Ajuda para verificação dos documentos

Boa tarde a todos!

Estou realizando o processo de cidadania para meu avô (filho de pai e mãe portugueses) por conta própria. Pretendo dar entrada (por correio) junto a ACP Porto.

Localizei os registros de nascimento dos dois portuguêses no arquivo distrital de Viseu (ambos nascidos antes de 1911). Eles casaram na mesma localidade antes de virem ao Brasil porém no registro de nascimento não consta anotação nem do casamento nem do óbito. Localizamos o registro de casamento.

Meu avô (requerente) é viúvo. Darei entrada através do meu biso (na hora de marcar no formulário)

Gostaria de verificar se estou correto com relação aos documentos que devo enviar:

1 Registro nascimento (reprografica e inteiro teor) do requerente- Apostilada

2 R.G requerente (cópia autenticada firma reconhecida) - Apostilado

3 Registro nascimento dos dois portuguêses (cópia integral autenticada)

4 Cópia simples do casamento dos portugueses

5 Formulário 1C (aasinatura reconhecida por autenticidade)

6 Pagamento do vale postal.


Perguntas:

A- Os dois portuguêses são falecidos, preciso transcrever o óbito?

B- É necessário fazer constar no registro de batismo o casamento e óbito dos portugueses?

C- preciso enviar certidões de óbito?

D- meu avô (requerente) é viúvo, preciso enviar certidão de casamento dele, óbito da minha avó (brasileira) ?


Por hora acho que é isso! Desde já agradeço a atenção de vocês e espero poder colaborar com minha experiência aqui no fórum.


Obrigado

Comentários

  • @Bblopes1303 , respondendo as suas questões:

    A- Os dois portuguêses são falecidos, preciso transcrever o óbito? Não precisa

    B- É necessário fazer constar no registro de batismo o casamento e óbito dos portugueses? Não, o Arquivo Distrital não vai mexer nos livros antigos.

    C- preciso enviar certidões de óbito? Não precisa

    D- meu avô (requerente) é viúvo, preciso enviar certidão de casamento dele, óbito da minha avó (brasileira) ? Não precisa

    Sugiro que você faça o envio pela DHL, muito mais rápida e segura nesses tempos de de pandemia! É um pouco mais cara que os Correios (uns 50 reais), mas tem entrega garantida!

  • editado May 2021

    @Leticialele

    Oi Leticia, muito obrigado!

    A lista de documentos está completa? Falta algo ou tem algum documento na lista que não é necessário?

    E apenas mais algumas perguntas:

    Você acha que o melhor é eu enviar o processo para a ACP Porto mesmo?

    O objetivo da cidadania para meu avô é poder tirar a minha já que meu pai é falecido! Existe algo que eu possa ou precise fazer já no processo do meu avô para facilitar o meu que será como neto de português?

    Vou seguir sua orientação e enviar pela DHL. O despacho para a DHL é feito no correio mesmo?

    Obrigado pela sua atenção!!!

  • @Bblopes1303 , sim, a lista está completa.

    Você terá que aguardar a cidadania do seu avô ser concluída e, só depois, providenciar a sua. Não há nada que você possa fazer no momento, a não ser mandar logo o processo de seu avô !! Estando tudo correto, sem divergências de nomes e de datas, em 6 meses ele será português.

  • @Leticialele editei o outro comentário com mais duas questões bem na hora que vc respondeu rs.

    Você acha que o melhor é eu enviar o processo para a ACP Porto mesmo?

    Vou seguir sua orientação e enviar pela DHL. O despacho para a DHL é feito no correio mesmo?

    São as últimas mesmo. Rsrs Obrigado!!

  • @Bblopes1303 , sim, atualmente, o Arquivo Central do Porto é a Conservatória mais rápida - os processos estão levando uns 6 meses.

    A DHL é uma empresa privada, não tem nada a ver com os Correios!!

    Para achar uma loja próxima a você: https://locator.dhl.com/?l=pt&countryCode=BR

  • @Leticialele obrigado pela sua atenção!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.