Após obtenção de cidadania portuguesa, sou solteira ou vivo em união de facto?

Boa tarde, sou nova no fórum e não sei se a questão já foi resolvida mas se sim, eu, infelizmente, não encontrei..

Após a obtenção da cidadania, está escrito no meu cartão que estou solteira, mas nos olhos da lei, dado que o meu marido e eu já preenchíamos o IRS juntos, digo que sou casada, solteira, divorciada ou em união de facto?

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Comentários

• @anasil12 , depois que você transcrever seu casamento, você pode atualizar o seu cartão cidadão e, aí, constará como casada.

Em qualquer documento, fale a verdade - diga que é casada.

• @anasil12

Você é casada se fez o casamento civil e tem uma certidão de casamento civil.

Você vive em união de fato se vive maritalmente com o cônjuge, e fez o registro da UE no cartório.

Nos outros casos você é solteira.

O fato de você fazer o IR em conjunto, indica que voce provavelmente cai num dos dois primeiros casos, mas você poderia estar fazendo o IR errado, nunca se sabe. :-)

Seu assento sempre sai com o nome de solteira, porque você acaba de nascer para PT. Somente depois que fizer a transcrição do casamento, você muda o estado civil para casada em PT. Algumas pessoas fazem as duas coisas junto, e nem percebem que fizeram a transcrição do casamento no consulado ao pedir o CC.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.