Transcrição de óbito - pandemia

Bom dia gente, eu estou tentando entrar com meu processo de ter a cidadania portuguesa por atribuição. Meu pai era português, ele nasceu em Portugal e veio para o Brasil quando era criança, ele faleceu aqui mesmo, em 2000. Eu pedi para fazerem a transcrição do óbito dele no consulado, mas está demorando um pouco (os documentos chegaram 30/01/21), não sei se a demora é normal e a pandemia não tá ajudando... Mas eu vi que algumas pessoas conseguem fazer isso pelo ACP, alguém poderia me falar se eu tenho que esperar sair pelo consulado mesmo ou se é melhor mandar direto pelo ACP? Obrigada pela atenção :)

Comentários

  • @GiselePMelo , para seu processo de atribuição, não é necessário aguardar a transcrição de óbito de seu pai.

    Mande seus documentos para o ACP. Em 6 meses, se estiver tudo correto, será portuguesa.

  • Obrigada Letícia! Mas os documentos que eu tenho que enviar são os que pedem no site do consulado mesmo? Você sabe onde eu posso encontrar as instruções para eu mandar para o ACP?

  • @GiselePMelo :

    Cópia simples da certidão portuguesa, se ele nasceu após 1911; cópia certificada pelo Arquivo Distrital se nasceu antes;

    Sua Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, ;

    Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade - RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação;

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank) pelo link - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e reconheça a firma POR AUTENTICIDADE no Cartório (assina na frente do funcionário).

    Mande os documentos para o Arquivo Central do Porto:

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Em uns 6 meses, você será portuguesa.

    :

  • Muito obrigada Letícia! Ajudou demaaaaais :D Bom dia pra você!

  • @Leticialele Oooi! Eu mandei meus documentos pra ACP no Porto e eles chegaram lá dia 17, hoje eles me mandaram uma chave de acesso para acompanhar o processo, eu entrei e consta que foi recebido, mas embaixo fala que pode demorar de 24 a 29 meses para ficar pronto. Será que está demorando tudo isso mesmo? Obrigada!

  • @GiselePMelo , ACP leva uns 6 meses para finalizar o processo , se tudo estiver correto.

    O prazo que aparece no site é genérico - vale para todos os tipos de processo.

    Relaxe e boa sorte!

  • @Leticialele Obrigada!! Bom dia :D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.