Documentos Nacionalidade - Neto

Amigos, boa tarde.

Consegui localizar os documentos de baptimo/nascimento dos meus avós, ambos portugueses.


José Ribeiro - 6/09/1899:

https://tombo.pt/f/pfr08

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1267820 (PT-ADPRT-PRQ-PPFR08-001-0019_m0053.tif)

Maria Luisa - 10/07/1906:

https://tombo.pt/f/lsb30

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5931734 (PT-ADLSB-PRQ-PLSB30-001-B42_m0257.tif)


Para entrada no processo, verifiquei site do consulado no RJ, SP, IRN e justica.gov.pt e todos solicitam somente:

  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Certidão de nascimento do progenitor (filho do português); e
  • Dados para localização do assento do português.

Se possível documentos inteiro teor, copia reprográfica e apostilados.

Até aí, tudo bem. Tenho os dados para emissão de todos os documentos, sem problemas.

Minhas dúvidas são:

  • Para o requerente, é preciso emitir também a certidão de casamento e documento de divórcio, emitir em inteiro teor, apostilar e copia reprográfica?
  • Para o progenitor, precisa de casamento e óbito inteiro teor aposilado?
  • Para os portugueses, é obrigatório ter o documento do casamento?

Os documentos inteiro teor, apostilados e copia reprógráfica estão muito caros, então não tenho condições para iniciar o meu processo caso precise de todos eles inteiro teor, apostilados e copia reprográfica.

Além da questão financeira, eu não consigo localizar o casamento dos portugueses de maneira nenhuma. Dando entrada no pedido com base no homem, que não muda de nome após o casamento, eu ainda assim precisaria do casamento deles?

Aproveito para agradecer a ajuda todos durante todo o processo de busca.

Obrigado.

«1

Comentários

  • @rodrigorangel_ :

    Seus avós casaram em Portugal? Se casaram no Brasil e ambos eram portugueses, certamente terá que transcrever o casamento deles em Portugal

    As certidões a serem mandadas são:

    Certidão de nascimento do requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Certidão inteiro teor do ascendente (filho(a) do português, apostilada;

    Certidão de nascimento do avô português (se foi ele o declarante do nascimento do filho até 1 ano de idade) - se nasceu antes de 1911, certificada pelo Arquivo Distrital. Se nasceu após, cópia simples do civil online.

    Quanto a essas dúvidas:

    • Para o requerente, é preciso emitir também a certidão de casamento e documento de divórcio, emitir em inteiro teor, apostilar e copia reprográfica? Se o requerente casou e trocou de nome após o casamento, mandar uma certidão inteiro teor do casamento APENAS para justificar a troca de nome. Não precisa apostilar.
    • Para o progenitor, precisa de casamento e óbito inteiro teor aposilado? Não, apenas a de nascimento inteiro teor
    • Para os portugueses, é obrigatório ter o documento do casamento? Pode mandar, se casaram em Portugal. Se casaram no Brasil, certamente terá que transcrever o casamento.


  • editado May 2021

    @Leticialele

    O meu problema é não ter o casamento deles. A história que me é passada é que casaram-se por procuração, ele no Brasil e ela em Portugal, morando em Póvoa de Varzim, sendo este casamento registrado lá em Portugal, por ela.

    Tenho receio de iniciar o processo sem a documentação do casamento e indeferirem meu processo.

  • @rodrigorangel_ , se o casamento foi registrado em Portugal, não terá problema. Peça uma certidão de casamento pelo civil online. Ou o casamento deve estar averbado na certidão de nascimento dela.

  • editado May 2021

    @Leticialele acessando o site, pede a data do casamento e localização que eu não sei. Como posso proceder?

    E sobre o restante da documentação? Sabe informar se preciso enviar meu casamento/divórcio inteiro teor e apostilado e casamento/óbito da minha mãe?

  • @rodrigorangel_ , coloque Distrito, Concelho e Freguesia da avó. Na data, coloque qualquer dia, qualquer mês, e ano 1927

    Em informações adicionais, diga que não sabe se as informações estão corretas. Coloque os nomes dos pais de ambos!!

    Você NÃO precisa mandar sua certidão de casamento/divórcio, nem casamento/óbito da sua mãe!!

  • editado May 2021

    @Leticialele infelizmente não consegui finalizar. Me retorna que somente é possível a busca para nascimentos inferiores a 100 anos.

  • @rodrigorangel_

    Esse é um bug conhecido do site. Não se preocupe.

    Preencha a data de nascimento como 1927 (qualquer data acima de 1921). Ponha datas fictícias mesmo.

    No campo de informações adicionais você explica as datas certas que sabe, e qualquer informação que precise. Esses dados vão ser lidos por uma pessoa, um ser humano, e não uma resposta automática da maquina. Ele/ela vai ler e entender o que você explicar, e agir de acordo.

  • Retificando: José Ribeiro - 5/09/1899.

  • @rodrigorangel_ , você tem que pedir a certidão de casamento dos dois portugueses, coloque anos fictícios, como o @gandalf explicou;

  • Sim! Estou colocando um texto dando todos os dados possíveis, os links dos baptimos que coloquei lá em cima... tentando facilitar ao máximo para ver se dá certo!

  • editado May 2021

    Acabei de solicitar no site conforme me instruíram e recebi no e-mail a confirmação de pagamento.

    Como eu faço para acompanhar o status da minha busca? Somente aguardando os contatos por e-mail?

    Aproveito para agradecer toda ajuda.

  • @rodrigorangel_ , fique de olho no seu email , incluindo o spam. Deve receber em até 24h!

  • editado May 2021

    Até o momento, não recebi nenhum retorno direto do civil online, somente este e-mail a seguir:

    Não entendi o que significa. Se não foi localizado, não foi nem buscado o documento, se foi localizado e preciso emitir com o civil de Povoa...


    Poderiam me ajudar a entender?

  • @rodrigorangel_ entre em contato com a conservatória no telefone informado

  • O problema é o telefone ser de Portugal... não queria ligar, gastar a ligação internacional "a toa", pois a informação de casmento em povoa é imprecisa.

  • @rodrigorangel_

    Assine Skype pré-pago. Dizem que R$15 com recarga automática faz maravilhas. Liga pelo app no celular ou pelo computador.

  • Boa idéia! Farei isso então.


    Obrigado, gente.

  • @Leticialele, nesse caso da troca de nome no casamento que você citou, se essa troca de nome está averbada na certidão de nascimento brasileira é necessário enviar a certidão de casamento mesmo assim?

  • @danielvilhas

    Sim, mesmo assim precisa da certidão de casamento inteiro teor certificada. Eles vão querer ver os detalhes.

  • @rodrigorangel_

    Não se esqueça de que tem que acrescentar o "+", seguido do código do país, e o número que lhe deram: +351 252 291640

    Lembrando que o horário de atendimento varia, mas em geral é das 9h as 17h, hora de Lisboa. Atualmente de 5h às 13h, horário de Brasília.

  • @gandalf valeu! será que preciso só daquela por fotocópia ou ambas? precisa apostilar?

  • @danielvilhas

    É como eu disse: precisa da certidão de casamento inteiro teor (a digitada), certificada.

    Não precisa apostilar, porque e2 somente pra comprovar a mudança do nome, e o QRcode nela é suficiente.

  • Meus amigos, bom dia.

    Recebi o retorno abaixo:

    Teriam mais alguma dica de como proceder?

  • editado June 2021

    Seria possível eu efetuar a transcrição do casamento deles em Portugal, visto que eu tenho a certidão de baptismo de ambos? Ou somente caso eu tivesse a certidão de casamento (supondo que tivessem se casado no Brasil)?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @rodrigorangel_ você precisa localizar a certidão de casamento

    pela sua narrativa inicial, o casamento deve ter ocorrido no Brasil e não houve a transcrição em PT

  • editado June 2021

    @gsilvestre Na verdade, segundo a família diz, eles casaram com ele no Brasil e ela em Portugal, o que dificulta saber se o casamento foi assentado lá ou cá. Por parte da avó, não sabemos quando ela veio para o Brasil, não temos nada, somente o que foi encontrado pelos Arquivos Distritais.

  • @rodrigorangel_ considerando a resposta negativa da conservatória, talvez seja interessante você procurar no Brasil. Geralmente, os casamentos são registrados no mesmo cartório em que o primeiro filho do casal foi registrado. É um bom início, caso você não tenha outra pista.

  • @gsilvestre Eu já fiz isso, infelizmente. Ele veio para o Brasil em 1924 e minha mãe nasceu em 1929, então solicitei a pesquisa nesse período e não encontraram nada.

  • Alguém teria outra sugestão de como eu poderia procurar?

  • @rodrigorangel_ , procurou no Family Search?

    Não falo de pesquisa, muitos registros não estão indexados e outros contêm enganos de leitura. A certidão de nascimento de uma de minhas tias estava indexada com o nome dela e o sobrenome do padrinho! Só encontrei porque li todos os registros do livro da circunscrição em que os irmãos foram registrados!

    Com esse link. você pode procurar nos índices de matrimônios em todas as circunscrições : https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTZS-3PP?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79SR-SWN2

    Também pode procurar no site do detran rj, além dos nascimentos, tem também os casamentos: https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.