Netos nascidos na Inglaterra, mas com cidadania Brasileira.

Oi gente, sou meio antiga no fórum, fiz minha atribuição como neta em 2016 com a ajuda de vocês e agora estou tentando ajudar meus primos com a deles.

A diferença é que eles nasceram na Inglaterra e toda vida estudaram por lá. Então não tenho como ter um comprovante de histórico escolar provando que eles falam português. Eles falam, mas foram ensinados em casa pois são filhos de brasileiros e netos de português.

Eles possuem certidão de nascimento brasileira e carteira de identidade brasileira também, além da inglesa.

Li em outro tópico que para brasileiros a língua já é presumida, então não precisa mais enviar histórico (eu enviei o meu na época). Isso confere mesmo? não corro o risco de cair em exigência da comprovação da língua e jogar dinheiro fora?

Atualmente eles moram na inglaterra, eles conseguiram toda a documentação pelo consulado brasileiro lá? e fazer o envio para portugal? As certidões eu até conseguiria por aqui, mas pelo menos o formulário tem que ser assinado por eles, então não sei o que seria mais fácil.

Obrigada já por qualquer ajuda.

Comentários

  • @anabiamattos , peça as certidões necessárias aqui no Brasil.

    Se vão fazer o processo como netos, não precisa comprovar o conhecimento da língua.

    O reconhecimento da assinatura nos formulários pode ser feito no Consulado de Portugal mais próximo para eles.

    se os pais estão vivos, muito mais garantido e rápido fazer o processo de atribuição deles, pelo artigo 1C e, depois, dos filhos, mandando os documentos para o ACP

  • @Leticialele Obrigada pela resposta.

    Minha tia já faleceu (a filha do portugues), então terá que ser como netos mesmo.

    Mas eu teria que juntar as certidoes que pedi aqui com o formulário assinado por eles ainda, certo?

  • @anabiamattos , sim, o formulário 1D

    Pague os emolumentos com cartão de crédito e irá recebe-lo com o recibo impresso no cabeçalho. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Pode enviar as certidões obtidas aqui e, de lá, eles enviam, pelos Correios, para a Conservatória dos Registos Centrais

  • @Leticialele desculpa a insistência, estava checando sie do IRN e dizia que a língua portuguesa é presumida desde que tenha morado 5 anos em Portugal. Alguém aqui já mandou o processo sem comprovante da língua e conseguiu? Tô com medo rs


  • @anabiamattos , para brasileiros e outros nativos de países lusófonos o domínio da língua é presumido. Não precisa se preocupar!!

  • Obrigada!

  • @anabiamattos

    Lembre-se: para nacionalidade de netos, tem que apresentar a certidão de antecedentes criminais 1) dos países em que viveu após os 16 anos, 2) do país de nascimento, e 3) de todos os países dos quais tem nacionalidade.

  • Não esqueci das certidões. Essas já estavam na lista. Obrigada @gandalf

  • Desculpem a "encheção" de saco...

    Meus primos me enviaram as certidoes de nascimento e RG brasileiros e vi que no RG consta;

    Naturalidade: Inglaterra

    E na certidão consta que é uma transcrição: Certifico que no livro tal, folha tal, consta a transcrição de nascimento de Antonio, nascido na Inglaterra, etc...

    Isso pode gerar problema?


    Obrigada demais já pela ajuda

  • @anabiamattos , entendo que, nesse caso, a atribuição só poderá tramitar na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

  • editado May 2021

    @anabiamattos

    O filho pode ter nascido em qualquer lugar, e poderá escolher a conservatória que desejar (mas recomendo o ACP).

    Somente se o pai/mãe português não tiver nascido no BR ou em PT, é que terá que fazer pela CRCentrais.

  • @gandalf é processo de neto. Minha tia (Brasileira, filha de português) já é falecida então não tenho como fazer direto.

    Eu achei que processo de atribuição para netos era somente por Lisboa agora.

    De qualquer forma já mandei eles se prepararem para uma possível pendência com relação ao idioma.

    Muito obrigada pela ajuda.

  • @anabiamattos

    Sim, como neto somente na CRCentrais.

    E nesse caso não terá problema com o idioma, porque a CRCentrais é um dos locais habilitados para fazer a tradução dos docs.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.