Certidão de nascimento da minha bisavó

Prezados, bom dia.

Estou tentando buscar mais informações sobre a minha bisavó, pois tenho muito interesse em tentar realizar o sonho da cidadania portuguesa.

As únicas informações que tenho, são as datas de falecimento aqui no Brasil, o nome dela, dos pais e a informação de que ela veio de Trás-os-Montes.

Segue os dados abaixo.

Nome de solteira: Amélia Joaquina Pinto

Nome de casada: Amélia Joaquina Freixo

Nome do pai: Joaquim Alves Pinto

Nome da Mãe: Ana Alves Pinto

Nome do Marido: Augusto Pereira Freixo

Data de nascimento sugerida dela: 1894 ( Portugal )

Data de falecimento: 8 de junho de 1968 ( Brasil )

Se alguém puder me ajudar, serei eternamente grato.

Um abraço a todos, muita saúde e paz!

Jair Pereira.

Comentários

  • Boa tarde Jair

    Onde você tem essa informação de que ela veio de Tras-os-montes? Porque no óbito dela, informa que ela era natural do Estado do Rio e não de Portugal.

    Você possui a certidão de casamento deles?

    Localizei que a filha deles, Abigal, nasceu e foi batizada em Trajano de Moras, no Estado do Rj, talvez haja mais alguma informação por lá http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indBatTrajA.pdf

  • @JAIR

    Trisavó?

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    387400 Ana Alves Pinto Sem Indicação Viana do Castelo Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 24 Rio de Janeiro Sem Indicação

  • JAIRJAIR Member

    Ferpirj, o meu pai que ainda é vivo me fala que quando ele era pequeno ela conversava com ele e dizia que era de Tras-os-montes, essa é a origem da informação.

    Infelizmente eu não tenho a copia da certidão de casamento deles, mas estou tentando fazer essa busca.

  • JAIRJAIR Member

    @guimoss é a minha bisavó !

  • @JAIR

    Bom dia,

    Primeiro, cuidado quando marcar uma pessoa. Tanto o @ quanto o apelido devem estar em laranja. Caso contrário, o sistema nao avisa que há uma nova mensafgem

    A pessoa que indiquei era uma possivel mãe (ana) da sua bisavó (Amélia), com base nas informações dadas.

    Nao entendi muito bem o que você quis dizer.

    Você quis dizer que achei o seu antepassado ou que o antepassado mencionado (ana) é a sua bisavó e não, Trisavó.

    Por favor, esclareça.

    Abraços

  • JAIRJAIR Member

    guimoss muito obrigado e me desculpe pelo descuido, realmente eu não sabia desse procedimento.

    Sim, Ana Alves Pinto é minha Trisavó, eu lhe respondi sem ler a sua informação por completo, me perdoe.

    Mas muito obrigado de coração pela ajuda.

    Tenha um ótimo dia!

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @JAIR

    Sem problemas, só queria confirmar. Agora você pode pedir esse passaporte no cepese por 10 euros ou pesquisar na torre do tombo.

    Se for realmente a sua trisavó, a sua bisavó deve residir no mesmo local. Uma pena que a freguesia nao estava disponível.

    Eu sugiro que você veja se no concelho de Viana do Castelo há uma freguesia homônima e comece por lá.

    Obs: Desculpa, mas você ainda cometeu um erro na marcação... você não colocou o "@" antes do apelido.

    Tem que tomar cuidado, pois a sua dúvida pode se perder entre muitas. Eu encontrei a sua mensagem na sorte.

    Abraços e Boa Sorte!

  • JAIRJAIR Member

    @guimoss mais uma vez muito obrigado, agora eu consegui inserir o @ corretamente, rsrsrs...

    Eu fiquei como uma dúvida ainda, você conseguiu localizar de onde era a minha Trisavó, é isso ? E eu consigo pegar uma cópia do passaporte dela no cepese ou pesquisando na Torre do Tombo ? Me desculpe a ignorância, mas não sei nada sobre esses processos e comecei a conversar com vocês por aqui para aprender.

    Consegue me orientar melhor ? Onde minha Trisavó residia ?

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @JAIR

    Se o passaporte for da sua trisavó (pode ser de uma pessoa homônima, que não é a sua antepassada), você pode pedir pelo site do cepese.

    Custa 10 euros e o pagamento é feito por transferencia bancária internacional. No processo de passaporte, pode ter mais dados, como o batismo e você descobriria a freguesia da Trisavó, que deve ser a mesma da bisavó.

    Primeiro, eu entraria na torre do tombo e pesquisaria pela sua bisavó, como te expliquei acima.

    O passaporte que te indiquei é do concelho (=município) de viana do castelo.

    Voce deve entrar no site da torre do tombo e pesquisar EM TODAS as freguesias (=distrito, subprefeituras, bairro ou conjunto de bairros no BR) em um período razoável.

    No seu caso, eu pesquisaria primeiro no ano de 1894. Em seguida, no primeiro semestre de 1895 e depois, no segundo semestre de 1893.

    Se não estiver nesse intervalo, o ano de nascimento ou o local da pesquisa não estão corretos e você deverá partir para próxima freguesia do concelho de Viana do Castelo.

    Eu iniciaria as buscas nas freguesias homônimas de "Viana do Castelo (Santa Maria Maior)" e "Viana do Castelo (Monserrate)".

    Se não encontrar a trisavó ou uma "Amélia filha de joaquim e ana", parta para as freguesias fronteiriças, até achar.

    Lembre-se: o Distrito (=estado) e o concelho do passaporte que te informei são de viana do castelo.

    Agora, voce terá que escolher entre fazer a pesquisa (o que pode demorar) ou pedir o passaporte da possivel trisavó, na esperança de localizar a freguesia e a sua bisavó.

    Depois informe o que escolheu e o resultado das buscas.

    Boa sorte!

  • JAIRJAIR Member

    @guimoss boa tarde.

    Vou definir uma estratégia de pesquisa e voltarei aqui para lhe informar com mais detalhes e certezas.

    Muito obrigado pela atenção e direcionamento.

    Saúde e paz pra você e sua família.

    Meus cumprimentos.

    Jair Pereira.

  • JAIRJAIR Member

    @guimoss boa tarde.

    Estou procurando é já enviei e-mails para o CEPESE e para a TORRE DO TOMBO em relação a pesquisa e estou aguardando retorno para alinhar pagamentos, quando for o caso.

    Me tire mais uma dúvida por favor.

    Com o número do ID abaixo eu consigo fazer alguma pesquisa com mais precisão ? Pois não estou conseguindo entender muito bem o procedimento para realizar as pesquisas.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    387400 Ana Alves Pinto Sem Indicação Viana do Castelo Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 24 Rio de Janeiro Sem Indicação

    um abraço e mais uma vez muito obrigado pela atenção.

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @JAIR

    Boa tarde,

    Não há necessidade de enviar emails a torre do tombo.

    Com relação ao cepese, voce deve aguardar o email de volta, para ver se há mais informações, pois o passaporte em questão está meio vazio de dados.

    Você tem que pesquisar do jeito que te falei.

    Para pesquisar da ana (se esta for sua antepassada), você deve ir de 9 a 12 meses antes do nascimento da amelia para trás. Nao há outro jeito.

    O que voce deveria se focar é usar essa informação do concelho no passaporte da ana e buscar pela amelia em viana do castelo, como te expliquei.

    Boa sorte!

  • JAIRJAIR Member
    editado May 2021

    @guimoss

    Sei que vai ser difícil, mas vou seguir na luta e usando suas valiosas orientações.

    Obrigado pela paciência e atenção dada.

    Um abraço!

  • @JAIR

    Eu iria pela ana como te faleu antes, mas isso é com você.

    Abraço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.