Localizar certidão de Nascimento

Pessoa preciso de uma ajuda..

Estou tentando dar início ao processo da minha mãe em Portugal. Localizei todas as certidões para o processo todo... menos a de nascimento do meu Bisavô que ninguém que ainda está vivo na família sabe onde ele nasceu. Na certidão de casamento realizado no RJ não consta nada. Consegui a certidão de casamento no religioso e o que consta nela como local de nascimento, não consegui localizar.. Fiz a tentativa de localizar por uma pagina da internet que busca certidões- a qual localizou as de casamento e nascimento da minha bisavó - e depois tentei por uma dessas empresas que fazem o processo de nacionalidade, que tinham o serviço de um genealogista, para fazer a busca da certidão dele e não foi localizada tb. Fiz uma solicitação pela internet para o Arquivo Nacional no final de dez20, para tentar localizar a entrada dele no Brasil de alguma maneira, mas com a pandemia isso está parado.

Também entrei em contato com o cartório que fez o casamento para tentar o Desarquivamento do processo de habilitação do casamento, mas eles me informaram que os documentos foram incinerados depois de 5 anos.

Alguém tem alguma idéia de onde posso mais procurar ?

Vou deixar algumas informações sobre meu bisavô :

Nome José Alves Dias

nasc : 17/12/1885

Pais : José Alves da Costa e Rosa Alves Dias

Estima-se que veio para o Brasil em 04/09/1897 - não sei se saiu de lá nessa data ou foi a chegada no Brasil e parece que veio por um Vapor chamado Nailer.

Na certidão de casamento do religioso consta que ele era da Freguesia de Santana do Arcebispado de Braga, mas como disse as duas pessoas que trabalham com isso e buscaram , não localizaram essa freguesia.

Fiz pesquisas pelo Family Search e não localizei tb.

Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço imensamente, pois se não conseguir essa certidão pelo que me informei não posso dar entrada no processo da minha mãe.

Fico no aguardo

Renato

Comentários

  • @RenatoLoboJr , você, no outro post, disse que o casamento foi realizado em 1913 na 6ª pretoria!

    Respondi lá, e você interpretou mal...

    A 6ª Pretoria em 1913 tinha 1º e 2º Ofícios.

    A partir de 2012, se tornaram 9º e 10º RCPN.

    O 9º RCPN é em São Cristóvão - https://www.cartoriosaocristovao.com.br/

    O 10º RCPN é no Méier - https://www.cartoriomeier.com.br/

    É nesses cartórios que você tem que procurar a certidão de casamento!

  • @Leticialele , entendi mesmo que era para procurar na atual que é a 3ª.

    Mas conforme me informaram na 3ª, os documentos de todos os cartórios não são incinerados depois de 5 anos ?

  • @RenatoLoboJr , peço desculpas mais uma vez.

    Não incineram os livros, é claro!

    Talvez tenham incinerado os documentos de habilitação do casamento, mas creio que você os encontre no Arquivo Nacional. Consegui o processo de habilitação do casamento de meus avós, ocorrido em 1920, lá. Foi antes da pandemia, está bem mais complicado agora.

    Mas, talvez, na certidão de casamento, tenha o local de nascimento dos nubentes!

  • @Leticialele


    Falei hj com os 2 cartórios e ambos descartam os documentos do casamento depois de 5 anos. No arquivo nacional, entrei em contato via e-mail ano passado solicitando a procura de algum documento dele, mas como vc disse, com a Pandemia está tudo complicado, para não dizer parado.

    Com relação a informação na certidão, na de casamento civil eu tenho uma imagem digital dela e não consta. Na imagem digital que tenho do casamento religioso que consegui tb, tem uma informação, que é a que coloquei no tópico ali em cima, mas as duas pessoas que procurei que trabalham com isso não conseguiram localizar a Freguesia em questão e nem pelas buscas feitas... :( :(

    Não sei mais para onde correr ... hehehe

  • editado May 2021

    @RenatoLoboJr , andei fazendo uma pesquisa nas antigas Freguesias portuguesas. Vimieiro, em Braga, era Santana do Vimieiro!! Fiz uma busca rápida, mas não encontrei o assento nem em 1885 nem em 1886.

    Era comum os homens também enganarem a idade... Por que você não faz uma busca em anos anteriores? https://tombo.pt/f/brg61

    Mais tarde, se eu tiver mais tempo, dou uma olhada também!

    Também pode procurar nos passaportes do Governo Civil de Braga! https://tombo.pt/d/braga

    A chave, nesses casos, é ter paciência e persistência!!

  • @Leticialele

    A pesquisa no site do tombo eu fiz a pesquisa em vários conselhos e freguesias- mas não em todos que constam no site - e não achei heheehe já tinham me indicado essa pagina. É como se a Freguesia de Sant´Anna do Arcebispado de Braga, não existisse hehehehe

    Essa pagina com os passaportes não sabia.. vou dar uma olhada!!


    Mas muito obrigado pela ajuda que está me dando..

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @RenatoLoboJr

    Ola, eu vi a sua situação e tive o seguinte pensamento:

    SERÁ QUE O ARCEBISPADO DE BRAGA EQUIVALE À DIOCESE DE BRAGA EM PT?

    Eu cheguei a essa hipotese, pois essa informação você conseguiu surgiu de uma certidão BRASILEIRA de casamento religioso.

    Se for DIOCESE DE BRAGA, isso significa que você deve procurar em vários distritos, não só no de Braga.

    Essa Diocese engloba os Distritos de VILA REAL, BRAGA E VIANA DO CASTELO (creio que nao inclui Viseu, Guarda, Bragança e Aveiro).

    Talvez seja interessante você focar nesses locais ou em outros que se encontram na Diocese de Braga.

    Possíveis passaportes e/ou locais de busca, se a minha teoria estiver certa:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    151370Manuel Alves DiasSem IndicaçãoViana do CasteloSem IndicaçãoSem IndicaçãoCarpinteiro26ManausSem Indicação

    232355Antonio Alves DiasSem IndicaçãoViana do CasteloSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação22ManausSem Indicação

    251838Joaquim Alves DiasCaldelasGuimarãesJoao AlvesAna DiasPresbitero?37ManausCasado

    358645Maria Alves DiasCastelo do NeivaViana do CasteloJosé Alves DiasEmília Dias VieiraLavradeira20FrançaCasado

    390926Joaquim Alves DiasMontalegreMontalegreDomingos Alves DiasSem IndicaçãoTrabalhador25Rio de JaneiroSolteiro

    403064Claudino Alves DiasEsposendePóvoa de VarzimMatias Alves DiasClaudina Domingues de CarvalhoBarbeiro18SantosSolteiro

    449474Manuel Alves DiasVila RealPortoJoão AlvesAna MoreiraAgricultor33Rio de JaneiroCasado

    456968José Alves DiasMontalegreMontalegreSem indicaçãoSem indicaçãoSem indicação27Rio de JaneiroSolteiro

    Obs: eu também olharia nos Distritos do Porto, Aveiro e Viseu, pois nesses distritos há muitos sobrenomes parecidos.

    Obs2: olhe a naturalidade e não o concelho, pois, às vezes, esse último é o local do embarque.

    Boa busca!

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @RenatoLoboJr

    Eu estava ajudando um outro membro do fórum e descobri que a seguinte localidade tem como Orago "Santa Ana", o que poderia indicar, junto com o que disse antes, que é local de busca:

    DISTRITO DE VIANA DO CASTELO

    CONCELHO DE MELGAÇO

    FREGUESIA DE PAÇOS

    Algumas das dicas anteriores fotam úteis?

    Abraços

  • @guimoss


    Ainda estou olhando os registros de passaporte, pois são muitos heheheh Mas ajudou pq não tinha visto aquele arquivo ainda.

    Obrigado por essa dica, vou procurar nelas.


    Grande abraço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.