Consulado do RJ é uma piada !

Gostaria de deixar aqui minha indignação com o consulado do rio de janeiro. O mês passado liguei pro consulado para perguntar porque o documentos da atribuição da minha mãe estão lá tendo em vista que dei entrada no processo direto pela CRC em Lisboa. Os documentos apenas foram legalizados no RJ. Depois de 1 MÊS me enviaram a resposta por email (em teoria deveria ser em até 72h), necessitam de uma confirmação de dados do cartório no brasil. A CRC enviou os docs para o consulado no rj dia 20 de maio ou seja já passaram mais de 5 MESES !! Tá de sacanagem, todo esse tempo só para uma confirmação de dados !!!! É pra chorar né !! Hoje liguei pra lá novamente e a atendente abriu um novo pedido de averiguação do que está acontecendo. Perguntei se havia algum telefone para dar queixa da ineficácia do consulado e ela me disse que isso só poderia ser feito por email. Pois bem , perguntei se a resposta dessa vez iria demorar mais 1 mês e ela me disse que esse trâmite é delicado. Sei não hein... Gostaria de saber se existe alguma maneira de tentar acelerar o trâmite e se existe algum telefone ou algum meio que eu possa fazer uma reclamação? Alguém já passou por isso ?

Comentários

  • No consulado de BH a legalização dos documentos foi rápida, em 1 semana consegui, mas eles são muito lentos pra emitir documentos (BI e Passaporte), esses consulados sempre alegam que trabalham com mão de obra escassa, não possuem o SIRIC, blá blá... difícil contornar isso a nao ser conseguindo fazer em outro consulado mais rápido
  • Felipe ES

    O mesmo aconteceu comigo qdo precisei fazer a transcrição do casamento dos meus pais pelo consulado de Curitiba... Mandei inúmeros emails e eles nem sequer respondiam. Sabe oque eu fiz? Como eu estava em contato com o Sr. Mario, dos arquivos centrais do Porto, expliquei a situação e ele mesmo entrou em contato com o consulado de Curitiba. Outra coisa que eu fiz foi solicitar para o consulado TODOS os docs que eu havia enviado, MAIS o valor que eu havia mandado. Dito e feito, em 2 dias a situação estava resolvida e o casamento dos meus pais estava transcrito. 
    Minha sugestão: Manda um email para a CRC e explica oque está se passando e que vc depende desse doc para seguir em frente com o seu processo e pede que eles intervenham à seu favor junto ao consulado. Quando a ordem vem de cima, normalmente os consulados agem mais rápido..
  • imageCarol popelier:
    Boa idéia Carol, vou enviar um email pra CRC e ver no que vai dar ... valeuu

  • seria esse  crcentrais@dgrn.mj.pt o email mais indicado para contato com a crc em lisboa ou existe outro para o setor especifico de nacionalidades?
  • Tem esse aqui também mas não é o especifico para nacionalidade: crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt 

    Eu só conheço esses dois, quem costumava responder nesse email era uma senhora chamada Conceição Girão, nunca deixou de me responder nada quando perguntava, inclusive até o numero do processo lembro que peguei com ela, nunca precisei liguei para CRC por conta disso, mas também tem números, caso queira ligar estão no Guia de Ajuda.  
  • Enviei a solicitação de intervenção para os 2 emails da CRC, agora só me resta mais ansiedade !! Se não fosse pela comunidade provavelmente eu ainda estaria na estaca zero !  OBRIGADO PESSOAL !
  • Ah Felipe, dando uma limpeza no meu E-mail hoje, ví este e-mail da CRC (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt), logo, eles tem sim um Email de contato direto com o setor de nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.