pai está divorciado dos dois casamentos (inclusive o processo dele enviei como Divorciado no formulario 1C). Porém, no Formulario 1C do meu irmão, o "Nome da Mãe" consta como o de casado, com o sobrenome do meu pai, assim como no RG dele.

    Será que podem pedir transcrição? O declarante do nascimento foi o pai, português.

  • @mathdantas , se foi o pai português que declarou o nascimento dele até que tivesse completado 1 ano de vida, não precisa transcrever o casamento.

    O nome da mãe tem que estar de acordo com o que consta na certidão de nascimento!

  • @Leticialele Sim, ele que declarou antes de 1 ano de vida!

    Então posso enviar sem medo pra Vila do Conde? Almada não seria uma melhor opção visto que é sabido que eles não "encalham" muito com transcrições?

  • @mathdantas , não sei como está Vila do Conde; eu mandaria para o Arquivo Central do Porto!

  • Entendi @Leticialele. Eu ainda estou com medo disso rsrsrs

    Pq eles vão ver nome do PAI e MÃE com os mesmos sobrenomes na certidão de nascimento, será que não vão imediatamente pedir a transcrição? Ou vão simplesmente seguir com o processo pq a atribuição será pelo PAI português com assento informado no 1C?

  • @mathdantas , problema algum!!!

    Foi assim no processo da minha mãe (pai português, em Tondela); foi assim nos processos dos meus sobrinhos (pai português, pelo ACP)

  • Maravilha então, @Leticialele ! Muito obrigado mais uma vez!

    Uma outra questão, por favor! O meu processo, específico, farei pelo consulado do RJ. Lá eles exigirão a transcrição? Ou segue este mesmo modelo? Pai portugues declarante. E, no meu caso, o nome da minha mãe está como solteira tanto na certidão de nascimento como no meu RG.

  • @mathdantas , por que não manda seu processo para o ACP? É muito mais prático e rápido!!

    Não sei se o Consulado exige a transcrição!

  • @Leticialele Pq o consulado aqui do RJ tá saindo a nacionalidade no mesmo dia hehehe

    Seria esse o benefício... Agora a questão da transcrição eu tô com medo..

  • Pelo menos essa é a informação que eu tenho de outros locais.... Você sabe algo diferente disso, @Leticialele ?

  • @mathdantas , li alguns comentários, mas acho prudente que você agende uma data mas, antes de ir, mande um email para ouvidoria.cgrio@mne.pt e pergunte se é possível que isso aconteça. Eu não confio nessas informações de grupos do Facebook.

  • Acabei de ligar pra lá, @Leticialele, e realmente está saindo no mesmo dia. Porém, solicitaram a transcrição tanto de casamento quanto de divórcio do meu pai, mesmo tendo sido ele (português) declarante na minha certidão de nascimento :(

  • Vou ter que enviar para uma conservatória mesmo

  • Pessoal,

    Meu tio mora nos EUA e me pediu ajuda no processo de atribuição 1C dele. No caso, pelo que vi aqui nesta thread, para reconhecer firma por autenticidade do formulário 1C, ele deve ir ao consulado português (não ao brasileiro) e solicitar o serviço de reconhecimento presencial de assinatura, conforme a @Leticialele recomendou. Correto?

    E para a cópia do passaporte dele? Ele pode fazer a autenticação pelo consulado português também? Se sim, nesse caso não precisaria de apostilamento de Haia? Ou ainda assim seria preciso? Se for preciso, ele consegue fazer o apostilamento de Haia da cópia do passaporte no consulado português também ou teria que ir para um consulado brasileiro?

    Muito obrigado!

  • @LucasLucas sim, tudo pelo consulado português. nesse caso, não precisará de apostilamento. ele terá que confirmar que o consulado que atende a região dele está prestando esses serviços, pois cá no Brasil alguns não estão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.