Dúvida preenchimento formulário

editado October 2021 em Dúvidas básicas

No campo assinaturas do formulário 1D; onde há “ local”, devo colocar apenas “ Brasil “ ou apenas o Estado ou “Estado, Brasil “

@Leticialele

Comentários

  • editado May 2021

    @A1920 , pode colocar apenas "Estado"

    No meu, coloquei apenas Rio de Janeiro

  • Perfeito. A única linha que tenho que assinar é a primeira, sendo a outra abaixo devo deixar em branco. Certo?

  • @A1920 , sim. Há duas linhas para o caso de menores ou quando há dois procuradores.

  • AleAle Member

    @Leticialele boa noite.

    Estou preenchendo o formulário 1D.

    Meu endereço é muito grande e não cabe nos campos "Residente em".

    Eu usei inclusive os quadrinhos que estão ao lado do campo Código Postal.

    Como devo proceder?

    Obrigado.

  • @Ale , tente abreviar alguma coisa!!

    Ex: Rua Professor Pardal de Almeida e Castro , 1289, lote A, bloco 3 apto 201:

    R. Prof. Pardal de A e Castro, 1289 lt A Bl3 ap 201

  • AleAle Member

    Bom dia @Leticialele @Leticialele

    Abreviei ao máximo e mesmo assim não cabe rs.

    Meu endereço é enorme.

    Vou ter que tirar algumas palavras.

    Vai dar certo.

    Obrigada pela ajuda.

  • @Ale , boa sorte!! Use os espaços ao lado do código postal, também!!

  • AleAle Member

    @Leticialele bom dia.

    Me tire uma dúvida, por favor.

    O número do assento de nascimento do meu avô solicitado no quadro 2 do Formulário 1D é o do assento informatizado?

    É assim como coloquei no exemplo?

  • @Ale , sim, é o número do assento informatizado e a Conservatória é a de Registos Centrais.

  • AleAle Member

    @Leticialele muito obrigada mesmo.

    Sim. Vou enviar tudo para Conservatória de Registros Centrais.

    Devo enviar por DHL junto com o processo do meu irmão.

    Acredito que já tenho quase tudo.

    • Certidão de Nascimento (Neta) Inteiro Teor Cópia Reprográfica com firma reconhecida e apostilada .
    • Certidão de Nascimento (Neta) Inteiro Teor Digitada com firma reconhecida e apostilada.
    • Certidão do filho do português Inteiro Teor Cópia Reprográfica com firma reconhecida e apostilada .
    • Certidão do filho do português Inteiro Teor Digitada com firma reconhecida e apostilada.
    • Certidão de nascimento do meu avô português com o casamento transcrito.
    • Cópia do Passaporte apostilada.

    Falta só pagar o formulário 1D e assinar por autenticidade no Consulado.

    E vou deixar para emitir os antecedentes criminais na PF perto de quando for enviar a documentação.

    Não sei se esqueci alguma coisa rs.

    Sem este grupo não saberia nem por onde começar.

    Obrigada @Leticialele e a todos do grupo que têm me ajudado muito.

  • @Ale , pode assinar e reconhecer a firma por autenticidade em qualquer Cartório de Notas, não precisa ser no Consulado!

    Pague o Formulário 1D com cartão de Crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1D com o recibo no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao cartório para assinar.

    Mande, também, um print do email que encaminhou o Formulário.

  • AleAle Member

    Que bom @Leticialele.

    Vou assinar no cartório então.

    Isso facilita muito.

    Seguirei esse passo a passo que você falou.

    Depois conto aqui o resultado.

    Mais uma vez agradeço por toda a ajuda.

    Obrigada mesmo.

  • Prezados,

    Estou fazendo o processo para a minha mãe e preenchi o formulário 1C. Após autenticado ele precisa ser também apostilado?

    Para os documentos da minha mãe (indentidade e CPF), as cópias autenticadas também precisam ser apostiladas?


    Grato pela atenção mais uma vez.

  • @heliotheodoro se estiver mandando diretamente para Portugal (ACP): formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade, não precisa apostilar; cópia autenticada e apostilada do RG. Se ao falar CPF você está se referindo aquele cartão do CPF, não precisa mandar essa cópia. Basta a cópia autenticada e apostilada do RG.

  • Muito obrigado, gsilvestre !

  • Amigos , boa tarde. Acho que cometi um deslize:

    Já estou com todos os documentos para iniciar o processo de cidadania de minha mãe. Porém, imprimi e preenchi o formulário 1C separadamente, de maneira avulsa, sem efetuar o pagamento. Inclusive já colhi a assinatura de minha mãe e reconheci firma.

    Gostaria de efetuar o pagamento do vale postal, inserir o número do vale postal no formulário e enviar para Portugal. Esse procedimento é permitido? Ou só é válido o formulário 1C que recebemos após o pagamento?

  • @heliotheodoro , não há problema!

    Pague o Formulário com cartão de crédito, imprima o que receber, com o recibo no cabeçalho , bem como o email que o encaminha, que também vale como recibo.

    Junte ao Formulário que você já tem preparado, com um clipe, e mande juntos.

  • @Leticialele , obrigadoooooooo !!!!!! Grande abraço.

  • @Leticialele , abusando da sua boa vontade, mais uma questão:

    Há algum tempo vc sugeriu que eu enviasse os documentos para o Registro Central , no Porto.

    Um amigo informou que outros balcões nacionais aceitariam e que talvez o balcão de Braga fosse uma boa opção, pois ele havia feito por lá e o processo foi rápido.

    Essa informação procede? É possível e vale a pena enviar para um outro balcão?

    Grato mais uma vez.

  • @heliotheodoro , não sei como está o andamento na CRC de Braga, É possível que seja rápido, mas não temos certeza.

    Sugerimos o ACP porque é uma Conservatória grande, tem 12 conservadores, e os processos de maiores estão levando, no máximo, 6 meses.

    As demais Conservatórias têm, em sua maioria, apenas 1 Conservador. Considero arriscado, o processo pode ser rápido, mas também super demorado.

    Se fosse eu, não arriscaria e iria para o seguro ACP.

  • Entendi, @Leticialele . Muito obrigado mais uma vez.

  • Boa tarde a todos!

    Enviei a documentação para o ACP.

    Vi que chegou no dia 30 de setembro, mas e agora? Como acompanho o processo? Devo esperar algum e-mail com instruções do ACP? Por quanto tempo devo esperar? Há algum link para informações processuais?

    Obrigado Pessoal !

  • @heliotheodoro , vai receber um email, com endereço @noreply...., com o número do processo e a chave de acompanhamento do processo no site da nacionalidade. Verifique também na sua caixa de spam. Leva uns 15 a 20 dias para eles mandarem. Relaxe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.