casamento por procuração.

Boa noite... eu sou português e vivo em Portugal e a minha namorada vive no Brasil e nós queríamos casar por procuração lá no Brasil, sendo que eu sou divorciado cá em Portugal gostaria se fosse possível que alguém me informasse que documentos serão necessários, para alem da procuração com o apostilamento de Haia, a copia do meu passaporte...

Obrigado

Comentários

• @miguelS o mais seguro é sua namorada verificar os documentos necessários diretamente junto ao Cartório que realizará o casamento

• miguelSmiguelS Member

Bom dia e ela já foi ver, mas o certo é que me pedem algo que para os cidadão portugueses não existe que é certidão de casamento com averbação do divorcio... O maximo que se consegue ter aqui é uma certidão de casamento e uma certidão de divorcio... será isso suficiente?

• @miguelS creio que sim… eu também apresentaria o assento de nascimento, pois lá consta todas as averbações, correto?

de qualquer forma, e até para evitar gastos desnecessários, o melhor é ela perguntar isso ao Cartório

• @miguelS

Não creio que essa lista seja o lugar adequado para perguntar sobre como fazer casamento no BR. As pessoas aqui simplesmente não entendem o que precisa para o português que quer fazer coisas no BR, porque a maioria sendo local, não enfrenta as mesmos dificuldades. Quando alguém pedir o seu CPF, você não tem. Não adianta você apresentar o NIF, porque não vai funcionar no BR.

Igualmente se eu perguntar aos portugueses como eu faria para me casar em PT, dificilmente ele saberia nem mesmo me indicar o site.

Já se você me perguntar como se faz para o casamento em PT, eu lhe responderia prontamente:

Portanto, sugiro buscar as informações em outros locais neutros, de quem passa pelo problema, como aqui, e fazer a adaptação:

Note no entanto que devido ao acordo de cooperação PT-BR, algumas coisas são simplificadas no BR para portugueses, da mesma maneira que algumas coisas em PT são simplificadas para brasileiros. Ainda que o acordo em si não tenha nenhuma menção sobre casamentos, ele dá garantias, facilidades, e reciprocidade.

Leia os sites do IRN e da Justiça que lhe passei, porque você tem que seguir a lei nos dois países.

Quando celebrar o casamento no BR, terá que transcrever o casamento em PT para que tenha efeito. Da mesma forma, o casamento celebrado em PT pode ser transcrito no BR, e terá o mesmo efeito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.