Transcrição de casamento
Olá. Os avós do meu pai são portugueses. Tiveram uma filha, mãe de meu pai no Brasil.
E necessário a transcrição?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Olá. Os avós do meu pai são portugueses. Tiveram uma filha, mãe de meu pai no Brasil.
E necessário a transcrição?
Comentários
@ancmonteiro se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, o casamento precisa ser transcrito
Boa tarde! Estou ajudando um amigo para atribuição de nacionalidade de filho e tivemos duvida se necessita transcrever o casamento.
A mãe fez a nacionalidade portuguesa em 2000 pelo consulado do RJ. Fez passaporte e cartão com nome de casada apresentando a certidão de casamento na embaixada sem transcrever. a certidão de nascimento portuguesa manteve nome de solteira. O marido já faleceu.
Nesse caso ele precisa transcrever o casamento da mãe antes de entrar com o pedido de nacionalidade ou pode juntar o obito do pai brasileiro (foi declarante do nascimento), certidão de casamento brasileira e copia autenticada do passaporte da mãe.?
Obrigado.
@Fátima Sales se ela não foi a declarante do nascimento do filho, precisa transcrever
@gsilvestre Obrigado, tinha a esperança de que com o óbito não fosse mais necessario.
@Fátima Sales transcreve o casamento e averba o óbito, assim o estado civil fica atualizado
acho que essa averbação é gratuita, mas não sei se eles fazem concomitantemente. talvez alguém mais informado possa nos esclarecer rs
@Fátima Sales , @gsilvestre , sim, fazem, ao mesmo tempo, a transcrição ( custa 120 euros) e a averbação do óbito (é gratuita). Assim, ficará com o estado civil atualizado em Portugal.
@Leticialele , @gsilvestre Muito obrigado! se ele tentar sem fazer a transcrição, alguma conservatoria aprovaria? Ou se ele entrar com o pedido e ao mesmo tempo for tratando a transcrição, esperar exigencia e então cumprir, ganharia tempo?
@Fátima Sales , não. Faça a transcrição primeiro, é bem rápida, leva uns 30 dias.