Avô italiano
Prezados tenho uma dúvida que já busquei bastante no fórum mas não encontrei a resposta.
Estou auxiliando meu sogro a tirar a cidadania portuguesa para ele pois sua mãe é portuguesa. O problema que encontrei é que para averbar o casamento de sua mãe em Portugal preciso da certidão de nascimento de seu pai, que é italiano.
Consegui a certidão na Itália e recebi o documento pelo correio naquele formato multilínguas, contendo o carimbo e assinatura do oficial do cartório. Minha dúvida é se preciso autenticar e apostilar o documento mesmo Itália e Portugal sendo membros da União Europeia ou se existe algum acordo que dispense tal exigência.
Desde já agradeço pelo seu auxílio.
Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@DSMachado
Em uma consulta anterior, eu mandei o PDF (de uma italiana) para darem uma olhada, e me responderam assim. Sendo a sua em papel está OK.
"Relativamente à sua questão, informo que a certidão em anexo, foi emitida em modelo internacional, pelo que, não necessita de tradução, nem de apostilha.
No entanto, deverá ser junto ao processo o original e não uma impressão do pdf como foi enviado eletronicamente.
Assim sendo, deverá solicitar à Conservatória que a emitiu, o envio do original, pois só assim terá valor jurídico de certidão.
Cumprimentos
A equipa de trabalho"
Muito obrigado pela orientação @gandalf !! Aproveito a oportunidade para perguntar se diante da recente agilidade relatada por colegas aqui no fórum se seria melhor realizar o pedido de transcrição de casamento aqui no consulado do Rio de Janeiro ou se seria melhor enviar os documentos para Ponta Delgada.
Gostaria de destacar que essa semana enviei um e-mail para Ponta Delgada e me responderam no mesmo sentido de sua orientação...
Desde já agradeço mais uma vez pela ajuda!!
Abraços.
Diego.
@DSMachado
É uma questão de preferência pessoal. Ambos aceitam por correio/DHL.
Eu gosto de PD, porque pedem menos documentos. Outros gostam do RJ e Santos porque paga por boleto bancário.
Depende de onde você mora, e de sua facilidade em juntar os documentos pedidos.
O tempo é o mesmo (2-3 semanas), o custo é similar (o custo da remessa é compensado pela taxa de consulado e por menos documentos), e pagar por boleto bancário no consulado, ou pelo cartão de crédito em PD dá no mesmo.
Creio que a maior diferença se nota quando dá algum problema. mas poucos notarão isso. PD é extremamente ágil e profissional, você resolve tudo por e-mail e DHL. No consulado é difícil você conseguir com quem conversar (mas a Leticialele tem contatos).