Cidadania para minha mãe
Finalmente consegui o BI do meu pai. Levou 10 meses pelo consulado de São Paulo , sendo que ele, meu pai é portugues e eu já remeti para eles a certidaõ de nascimento dele. só precisavam averbar o casamento e emitir o BI.
Vou fazer, conforme fui aqui aconselhada a minha atribuição via correio em Lisboa.
A minha mãe ficou interessada em obter tb a cidadania quando viu o BI do meu pai.rsrsrsrs
Ela é filha de portugueses e casada desde 1946 com meu pai portugues. Como meus avós nasceram em 1880, localizar a certidão de nascimento deles será um parto. Acho que o mais fácil seria ela fazer a naturalização por ser casada por portugues. No entanto, no consulado portugues em São Paulo disseram que isso não era possível, visto ela ser filha de protugueses e portanto TINHA que ser atribuião via pais. Vocês sabem se esta informação procede?
Vou fazer, conforme fui aqui aconselhada a minha atribuição via correio em Lisboa.
A minha mãe ficou interessada em obter tb a cidadania quando viu o BI do meu pai.rsrsrsrs
Ela é filha de portugueses e casada desde 1946 com meu pai portugues. Como meus avós nasceram em 1880, localizar a certidão de nascimento deles será um parto. Acho que o mais fácil seria ela fazer a naturalização por ser casada por portugues. No entanto, no consulado portugues em São Paulo disseram que isso não era possível, visto ela ser filha de protugueses e portanto TINHA que ser atribuião via pais. Vocês sabem se esta informação procede?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Somente com a certidão de nascimento do seu pai, vc já poderia ter dado entrada na sua atribuição. O BI do seu pai não é necessário. Mas nunca é tarde e com pai português vc pode agora obter bem rapidamente sua nacionalidade direto em Lisboa! Vc já pediu sua certidão de nascimento de inteiro teor?
Sobre o caso da sua mãe, vc não tem nenhuma informação sobre o registro de seus avós em Portugal? Pode não ser tão difícil assim localizar as certidões deles... Com a certidão ou os dados do registro de pelo menos um de seus avós seria mais simples para sua mãe obter a nacionalidade por atribuição.
´
E quase impossível obter a certidão. Mesmo porque existe toda uma história nebulosa por tra´s do casamento de meus bisavós (ele era padre), que a lenda carregada de preoconceito é contada de forma épica, mas não deve ter sido exatamente isso.
Vai dai, vai saber se permitiram que registrassem os filhos!
O melhor para ela seria via meu pai mesmo.
Mas se sua mãe souber olocal onde ele nasceu, mesmo com datas erradas, nos arquivos da conservatoria de onde ele nasceu, eles devem ter, bastardar o nome completo dele e a filiação e a data aproximada.Quando procurei a dos meus avos, a data que eu tinha era diferente da que eles tinham e consegui, porque eu tinha os nomes dos pais deles.
Obrigado