Certidão de Nascimento Português

Boa tarde,

Estou tentando localizar uma certidão portuguesa, mas estou com dificuldades, pois tenho pouquíssimos dados. Algumas pessoas da família lembram que ele falava muito de Minho e Trás os Montes, então acredito serem os possíveis locais aonde nasceu.

PORTUGUÊS: José Maria de Oliveira

PAI: Antônio Alves de Oliveira

MÃE: Anna Maria Alves de Oliveira

CÔNJUGE: Izabel Macedo (brasileira)

FILHO: Marcos Macedo de Oliveira (brasileiro)


Data provável de nascimento entre 1880 a 1900


Conseguem me ajudar?

Desde já agradeço.

Obrigada

Comentários

  • @sampaioamandas

    Qual o seu parentesco com o português mencionado?

  • @guimoss ola, gui, ele é bisavô da minha melhor amiga Fernanda. Ela tenta encontrar os registros há bastante tempo, mas não tem conseguido sucesso, inclusive pagou um despachante que sumiu! Como o fórum me ajudou a encontrar do meu bisavô, do avô do meu marido e do meu outro bisavô, estou tentando ajudá-la por aqui tb. Se conseguir nos ajudar, ficaremos muito agradecidas! Obrigada!

  • Atualizando a informação, ele nasceu em 16 de junho de 1875.

  • @sampaioamandas

    Para um busca melhor, nós precisamos de mais dados, como local de desembarque, se o português tinha irmãos e o local de residência.

    Convide a sua amiga a ingressar no fórum, pois a ajuda fica mais fácil de a pessoa puder informar o maximo de dados possíveis.

    O nome é muito comum (e pela combinação o bisavô deve ter o sobrenome "alves"), mas aqui há algumas possibiidades do antepassado ou parentes dele para ajudar na busca:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    6911António Alves de OliveiraVila do CondeVila do CondeAntónio Alves de Oliveira&bnsp;Carpinteiro36Rio de JaneiroCasado

    19957António Alves De OliveiraSanta Maria da FeiraSanta Maria da FeiraAntónio Alves de OliveiraSem IndicaçãoEmpregado Comercial25Rio de JaneiroSolteiro

    37047Alfredo Alves De OliveiraChavesChavesAntónio Alves de OliveiraSem IndicaçãoAlfaiate39Rio de JaneiroCasado

    50082Albertina Alves De OliveiraGuimarãesGuimarãesAntónio AlvesMaria Alves de OliveiraDoméstica33Rio de JaneiroCasado

    70875João Alves de OliveiraGondomarGondomarAntónio Alves de Oliveira&bnsp;Carpinteiro25Rio de JaneiroCasado

    75085Joaquim Alves De OliveiraGondomarGondomarAntónio Alves de OliveiraSem IndicaçãoTrabalhador31PelotasCasado

    250535António Alves de Oliveira JúniorVila Nova de GaiaVila Nova de GaiaAntónio Alves de Oliveira&bnsp;Negociante27Rio de JaneiroCasado

    259012Joaquim Alves De OliveiraVila Nova de GaiaVila Nova de GaiaAntónio Alves de OliveiraSem IndicaçãoFundidor27Rio de JaneiroSolteiro

    298822António Alves De OliveiraOvoaSanta Comba DãoAntónio AlvesMaria de OliveiraSem Indicação29Rio de JaneiroSem Indicação

    303632José Alves de OliveiraVila Nova de GaiaVila Nova de GaiaAntónio Alves&bnsp;Tanoeiro47São PauloCasado

    335507Manuel Alves de OliveiraValongoValongoAntónio Alves de Oliveira&bnsp;Negociante47BaíaCasado

    Boa sorte para a sua amiga

  • oi @guimoss . Obrigada pelas informações.

    Vou pedir para minha amiga entrar aqui no fórum, assim ela pode complementar as informações que estou te passando e realmente ficará mais fácil. De qualquer forma, recebi algumas informações sobre os casamentos do português aqui no Brasil:

    Ficha: 56697 - Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ) / Assunto: Habilitação para casamento de José Maria de Oliveira e Idalina Machado / Ano Inicial: 1914 / Número: 7115 / Maço: 83 / Gal: A https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJR-DHBG

    Ficha: 56710 - Fundo/Coleção: 4ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O / Assunto: Habilitação para casamento de José Maria de Oliveira e Isabel Macedo / Ano Inicial: 1928 / Número: 2563 / Maço: 43 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-F5D3


    Obrigada mais uma vez!

    Amanda

  • @sampaioamandas

    Se você tem essas habilitações, peça no arquivo nacional de forma online. Se a pessoa tem registro no sian, pode usar esse.

    Nelas, pode haver dados do português. O site é:

    "http://consulta.an.gov.br/"

    Mencione todos os dados, em especial o número da ficha.

    O link do familysearch é das certidões de casamento ou das habilitações de casamento?

    Obrigado e Boa sorte!

  • editado May 2021

    Blz, @guimoss. Vou pedir para ela consultar no AN.

    Eu não sei exatamente diferenciar a habilitação da certidão, mas me parece ser a certidão dos casamentos dele, pelo conteúdo.

    Ela já fez o cadastro aqui e está aguardando a liberação do moderador. Também está falando com a tia que tem mais informações e poderá contribuir para a localização do assento de nascimento dele.  Vamos torcer!!

    Obrigadaaa

  • @sampaioamandas

    Que bom! Espero que ela possa em breve se juntar ao fórum.

    Com relação às habilitações, não é possivel a consulta, voce tem que se cadastrar no sian, entrar no site que indiquei, fazer o pedido e aguardar a resposta.

    Se você for bastante detalhista (dados + numero da ficha), acredito que a habilitação será disponibilizada de 30 a 90 dias da data do pedido.

    Boa sorte para a sua amiga.

  • Boa tarde, @guimoss

    Sou a Fernanda, amiga da @sampaioamandas. Primeiramente agradeço o esforço que você tem feito para ajudar a encontrar a documentação do meu bisavô. Estou há algum tempo tentando conseguir mais informações para que consigamos tirar a cidadania portuguesa, mas sempre sem sucesso.

    Falei com a minha tia, que tinha mais contato com o meu bisavô, e ela me passou algumas informações, que talvez possam ser relevantes:

    Ele tinha uma loja aqui no Brasil, no centro do Rio de Janeiro, chamada Oliveira, Magalhães e Cia, ficava situada na rua da Constiuição, nº 55, a loja foi fechada em 1963. Outra informação que obtive, é que ele morava na Rua São Valentim, 51, na Praça da Bandeira, também no Rio de Janeiro.

    Até o momento foram essas novas informações que consegui coletar.

    Conseguindo mais eu encaminho imediatamente aqui no fórum e aguardo ansiosamente alguma novidade sua também,

    Muito obrigada


  • Boa noite, @guimoss

    Eu estava com problema no acesso ao fórum e acabei escrevendo com o login da @sampaioamandas.

    Agora estou com o login funcionando.

    abraço,

    Fernanda

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @calvet78

    Boa noite, Fernanda. Bem vinda ao fórum.

    Voce fez o pedido das Habilitações de casamento como te indiquei?

    Essa é a mensagem:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245868/#Comment_245868"

    Pode haver várias informações relevantes nesses documentos.

    Voce fez a pesquisa dos passaportes indicados no site da torre do tombo ou de batismos com base nos locais indicados?

    Os passaportes estão aqui:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245837/#Comment_245837"

    Se vc tem o endereço de um imovel, você pode fazer uma busca nos RGI da capital.

    Também é possivel fazer uma busca nos RTDs por possíveis contratos que envolvam o seu antepassado.

    E se ele morava no bairro da praça da bandeira e se usava os cartórios mais próximos da residência, as certidões podem estar no 3°, 7°, 8° ou 9° RCPNs. Eu apostaria no 8° e 9°.

    Boa busca!

  • @guimoss , boa noite, tudo bem?

    Estou tentando encontrar a cidade onde minha mãe foi registrada em Portugal, mas sem sucesso.

    até mesmo na certidão de casamento dela com meu pai no Brasil não conseguimos obter a informação do registro.

    tenho todos os dados dela, passaporte e cartão cidadão. Eu já tenho minha cidadania, mas minha irmã vai tirar por Portugal direto e precisa da bendita certidão rs

    Como posso encontrar a certidão? Podes me ajudar?

  • @carolfilipe , peça ajuda ao Consulado de Portugal que atenda à sua área.

  • @guimoss

    muito obrigada, já entrei em contato com o arquivo Nacional. aguardando a resposta ansiosamente.

  • @carolfilipe

    Deixe os dados do(a) antepassado(a).

    Quem sabe alguém acha. He nos tópicos fixos, as informações que vc tem que fornecer para uma melhor pesquisa.

    Abraços

  • editado January 2022

    @sampaioamandas  @calvet78

    Boa tarde!

    Quando vi os posts de vocês, achei inacreditável!

    Meu nome é Marcus Vinicius, nascido em 1968 no Rio de Janeiro, tenho 53 anos, sou servidor público em Florianópolis, e sou filho do segundo casamento do Marcos Macedo de Oliveira (nascido em 1916 e falecido em 1978), sou neto do português José Maria de Oliveira e Isabel Macedo de Oliveira, e bisneto dos portugueses Antonio Alves de Oliveira e Anna Maria Alves de Oliveira! Quando entrei nesta página e vi toda a minha árvore genealógica nela, foi incrível.

    Gostaria de ajudar, se for possível.

    Não foi mencionado no post, e não sei se sabem, mas o José Maria de Oliveira teve dois filhos com a potiguar Isabel Macedo. Além do meu pai Marcos, o meu tio Segismundo Macedo de Oliveira. Talvez ajude, pois não é um nome muito comum.

    Minha avó Isabel Macedo teve um irmão jornalista, Pedro Virgílio de Macedo, casado com Cecília Thomasia Faria de Macedo, e estes tiveram a filha Dulce Lúcia Faria de Macedo, nascida no começo dos anos 1920.

    Segismundo casou-se em 1945 com Heloisa Trindade Barros de Castro, se seguir por esse caminho também pode ajudar. Se não me engano, ele morava na rua Sacadura Cabral. Foi tenente da Força Expedicionária Brasileira e lutou na Itália na 2ª Guerra Mundial. Foi condecorado várias vezes.

    Meu pai Marcos teve dois filhos do primeiro casamento, Marco Antonio Bichara de Oliveira, nascido em 1947 e Maria Regina Bichara de Oliveira, nascida em 1943. A primeira esposa era Alice Bichara de Oliveira. Desquitaram-se em 1963.

    Quando morávamos no Rio de Janeiro, já não tínhamos nenhum contato com a primeira família de meu pai, e nem com o tio Segismundo. Aí em 1977 meu pai ficou muito doente, com arteriosclerose, e minha mãe voltou para perto dos pais dela, no interior de Santa Catarina. No ano seguinte ele faleceu, deixando órfãos: eu com 9 anos e meus dois irmãos com 7 e 5 anos. Em 1986, com 17 anos, vim morar em Florianópolis e até hoje estou aqui.

    Esses dados estão todos disponíveis no site da Biblioteca Nacional. Estava levantando dados sobre a árvore genealógica por curiosidade, quando me deparei com o post de vocês.

    Por acaso vocês conseguiram avançar na busca pela certidão do José Maria de Oliveira? Minha mãe diz que ele era carpinteiro, e que um guarda-roupa lindo e muito antigo, que ela tem até hoje, teria sido feito por ele. Mas vi na Biblioteca Nacional que a empresa dele era de madeiras e materiais de construção. Então não sei ao certo se, naquela lista que @guimoss apresentou, ele seria o carpinteiro ID 6911. Pode ser, pois está anotado que teria vindo para o Brasil com 36 anos, ou seja, em 1911. Meu tio Segismundo deve ter nascido logo depois, e meu pai em 1916.

    A @sampaioamandas mandas trouxe a informação de dois casamentos do José Maria no Brasil, em 1914 com Idalina Machado e 1928 com Isabel Macedo. Essas datas e o fato de meu pai e meu tio terem nascido bem antes de 1928, eu não sei explicar. Vocês saberiam?

    Bem, se eu puder ajudar, fiquem à vontade.

    Por favor, se puderem me informar se conseguiram avançar, e o que fizeram para isso, eu agradeceria muito. Achava impossível conseguir a cidadania portuguesa, mas agora estou acreditando, graças à persistência de vocês e de @guimoss.

    Muito obrigado e prazer em conhecer minha sobrinha (acho que é isso, né?)


    [Editei para marcar as pessoas mencionadas, ou elas não receberão o recado - LeticiaLele]

  • editado January 2022

    @calvet78 , @viniciusoliveira o casamento do José Maria com a Isabel Macedo, em 21 de novembro de 1928

    Ele tinha 53 anos (nascido em 16 de junho de 1875), viúvo de Idalina Machado de Oliveira - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63B9-VDL?i=120&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJB-F5D3

    Legitimaram 2 filhos - Marcos e Segismundo

    Óbito - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62B7-C6G?i=271&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A792B-YNN2

  • obrigado @Leticialele , não fazia a menor ideia disso. Muito obrigado

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @viniciusoliveira

    Que história bonita!!!

    É dificil vc ter o relato todo da vida de alguém.

    Obrigado por compartilhar.

    @sampaioamandas @calvet78

    Vcs conseguiram alguma novidade com as habilitações no Arquivo Nacional?

    A mensagem foi esta:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245864/#Comment_245864

    Como pedir:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245868/#Comment_245868

    Pelo prazo já devia ter alguma coisa.

    @viniciusoliveira

    Olhe também essas mensagens acima, que eu destaquei nesta msg. Você pode descobrir a origem dos seus antepassados.

    Vc tem interesse em pedir a nacionalidade portuguesa?

    Você pode pedir como neto e passar para o seus filhos e descendentes deles em linha reta e por casamento.

    Se o fórum puder te ajudar, ele irá.

    Obs: Para marcar um forista, use o "@"+as primeiras letras do apelido, até o desejado for o 1° da lista.

    Quando isso acontecer, vc clica e verifica se o "@"+apelido ficaram coloridos.

    Se vc copiar e colar (ctrl +c, ctrl+v), a marcação não funciona.

    Isso é importante, pois o sistema avisa que há uma msg nova qd feito desse jeito.

    Abraços

  • sim @guimoss , @Leticialele , vou começar a olhar todos esses links e as outras páginas do fórum, porque vou querer sim tentar a cidadania portuguesa, mais por causa da minha filha.

    Muito legal o que vocês fazem aqui, um ajudando o outro, estão todos de parabéns, moderadores, foristas, etc.

    Obrigado também pela dica da marcação dos foristas.

    Vamos esperar retorno da @sampaioamandas ou da @calvet78

    Muito obrigado a todos e todas.

  • @viniciusoliveira

    Comece pelas habilitações e pesquida no tombo pelos passaportes que eu postei.

    Abraços

  • @viniciusoliveira Fico feliz de ter contribuído de alguma forma para esse quebra cabeça começar a se juntar. Te enviei msg no privado pelo instagram e já compartilhei seu perfil com a Fernanda @calvet78 . Muito legal conhecer um pouquinho dessa longa história da sua família, que agora poderá continuar a ser escrita com os novos laços.

    Grande abraço!

  • calvet78calvet78 Member
    editado February 2022

    @viniciusoliveira

    Boa noite, Marcus Vinicius!

    Sou Fernanda, filha do Marco Antônio Bichara de Oliveira, realmente inacreditável encontrar você, estou emocionada!

    Já consegui a maioria dos documentos com ajuda da @sampaioamandas e do @guimoss.

    Deixo aqui meu e-mail. Por favor, entre em contato para que possamos conversar melhor!

    [excluído pela moderação]

  • editado February 2022

    @viniciusoliveira conseguimos a certidão do seu avô português. Posso te passar. Agora que vi que na verdade, seu irmão que fez contato comigo pelo instagram. Tenho outras informações também que podem ajudar

  • muito obrigado Fernanda @calvet78 e @sampaioamandas ! Vou entrar em contato pelo endereço de e-mail sim!

    Um obrigado especial ao @guimoss que ajudou vocês a achar os documentos!

    @sampaioamandas , peço desculpa pelo meu irmão, eu disse a ele que primeiro era melhor contactar via fórum para não assustar vocês, mas ele está mais ansioso do que eu e entrou em contato direto pela tua rede social.

    Muito legal, Fernanda, minha mãe está com 89 anos e hoje ainda me disse que o teu pai foi visitar o meu pai (teu avô) quando eu era bebê de colo e ele me carregou no colo. Olha só, 53 anos atrás, minha mãe nem lembra mais de muitas coisas, mas deve ter sido um momento bem feliz para ela, porque ela lembra disso até hoje.

    Vou continuar no e-mail então. Abraços a todos e todas!

  • @viniciusoliveira , @calvet78 , feliz de ver que o Fórum também reúne famílias!!

    Que seja o início de uma amizade longa e duradoura!!

  • @calvet78

    @viniciusoliveira

    @sampaioamandas

    Obrigado pelas belas palavras.

    Me perdoem a curiosidade, mas qual era a localidade do nascimento do avô de vocês?

    Foi alguma dos passaportes que eu passei?

    ---

    Vocês poderiam informar a cronologia de datas do pedido das habilitações pelo Arquivo Nacional?

    Da data do pedido até o envio das habilitações, se possível.

    Geralmente, eles avisam sobre cada movimentação pelo email cadastrado no sistema.

    Seria bom ter esses prazos para ajudar os outros foristas.

    ---

    E faço das palavras da @Leticialele as minhas.

    Parabéns a todos!!!

    Obs: @calvet78 , eu estou pedindo para @Leticialele excluir o email informado acima, por ser um dado privado e pessoal.

    No futuro, use o envelope no menu da sua conta, que é o meio de envio de mensagens com informações privadas.

  • @guimoss

    Recebemos na época pelo privado a ajuda de outro forista, que localizou o registro de nascimento do José Maria. Não me recordo agora se eram os mesmos dados do passaporte que vc localizou, mas acho que sim.

    registro nº 10 do Jose Maria que sua amiga procura http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1011432&FileID=552486 freguesia de Regadas, concelho de Fafe e distrito de Braga

    Com isso, a Fernanda nem precisou buscar no Arquivo Nacional.

    Agradeço demais a ajuda de todos aqui. Consegui achar a certidão do meu bisvô, do avó do meu pai e do avô do meu marido com a ajuda deste fórum. É um trabalho muito legal de equipe! Já tenho minha nacionalidade, até meu filho de 3 ano já tem. Meu marido e meu pai fizeram o processo pelo avô, pela lei antiga que precisava na época comprovar vínculo. O processo deles foi deferido em outubro de 2021 e aguardam agora apenas chegar os registros!

    @viniciusoliveira se precisar de ajuda para sua nacionalidade, já estou craque! Fizemos as nacionalidades das nossas famílias sozinhos, sem advogado. No que eu puder ajudar tb, conte comigo!

    Grande abraço a todos.

  • Obrigado de coração, @sampaioamandas , @calvet78 , @guimoss , @Leticialele .

    @sampaioamandas , depois vou pedir mais um pouco de paciência de vocês para me darem umas dicas.

    Grande abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.