Dúvida - transcrição pelo correio

Eu quero fazer a transcrição de casamento de meus avós pelo correio, aguém saberia me dizer se além da certidão (autenticada e legalizada) eu precisarei enviar algum outro documento? Estou tirando a naturalização do meu pai para depois tirar a minha. Enviei tudo para Portugal e eles agora querem que eu faça esta transcrição. Estou evitando o consulado, pois o atendimento que me deram foi péssimo. Outra coisa que tenho dúvida é em relação ao endereço, pretendo fazer a trancrição e o pagamento através do correio para o Porto.

Se puderem me esclarecer fico muito agradecida.

Comentários

  • Fabiana, até onde eu sei as transcrições são feitas somente pela CRC Lisboa ou consulados. No guia da ajuda vc encontra o email do Sr Mario (arquivos centrais do Porto), sugiro que vc entre em contato com ele.
    Qdo eu fiz a transcrição do casamento dos meus pais, fiz pelo consulado em Curitiba (demorou 3 meses...) e precisei enviar a certidão do meu pai, a da minha mãe e claro a certidão de casamento inteiro teor. Não lembro de ter enviado algum formulario.
    Boa sorte!
  • No guia de ajuda ha um topico sobre transcricao de casamento pelo correio.
    Se seus avos ou um dos filhos deles caso ja nao vivam  moram em SP faca pelo consulado pelo correio. entre no site e veja os documentos necessarios. Nao é necessario ir ao consulado nem ter contato com nenhum funcionario. Demora 15 dias uteis.
    Veja no site: www.consuladoportugalsp.org.br
  • Carol e Denise, muito obrigada pelas informações, apesar da certidão de casamento de meus avós ser de São Paulo, nos moramos em Santa Catarina, portanto, se for para fazer através do consulado, terá de ser em Curitiba. O duro é que a mulher que me atendeu me disse que meu pai terá de ir pessoalmente lá. Esta mesma mulher me informou que deverei fazer a transcrição do óbito também, achei muito estranho, visto que, de acordo com o e-mail que recebi da conservatória de Lisboa, é só a transcrição do casamento que ficou pedente.Outra coisa, no site do consulado de São Paulo, diz que se ambos os nubentes forem portugueses, será necessário mandar junto o pacto antenupcial... além de aumentar muito o valor da transcrição, eu nem sei como conseguir isto. Vou mandar e-mail p/ Sr. Mario do Porto.

  • imageCarol popelier:
    Fabiana, até onde eu sei as transcrições são feitas somente pela CRC Lisboa ou consulados. Boa sorte!


    Carol, vc se equivocou, os Registros Centrais não fazem transcrições; as conservatórias do registro civil, sim.

    Fabiana, mande um email conforme eu postei no seu outro tópico em 16/08.

  • Guilherme, muito obrigada, eu deveria ter prestado mais atenção nos tópicos anteriores. Vou mandar o e-mail para lá agora mesmo.

  • imageFabiana Witthoeft:

    Carol e Denise, muito obrigada pelas informações, apesar da certidão de casamento de meus avós ser de São Paulo, nos moramos em Santa Catarina, portanto, se for para fazer através do consulado, terá de ser em Curitiba. O duro é que a mulher que me atendeu me disse que meu pai terá de ir pessoalmente lá. Esta mesma mulher me informou que deverei fazer a transcrição do óbito também, achei muito estranho, visto que, de acordo com o e-mail que recebi da conservatória de Lisboa, é só a transcrição do casamento que ficou pedente.Outra coisa, no site do consulado de São Paulo, diz que se ambos os nubentes forem portugueses, será necessário mandar junto o pacto antenupcial... além de aumentar muito o valor da transcrição, eu nem sei como conseguir isto. Vou mandar e-mail p/ Sr. Mario do Porto.

    Eu tb morava em Santa Catarina qdo solicitei a transcrição do casamento dos meus pais. Com todo o respeito, o consulado de Curitiba é um dos piores! Esperei 3 meses e tive que mandar um email para o senhor Mario explicando o que estava acontecendo no consulado, e foi ele que interveio em meu favor, agilizando tudo.  Boa sorte!
  • Fabiana, lendo alguns emails do Sr Mario (tb estou ajudando meu primo a adquirir a cidadania portuguesa) olha oque eu encontrei sobre transcrições de casamento:
    Bom dia
    >
    > O seu primo terá que enviar os dumentos por carta, indicando os
    > fins a que se destinam, bem como a referência ao nascimento do seu
    > pai, n.º , ano e Conservatória. Junta um vale postal de 120,00 €.
    > Envie para a 2.ª CRC do Porto, sita em:
    >
    > 2.ª Conservatória do Registo Civil do Porto
    > Centro Empresarial Capitólio
    >
    > Avenida da França, 358, Loja 64
    >
    > 4050-276 Porto

    Acho que esse endereço pode te ajudar!

  • Muito obrigada Carol, fico realmente muito agradecida pela ajuda, vou seguir estas instruções.

  • Só para constar: a transcricao de obito é gratuita, mas tambem obrigatoria segunda as leis portuguesas. Se quiser aproveite e faca as duas de uma vez. Veja com o Sr. Mario que documentos enviar.
  • imageDenise A. Espinal:
    Só para constar: a transcricao de obito é gratuita, mas tambem obrigatoria segunda as leis portuguesas. Se quiser aproveite e faca as duas de uma vez. Veja com o Sr. Mario que documentos enviar.
    Na época eu não sabia disso e o consulado de curitiba me cobrou 25.00 reais...
  • imageFabiana Witthoeft:

    Carol e Denise, muito obrigada pelas informações, apesar da certidão de casamento de meus avós ser de São Paulo, nos moramos em Santa Catarina, portanto, se for para fazer através do consulado, terá de ser em Curitiba. O duro é que a mulher que me atendeu me disse que meu pai terá de ir pessoalmente lá. Esta mesma mulher me informou que deverei fazer a transcrição do óbito também, achei muito estranho, visto que, de acordo com o e-mail que recebi da conservatória de Lisboa, é só a transcrição do casamento que ficou pedente.Outra coisa, no site do consulado de São Paulo, diz que se ambos os nubentes forem portugueses, será necessário mandar junto o pacto antenupcial... além de aumentar muito o valor da transcrição, eu nem sei como conseguir isto. Vou mandar e-mail p/ Sr. Mario do Porto.

    Fabiana, eu moro em SP, meus avós eram Portugueses e meu processo será por Atribuição. Estou inicialmente solicitando a transcrição dos óbitos e casamento de ambos (casaram e morreram no Brasil) via consulado por orientação do Sr. Mário da Conservatória do Porto.
    No cartório comentei que precisava do Pacto se existisse e no caso dos meus avós não havia, então pedi a certidão original de inteiro teor do casamento (R$ 42,00) e óbitos (R$ 49,00 as duas). Vou preencher o formulário do site do consulado, um para transcrição de óbitos e outro para transcrição de casamento e enviar o cheque de R$ 380,00. O importante é ter as informações corretas do Conselho e Freguesia deles.
    Minha mãe asssinará os formulários comomrequerente.
    Quando as transcrições estiverem prontas enviarei os documentos da minha mãe para o Porto onde o processo para filhos de Portugueses nascidos em Portugal é mais rápido. Segui todas as orientações do Sr. Mário e da nossa Comunidade.
    Só para vc saber que se não constar informação do pacto no cartório, não é necessário pagar a mais.
    Boa sorte! Cláudia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.