Não sei o que fazer - nomes dos portugueses errados

Me chamo Mariana, estou dando entrada na documentação para nacionalidade para Netos.


já estou com todas as certidões em mãos apostilhadas.


Na certidão de nascimento e casamento de minha mãe que e filha de portugueses, está com divergência de nomes dos pais e avos Portugueses. Sendo assim a minha certidão de nascimento também está com o mesmo erro dos nomes dos meus avos portugueses.


Gostaria de confirmar se é necessário realizar Retificação dos documentos.


Nome dos meus avos em suas certidões de nascimento e casamento:

Jose Augusto Soares e Silva

Maria da Natividade Martins dos Anjos

nome dos pais dos portugueses da minha avó (avós de minha mãe)

Fortunato Martins

Deolinda dos Anjos


Nome dos meus avos na certidão de nascimento e casamento de minha mae (filha dos portugueses):

Jose Augusto Soares da Silva

Maria da Natividade dos Anjos Silva

dos avós de minha mãe:

fortunato Martins dos anjos

Deolinda dos anjos Martins


Nome dos meus avos na minha certidão de nascimento (meu estado civil é solteira):

Jose Augusto da Silva

Maria da Natividade dos Anjos Silva


sera que Portugal vai pedir para meu processo ser retificado?

Comentários

  • @Mariana1983 , sim, será necessário retificar.

    Os nomes devem estar iguais aos documentos portugueses!

    Vá aos cartórios e pergunte que documentos exigem para a retificação administrativa. Você mesma pode fazer, não preisa de advogado.

    Vai preencher um requerimento, juntar os documentos portugueses e assinar.

    Alguns cartórios exigem os documentos portugueses apostilados, outros não. É melhor verificar antes.

  • O problema é que já providenciei todas as certidões apostiladas e quando recebi e que pude ver a divergência nos nomes dos portugueses.

    vou enviar desta forma...

    você já viu algum caso parecido que tenha sido aprovado nestas condições?

  • editado May 2021

    @Mariana1983

    Como lhe foi dito, muito provavelmente haverá exigência para retificar. Existe uma coisa que se chama "princípio da certeza registal". Se pudesse ser feito sem a retificação, nós lhe diríamos, como dizemos a muitos.

    Se quiser mandar como está, é seu direito, mas aconselho a se preparar, e iniciar a retificação administrativa já. Vai lhe custar mais caro, porque terá que mandar os documentos retificados numa remessa separada.

    Se decidir seguir o bom conselho e fazer a retificação antes, deve demorar uns 2-3 meses, portanto você não perderia os documentos que já pediu. Apenas terá que refazer sua certidão de nascimento após a retificação.

    Se decidir mandar sem fazer, e houver exigência, e só então for retificar, terá que fazê-lo sob pressão, porque tem prazo de 20+30 dias para satisfazer a exigência, e o processo termina em 6 meses se não houver uma resposta. Então terá que responder, pedir prorrogação do prazo, depois mandar os documentos, e no total vai lhe atrasar por uns 6 meses ou mais. Depois que cai em exigência, fica tenso, porque tem que ligar por telefone várias vezes pra saber como anda. Mas você não sabe disso ainda, mas em breve vai aprender. :-)

  • No caso terei que retificar desde a certidão de nascimento de minha mãe para a minha?


    ou já posso fazer direto a minha?

    devo apostilar todos os novos documentos?

  • No caso estou com todas as certidões minha e de minha mãe em inteiro teor e com fotocópia do livro de registro todas apostiladas.

    estás devo descartar e iniciar o processo de retificação para depois fazer todas a documentação acima novamente?

    por favor, me digam qual a melhor forma a fazer para ter menor gastos...

    No caso eles não podem considerar o pedido pelo nome de meu avô, que está apenas com a divergência de e para da?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.