Bisavós casados em Portugal

Ola!

Meus bisavós eram primos e se casaram em Portugal em 1922 - eu tenho uma cópia da certidão de casamento deles, número da folha, livro, etc...

Solicitei para o Distrito de Guarda a certidão de nascimento do meu bisavô, uma única certidão basta? Ou o ideal é pedir da minha bisavó também?

Bisavo - Jose Mateus Sobral 19/09/1896

Bisavo- Maria da Conceição sobral 27/09/1899

Eu tendo essas certidões em mãos, eu preciso da certidão e nascimento da minha avó + a certidão de casamento para dar sequência ao pedido para a minha mãe - no caso a neta do Português?- ou apenas a certidão de nascimento basta?

Minha mãe divorciada, sem alteração no nome... basta enviar o passaporte como documento? Ou precisa da certidão de nascimento?


Muito obrigada!

Comentários

  • @Fertap

    Basta a certidão do português que vai usar para fazer a nacionalidade por ele (ou ela). De preferência aquele que foi o declarante na certidão da filha brasileira. Se tiver a certidão de casamento informatizada, pode mandar uma cópia simples para fixação do nome (estando averbada ao assento de nascimento é opcional, mas se tiver não custa mandar, principalmente sendo a certidão de batismo do bisavô).

    A sua avó brasileira, descendente do português precisa somente a certidão em inteiro teor apostilada. Por ser casada, mande também a certidão de casamento dela em inteiro teor apostilada, para comprovação do nome de casada. (Não precisa nada do avô)

    Da sua mãe, a requerente, certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro apostilada. Se não houve mudança de nome nos documentos, não precisa enviar a certidão de casamento.

    Juntar o RG dela (menos de 10 anos de emissão), certificado e apostilado. Pode alternativamente ser usado a cópia do passaporte válido certificado e apostilado, em que conste a filiação.

    Pagamento da taxa por cartão de crédito https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Cópia do e-mail de confirmação do pagamento.

    Form-1D que recebeu por e-mail, preenchido e levado para assinar no cartório diante do tabelião para certificar por autenticidade.

    Se sua mãe tem mais de 70 anos, Prova de Vida feita presencialmente no consulado.

  • FertapFertap Member

    Muito, muito obrigada pela ajuda!!!

  • FertapFertap Member

    Mais uma pergunta se puder me ajudar, recebi o e-mail do arquivo digital, porém eles dizem:

    “Por razões de preservação dos documentos originais não emitiremos certidão de cópia integral.” Esse documento é válido?

    Muito obrigada novamente!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.