Preciso de que documento?
Gente bom dia ,minha dúvida é a seguinte, meu avô materno é português está com tudo ok no consulado, minha mãe tirou a cidadania dela já possui cartão cidadão. Eu entrei com o meu pedido, porém quando eu nasci só tive o registro da minha mãe, meu pai só veio me registrar eu já tinha 8 anos porém ele NÃO é o português, agora a conservatória está me pedindo um documento que serviu de base para essa alteração, fui até o cartório peguei a cópia do processo interno do cartório pois ele foi me registrar por que ele quis não foi obrigado. Porém não sei que documento eles estão precisando....alguém sabe me informar/ ou passou por isso???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@VanessaAlho
É assim mesmo. Leia aqui, no último parágrafo, e depois clique na última palavra "Perfilhação". https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/estabelecimento-da/
Eles precisam do documento original que gerou a anotação na certidão. Depende de como foi feita essa perfilhação. Pode ter sido feita no cartório, e nesse caso precisa da fotocópia do documento no cartório. Houve um tempo que a lei brasileira permitia incinerar esses documentos, e muitos foram perdidos assim. Somente depois de um ano é que eles mudaram, obrigando a fazer um microfilme antes.
Se foi feita em juízo, o juiz tem que abrir o processo (que deve estar lacrado em juízo). Tente conseguir primeiro sem advogado, fazendo uma petição ao juiz, explicando o motivo que é nacionalidade portuguesa. Sele autorizar, obtenha uma cópia reprográfica.
Talvez a @Leticialele possa lhe ajudar com mais detalhes.
Por que esse é o seu primeiro post, já com o caso enrolado? Fez de sua mãe e o seu sem perguntar nada, e agora veio chumbo grosso?
@VanessaAlho , se o reconhecimento de paternidade foi feito voluntariamente, peça ao Cartório cópia autenticada do processo administrativo. Certamente seu pai foi voluntariamente ao Cartório, onde assinou um requerimento requerendo a averbação de seu nome na sua certidão.
Apenas você, pessoalmente ou advogado com poderes específicos pode fazer isso, pois esses processos, de acordo com a legislação brasileira, são sigilosos.
Vá ao Cartório em que foi registrada e solicite ao escrevente ou, eventualmente, ao tabelião, a cópia dos documentos. Leve a carta de exigência da Conservatória.
Gente muito obrigada foi exatamente esse documento que enviei, agora vou esperar pra ver se foi só isso, acredito que eu não estava conseguindo me explicar com eles. Sim eu arrumei todo o documento do meu avô sozinha fiz tudo, depois ajudei minha mãe tirar a dela e também tudo certo sozinha , fui em cartório, consulado tudo certo na minha vez começa a palhaçada kkkkkk mas obrigada, eu li bastante e não vi nada dizendo que eu não tenho direito a cidadania , o meu medo era esse ,mas vamos aguardar obrigada
@VanessaAlho , sendo filha de portuguesa, seu direito à cidadania é garantido. Essa exigência visa colocar ou não o nome de seu pai na certidão. Para que o nome conste, terá que apresentar os documentos que deram origem à averbação feita à margem de seu registro de nascimento. Não se preocupe.
Bom dia , preciso saber se já teno todos os documentos para dar entrada na cidadania de filho para filho de português ?
vi essa informação mas ainda tenho dívidas
Que documentos devem instruir o pedido?
Eu estou em mãos :
Certidão do meu Pai Português enviada pelo distrito de Viseu
Minha certidão de nascimento de inteiro teor com foto do livro apostilada
OBS: meus pais nunca foram casados .
É só isso mesmo ? de acordo com uma resposta anterior de vocês acredito que já possuo tudo