busco dados sobre meu bisavô

Meu bisavô era português e veio para o Brasil entre 1860-1890. Segundo tenho informações entrou no Brasil com 8 anos de idade.

O nome do meu bisavó com grafias diferentes nas certidões de nascimentos do meus tios:

Estevão Celso de Lacerda ou Estevão Celço de Lacerda

Ele morou na Bahia, na região Sul da Bahia (próximo a Ilhéus) onde teve três filhos: Antonio Firmino Lacerda (1902), Virgilio Lacerda (s/d) e Maria Margarida de Lacerda (1912).

Foi casado com Maria Francisca de Lacerda. Mas já encontrei grafia diferente do nome da esposa (Maria Celso Lacerda ou Maria Bela Lacerda)

Estou tendo dificuldade de localizar a entrada dele no país nos arquivos do Brasil e passaportes de saída de Portugal.

Agradeço por indicação de caminho.

Obrigado.

André

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @andredelacerda

    Quais são os nomes dos pais do Estevão?

    Os filhos nasceram no BR ou PT?

  • @guimoss

    Essa é a parte que não consigo encontrar. O nome dos pais do Estevão.

    Tentei achar nomes no Cepese, de migrantes.

    Os filhos do Estevão nasceram no BR.

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @andredelacerda

    Geralmente nas certidoes brasileiras de nascimento, aparecem os nomes dos avós maternos e paternos, como no caso dos filhos do português que você mencionou.

    o nome dos pais também aparece na certidão de casamento e, muitas vezes, na de óbito.

    Você também pode olhar no Familysearch por parentes do português ou pelo próprio.

    Em muitos casos, há a menção do local de origem que vai além da mera indicação da nacionalidade.

    No seu caso não aparece?

    Qual a nacionalidade da esposa? Deixe aqui todos os dados para uma ajuda melhor.

  • @guimoss a certidão da minha mãe tem o nome dos avós dela, que são esses acima.

    Meu caso, aparece o da minha avó que nasceu em 1912 no Brasil. A deles que não consigo encontrar o nome dos pais. Porque não acho o registro de onde vieram de Portugal.

  • @guimoss o que me avó falava é que os pais eram portugueses.

    Estevão Celso de Lacerda ou Estevão Celço de Lacerda casado com Maria Francisca de Lacerda. Mas já encontrei grafia diferente do nome da esposa (Maria Celso Lacerda ou Maria Bela Lacerda). Que vieram de portugal.

    Estou tentando buscar a certidão da minha avó.

    Pelo Familysearch fiz umas buscas mas sem achar.

  • @andredelacerda

    Oq vc sabe a respeito dos filhos do Estêvão no BR?

    Pelos filhos, voce pode achar o nome dos pais do Estêvão, que serao os avós paternos do registrado.

    Avise se tiver dados novos.

    Boa sorte!

  • jmgajmga Member

    Olá, pessoal!

    Estou tentando descobrir qual o distrito, conselho e freguesia do meu bisavô que veio de PT com 16 (conforme minha avó), veio para Rio Grande, Rio Grande do Sul. Eu tenho nome dele e dos pais dele, tenho data de nascimento dele e na certidão da minha avó diz que ele é de PT mas falta o conselho e a freguesia. Estou pesquisando nos arquivos distritais mas é mt difícil, é muita informação. Alguma dica?

  • @jmga , coloque todos os dados de que dispõe a respeito dele, pode ser que alguém ajude a encontrar!

  • Olá @guimoss !!

    O que descobri agora é que a grafia do nome do meu bisavó é Estevam Celso Lacerda, encontrei essa grafia na certidão de casamento da minha avó (1927) que pedi numa igreja. Ainda não descobrir os avós da minha avó, pois não consegui a certidão ainda.

  • @andredelacerda

    sabe se Estevão tinha irmãos e os nomes?

  • @Kleber Silva Aguiar isso que não conseguimos descobrir.

    O que sabemos é que veio da região de Amargosa-BA, mas antes supostamente chegou no Brasil em um navio vapor, com idade de 8 anos.

    Creio que foi plantar café na região de Amargosa-BA. Nunca descobrimos sobre os irmãos dele, porque minha avó e os dois irmãos já faleceram.

  • @andredelacerda

    precisa de algum documento com a filiação do Estevão

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.