Dupla Cidadania para Filho de Portugues

Eu sou Portugues, casei no R.J - Brasil, e tenho 3 filhos, Tirei meu Passaporte, mas o mesmo venceu ano passado, quando fui renovar aparecerem uma serie de exigencias.
Informação da averbação de meu casamento, Já tinha entregue a Certidão de casamento, mas o mesmo não tinha sido averbado, o que foi efetuado recentemente, solicitei o meu BI, que ainda não tinha " Não sei porque? ", estou esperando recebe-lo.
A minha duvida agora é: Minha filha quer a Dupla Nacionalidade, porque vai precisar fazer cursos de Dourorado no Exterior, o que ela precisaria apresentar para solicitar a Nacionalidade e consequentemente os documentos, BI e Passaporte?

Provavelmente já tenha inumeros tópicos sobre o assunto. Mas quando começo a ler algum, acabo me perdendo, em alguns casos é normal, o assunto muda um pouco, porque cada caso é um caso.

Sei que ela já agendou para Janeiro de 2009 no Consulado do Rio de Janeiro para dar entrada, mas a situação pega na documentação que ela tem que apresentar.
(Ela sabe que tem que pegar a Certidão de Nascimento emitida com menos de 180 dias e autenticar no Itamaraty, ( É Inteiro Teor? )

NOTA.: Não tenho atualmente nenhum documento que prove que meu casamento foi averbado e que meu BI está devidamente atualizado, aparecendo como casado.

Me deram um prazo até este final de mes, que receberia meu BI. Mas faltam poucos dias.

Desde já agradeço a qualquer ajuda. Informo que estou no Rio de Janeiro - Capital
e se tivesse algum contato pessoal, seria mais facil para conseguir explicar a situação.

abraços a todos e parabens pela Comunidade.

Comentários

• M.

O caso da sua filha eh facilimo de resolver, esqueca o consulado. Ja que vc ja eh portugues, basta passar a nacionalidade para ela por ATRIBUICAO. Para ela entrar com o pedido de atribuicao de nacionalidade direto na Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa, vc nao precisa ter seu BI regularizado, basta sua certidao de nascimento portuguesa (ou os dados do seu registro de nascimento preenchidos no formulario).
    No cartorio em que ela esta registrada ela tem que pedir a certidao de nascimento dela de INTEIRO TEOR com firma reconhecida. No cartorio ela tb deve fazer uma copia autenticada do RG. Em seguida, deve levar a certidao de nascimento no Itamaraty no centro do Rio para ser legalizada (servico gratuito e feito na hora).
    Em seguida, ela deve imprimir e preecher este formulario, mas NAO ASSINAR:
    http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos/Mod.%201C_ci.pdf
    Depois disso, ela deve levar os seguintes docs ao consulado de Portugal no Rio para serem legalizados (aprox. 26 reais cada legalizacao):
    - a certidao de nascimento de inteiro teor dela
    - a copia autenticada do RG
    - e o formulario que ela assinara presencialmente
    No mesmo dia ela ja pode ir ao correio, fazer um vale postal no valor de 175 euros (atraves do DINHEIRO CERTO) colocar tudo em um envelope e mandar por Sedex Mundi pra CRC em Lisboa. Depois que chegar la em menos de 2 meses ela ja deve obter a nacionalidade.
    Va perguntando as duvidas!!!!!
  • Lara

Sua participacao e respostas sao de extrema valia.
    Muitissimo obrigado.

Abraco.
  • Para Lara

Obrigado de coração, suas explicações foram de extrema valia... Vou passar tudo para ela, e ahi ela vai dar continuidade...

Quanto as proximas dúvidas, com toda a certesa serão feitas ao surgirem.

Mais uma vez agradecido pela união e colaboração desta Comunidade.
  • Lara

Parabéns, ja esta afiada com as respostas,rsss.Beijos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.