Entrada em Portugal somente com assento de nascimento, como turista, com a família

editado May 2021 em Outros assuntos

Eu já vi várias mensagens aqui no fórum de pessoas perguntando se conseguem entrar em Portugal (sozinhos ou com toda a família) somente com o assento de nascimento, sem ter ainda o Cartão Cidadão e Passaporte Português, para morar definitivamente (ou seja, com passagem só de ida). E as respostas sempre são que não é garantia de sucesso mas que no geral quase todo mundo consegue fazer isso apresentando apenas o assento de nascimento, mas o voo em geral deve ser pela TAP, que é a única que reconhece os assentos portugueses.

Entretanto, nunca vi um detalhamento de como essas pessoas entram em Portugal, e a minha dúvida é a seguinte: Se eu for a turismo à Portugal (um dia ainda vou definitivo, mas infelizmente ainda não chegou o momento para nós), com passagem de ida e de volta, apenas com meu assento de nascimento português e meu passaporte brasileiro, conseguirei driblar a fila gigante da imigração (em 2019 fiquei mais de 3 horas numa fila no aeroporto de Lisboa, e quase não fui liberado quando disse que ficaria no apartamento do meu pai e eu não tinha uma carta convite) e passar na fila minúscula resercada aos cidadãos europeus?

Eu estou pensando em ir para lá por volta de setembro ou um pouco depois disso, mas estava querendo emitir o Cartão Cidadão em Portugal mesmo, primeiro porque aqui o custo é mais alto do que lá e segundo porque aqui parece tudo muito demorado pelo que leio sempre no fórum, não sei nem se eu conseguiria receber o CC a tempo. Mas também não queria ter que enfrentar a imensa fila da imigração.

Vou com minha esposa e minha filha de 5 anos. Eu já tenho o assento português e minha filha também. Já tenho o casamento transcrito em Portugal e demos entrada no processo de nacionalidade da minha esposa em março/2021. Eu levaria meus assentos de nascimento e casamento portugueses, o assento de nascimento da minha filha, e a mesma certidão brasileira de casamento apostilada que foi usada no processo da transcrição do casamento. E claro, o passaporte brasileiro de nós três. Creio que com isso consigamos entrar os três sem muitos problemas, mas queria ter certeza.

Comentários

  • @PedroGaspar , você é português, com todos os bônus e ônus. Peça ao Consulado que atende ao seu Estado um documento que permita a entrada de sua família lá, com o processo de aquisição de sua esposa em andamento.

  • Obrigado @Leticialele!

    Então poderíamos entrar todos pela fila de cidadãos europeus mesmo, né. É que eu estava com a lembrança de que na fila dos estrangeiros haviam os guichês com agentes da imigração mas que na fila dos europeus só haviam catracas para passar com o passaporte eletrônico ou cartão cidadão e nada mais, sem nenhuma pessoa para atender, mas agora que você respondeu eu lembrei que na entrada de cidadãos europeus haviam duas opções, para quem tinha passaporte eletrônico e para quem não tinha, então imagino que nessa segunda opção também tenha um guichê com uma pessoa que poderia recepcionar os documentos né.

    Legal, quando estiver chegando a hora entrarei em contato com o Consulado para ver se eles emitem algum documento para faciltar essa entrada, aquela autorização de viagem que vi você respondendo em outras postagens.

  • editado May 2021

    @PedroGaspar , sim. Como cidadão português, você pode se dirigir a qualquer oficial da imigração , mostrar o documento do Consulado e entrar com sua família. Boa sorte!!

    Fique atento às exigências de Portugal para cidadãos provenientes do Brasil, na pandemia.

    Cancelei uma viagem de 16 dias que faria dia 14 de junho, porque, como não tenho residência lá, teria que ficar 14 dias em quarentena em um lugar determinado pelo Governo!!

  • Sim @Leticialele, vou aguardar uma melhora da situação antes de marcar a viagem, só estamos planejando na cabeça por enquanto, hehe... Porque pretendemos ficar cerca de 20 dias, mas se tiver que ficar 14 em quarentena não dá né!

  • @PedroGaspar , não dá!! Já imaginou, ficar 14 dias, em um hotel, preso e, ainda por cima, pagando em euros?????

  • Eu enviei e-mail para o Consulado de Portugal em SP há pouco mais de uma semana atrás perguntando se teria problemas eu ir para lá com minha família em setembro, como não tive resposta hoje decidi ligar. O que a atendente me disse foi que eu deveria aguardar novas notícias, porque no momento atual ainda não é permitida a entrada para turismo, mesmo para quem já é cidadão português, e que na entrada do país eles vão questionar qual o motivo da viagem. Só para compartilhar com vocês.

  • Somente hoje o Consulado de Portugal em SP respondeu meu e-mail e a resposta foi a seguinte:

    "Para casos de viagens para Portugal, deverão ser contactadas as companhias aéreas, ou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Os postos consulares não têm competências sobre questões fronteiriças, nem estão habilitados a autorizar a entrada de cidadãos, seja qual for a sua nacionalidade"

  • @Leticia54 No meu caso minha mãe tem o assento, eu pretendo tirar todos os meus documentos e dupla cidadania lá pelos mesmos motivos do criador do tópico (custos, rapidez) etc. acredita que consiga entrar no país para esse fim sem maiores problemas?

  • @Rangelicojr , a entrada de sua mãe, como portuguesa, não pode ser impedida em Portugal, ainda que ela precise cumprir determinados requisitos por estar partindo do Brasil. Mas, a não ser que você seja menor e dependente dela, como turista brasileira sua entrada não será permitida.

  • @Leticialele Ficou confuso, no caso a pergunta é para mim (filho) teria algum empecílio para entrar uma vez que viso tirar meus documentos lá? o fato de ser filho de portuguesa me ajudaria nisso? ou como ainda não tenho documentos de portugal não teria nenhuma facilidade? obrigado

  • @Rangelicojr , não tendo documentos portugueses (no mínimo a certidão de nascimento portuguesa), como turista, apesar de filho de portuguesa, sua entrada, no momento, não será permitida em Portugal.

    Só não podem barrar portugueses!

  • Neste momento as fronteiras estão abertas para turistas em Portugal. Minha questão é saber se posso entrar com a passagem somente de ida não tendo ainda nem cartão cidadão nem passaporte português mas com o assento de nascimento on LINE. Alguém poderia me ajudar por gentileza?

  • @Elisa Antonio , sim, pode. Você é cidadã portuguesa, com todos os ônus e bônus.

  • @Elisa Antonio Pra você nada mudou. Podia em 2020 quando perguntou, e pode ainda. Vc ainda precisa do PCR 72h antes. Você também deve ter seguro saúde (de viagem) por 30 dias, até conseguir seu Cartão do Cidadão com número de utente, quando passa a ter direito a atendimento na rede pública.

    Só mudou para turistas, caso você esteja levando familiares junto, mas eles precisam ter a passagem de volta, seguro saúde, hospedagem, dinheiro suficiente.

  • editado December 2022

    Estou em situação parecida. Sou cidadã portuguesa porém ainda não possuo cartão cidadão ou passaporte. Eu ainda consigo entrar somente com passagem de ida + assento português + passaporte brasileiro + carta convite?

    Estou indo com o meu marido e pretendemos pedir reagrupamento assim que chegarmos lá. Se levarmos nossa certidão de casamento apostilada + passaporte brasileiro dele + passagem de ida, ele precisa de mais alguma coisa para entrar?

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.