Cidadania para minha mãe

Finalmente consegui o BI do meu pai. Levou 10 meses pelo consulado de São Paulo , sendo que ele, meu pai é portugues e eu já remeti para eles a certidaõ de nascimento dele. só precisavam averbar o casamento e emitir o BI.
Vou fazer, conforme fui aqui aconselhada a minha atribuição via correio em Lisboa.
A minha mãe ficou interessada em obter tb a cidadania quando viu o BI do meu pai.rsrsrsrs
Ela é filha de portugueses e casada desde 1946 com meu pai portugues. Como meus avós nasceram em 1880, localizar a certidão de nascimento deles será um parto. Acho que o mais fácil seria ela fazer a naturalização por ser casada por portugues. No entanto, no consulado portugues em São Paulo disseram que isso não era possível, visto ela ser filha de protugueses e portanto TINHA que ser atribuião via pais. Vocês sabem se esta informação procede?

Comentários

• Eliana

Somente com a certidão de nascimento do seu pai, vc já poderia ter dado entrada na sua atribuição. O BI do seu pai não é necessário. Mas nunca é tarde e com pai português vc pode agora obter bem rapidamente sua nacionalidade direto em Lisboa! Vc já pediu sua certidão de nascimento de inteiro teor?

Sobre o caso da sua mãe, vc não tem nenhuma informação sobre o registro de seus avós em Portugal? Pode não ser tão difícil assim localizar as certidões deles... Com a certidão ou os dados do registro de pelo menos um de seus avós seria mais simples para sua mãe obter a nacionalidade por atribuição.
  • Eles não sabem sequer ao certo a data de nascimento deles. Do meu avo então em cada documento que restou tem uma data e ele dizia apenas que era agosto!
    ´
    E quase impossível obter a certidão. Mesmo porque existe toda uma história nebulosa por tra´s do casamento de meus bisavós (ele era padre), que a lenda carregada de preoconceito é contada de forma épica, mas não deve ter sido exatamente isso.
    Vai dai, vai saber se permitiram que registrassem os filhos!
    O melhor para ela seria via meu pai mesmo.
  • Eliana

Mas se sua mãe souber olocal onde ele nasceu, mesmo com datas erradas, nos arquivos da conservatoria de onde ele nasceu, eles devem ter, bastardar o nome completo dele e a filiação e a data aproximada.Quando procurei a dos meus avos, a data que eu tinha era diferente da que eles tinham e consegui, porque eu tinha os nomes dos pais deles.
  • Olá, minha esposa conseguiu a cidadania portuguesa, por atribuição, será que eu, como marido, tenho como obter tambem? Somos casados há 33 anos, isso tem alguma vantagem?
    Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.