ATÉ QUE ENFIM PORTUGUES
Caros amigos desta comunidade, quero compartilhar com vcs o dia 21 de novembro de 2008 exatamente as 17hs e 21 min quando meu irmão ligou de Sp dizendo que meu assento Portugues estava em suas mãos, confesso que não cai mole porque estava em um shopping e tinha que controlar, fiquei vermeho e minha namorada não entendia nada, eu só gritava de alegria.
Agradeço todos da comunidade que me ajudaram com suas dúvidas que eram também as minhas, me ajudaram a conviver com a ansiedade da espera e vcs sabem bem o que é isso, mas enfim saiu e posso garantir pra vcs, VALE A PENA ESPERAR, um sentimento único de amor e paz, tranquilidade e satisfação.
Agradeço também aos donos da comunidade que me aceitaram com muito amor, Paulo Mendes, Maestro Alex, A.Cianca, Peter e Serginho, não abandonarei esta comunidade que a partir de hoje fará parte da minha vida, vcs são meus irmãos Portugueses e aqueles que não são ainda que não percam as esperanças pois esperei quase doze anos desde o primeiro contato com o consulado até hoje...AMO TODOS VOCES..OBRIGADO
Agradeço todos da comunidade que me ajudaram com suas dúvidas que eram também as minhas, me ajudaram a conviver com a ansiedade da espera e vcs sabem bem o que é isso, mas enfim saiu e posso garantir pra vcs, VALE A PENA ESPERAR, um sentimento único de amor e paz, tranquilidade e satisfação.
Agradeço também aos donos da comunidade que me aceitaram com muito amor, Paulo Mendes, Maestro Alex, A.Cianca, Peter e Serginho, não abandonarei esta comunidade que a partir de hoje fará parte da minha vida, vcs são meus irmãos Portugueses e aqueles que não são ainda que não percam as esperanças pois esperei quase doze anos desde o primeiro contato com o consulado até hoje...AMO TODOS VOCES..OBRIGADO
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obrigado Lara pela atenção, do fundo do coração
Abraco e parabens.
Eu sei o que e esperar por isso e sei o a felicidade dessa conquista.
Parabens de novo !!!!!!!!
Muito obrigado e sempre estarei a disposição no que estiver ao meu alcance..sou muito grato a esta comunidade
eles mandam uma certidao de nascimento portuguesa com uma cartinha dizendo:
" temos o prazer de informar ( o prazer e todo meu !!! rsr ) que foi atribuida a nacionalidade a fulano de tal e ......" muito simples !
Acho que mudaram entao. Quando recebi a minha nao servia para BI. Esta bem especificada. Beijossss
Ou minha mãe deu sorte, hehehehe.
É Ricardo, uma carta dizendo o seguinte..Processo de Nacionalidade Portuguesa - Conclusão
A conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar que o processo de Transcrição de Nascimento respeitante a Fulano de Tal..., se encontra concluido, pelo que se remete certidão de nascimento gratuita.
Aproveitamos para informar que a certidão anexa pode ser apresentada para requerer o bilhete de identidade e que, para obter outras certidões, poderá dirigir-se a qualquer conservatória do Registo Civil de Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC)
Bom Ricardo, junto com esta carta vem um cópia conforme o original do Registo com o número do Assento e o seu nome e dos seus Pais e avós d ambos os lados, dizendo atrás que vc adquiriu Nacionalidade Portuguesa nos termos e artigos correspondentes..
Um abraço
Renato
Muitas felicidades Portuga .................
pessoalmente em Portugal, o BI e o passaporte saem em poucos dias (nao da pra pedir pelo correio nao). Agora se vc nao puder ir ate Portugal, tem que ser atraves do consulado, e dai demora MESES pra receber tudo....
Vc preenche o formulário do site do consulado já incluindo o nr de assento e outros dados, como por exemplo se quer só o BI ou tbm o passaporte, envia pelo correio e aguarda um contato para confirmar a presença e assinar os documentos, depois só esperar..
Muito obrigado...é muito bom ter pessoas torcendo>>A minha ficha ainda não caiu..rssrum grande abraço Renato
Boa pergunta Bruno,
Morei em Londres de junho a dezembro de 1996 e voltei com a idéia fixa de ser Português, no começo de 1997 comecei a juntar documentos para averbamentos, isso inclui viagens para o interior atrás das certidões dos meus avós, juntei tudo e dei entrada, o processo ficou parado alguns anos porque teve erros na data de nascimento do meu avô português, em 2002 resolvi ver como estava a situação, e para minha surpresa a certidão de nascimento já estava averbada, ou seja, com os dois casamentos do meu avô e os óbitos, ficou parado mais um tempo e confesso que já estava meio desanimado, e quando saiu a nova lei de nacionalidade em 2006 tudo mudou, providenciei todas as certidões novamente com a data recente e dei entrada e aguardei, entre as devoluções de documentos e algumas exigências que iam aparecendo foram mais dois anos.
Não sei te precisar quanto gastei exatamente, mas aproximadamente quatro mil reais, isso inclui viagens, taxas e outras despesas com cartórios.
Um forte abraço
Renato
Bruno,
Cada um tem uma história, um caso diferente na familia, eu perdi muito tempo procurando documentos, meu avô casou duas vezes e eu nem fazia idéia quem era a primeira esposa dele, acredito então que se todos os documentos estiverem em mãos o processo não leva mais do que dois anos.
Abraço
Renato
Você mencionou que a data de nascimento do seu avô estava errada e isso me chamou a atenção, pois a do meu avô português também está nos documentos brasileiros dele. Como você solucionou isso? Como já disse em outro tópico também há um problema com o sobrenome dele, pois juntaram um no Brasil que originalmente não existia.
Algumas meninas da comunidade já me deram algumas dicas, mas estou disposta a ouvir tudo que me possa ajudar.
Obrigada.
Seu avo tb era portugues? E quem eh o filho do nacional portugues, seu pai ou sua mae? Dependendo das respostas vc nao precisara fazer algumas transcricoes em Portugal.
Olá,
O problema com a data de nascimento do meu avô não estava na certidão dele e sim na folha emitida pelo consulado, que é emitida e enviada junto com os documentos quando a gente dá entrada nas aberbações, ou seja, ele nasceu em 1905 e eles colocaram 2025, isso atrasou um pouco, mas eles consertaram.
pensando melhor com meus botoes, depois de conversamos tanto, eu acho que seu caso e de retificacao mesmo.
Se fosse apenas um nome errado, eu diria que tentar em Portugal seria uma boa opcao.
Corre atras da retificacao, ate o fim de 2009 sua mae ja vai ter a nacionalidade. E ai o resto e bolinho ! Correeee ......
Obrigada pelas respostas.
Hoje tive outra "revelação". Na minha certidão de nascimento o nome da minha avó materna aperece com o sobrenome diferente das certidões de nascimento e casamento da minha mãe. Eu não acredito no que vejo e descubro cada dia!!
Abraços.
So não precisa transcrever o casamento, quando foi o portugues que fez o registro de nascimento do filho/a, e quanto ao nome de casaa, manda uma copia de inteiro teor da certidão de casamento para comprovar a troca de nome.
So é valido se vc for fazer direto por Portugal, se for pelo consulado vc tem que averbar tudo, casamento, obito e direto por Portugal, esquece o óbito,não precisa transcrever.
Estou me convencendo a fazer o processo direto em Portugal, pelo correio... Pesquisando no site do IRN, fiquei com 2 dúvidas:
1) Qual a difrerença entre os processos I - Por inscrição do nascimento no registo civil português e II - Por declaração para atribuição da nacionalidade ( http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
I- vc so é portugues à partir da data que sair a sua cidadania, e é feito de avô/avó para neto, e seus filhos so terão direito se forem menor na data da sua naturalização;
II- vc é portugues desde a data de seu nascimento e poderá para as gerações seguinte indefinidamente sem problema de idade(essa é a melhor quando ha possibilidade de ser feita assim)
2) Você havia falado que não seria necessária a transcrição do casamento deles, mas é solicitado o seguinte documento:
" Certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Se os pais forem casados entre si, da certidão de nascimento do progenitor português deve constar averbado o casamento ou deve ser feita prova deste. Esta certidão do registo de nascimento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços em determinadas situações. "
Não há riscos em não se providenciar a transcrição?
Se quem tiver feito o registro de nascimento,for o nacional portugues, não ha necessidade de averbar o casamento, caso contrario terá; e quanto ao óbito, não precisa, isso tudo se for feito direto por Lisboa, enviando pelo correio, no consulado eles exigem tudo.
Fiz a da minha mãe esm averbar óbito e se meus avos fossem vivos estariam com 127 anos e não teve problemas.Quanto ao averbamento do casamento ,ja teve varios casos aqui, que não foi preciso fazer, sendo o portugues o declarante, essa já é a prova que eles pedem.Qualquer duvida,volta a perguntar, abraços.