Certidão de nascimento do avô e bisavô do meu avô.

Olá, Boa Tarde.

Meu nome é Victor, e sou um brasileiro morando no exterior e eu sinto que já gastei minhas opções com incontáveis cartórios, sites como FamilySearch e registros antigos no Brasil. Se puderem me ajudar de qualquer forma, eu agradeço muito! Meu avô Marcos já é de idade avançada e quero ajuda-lo em seu sonho de provar que é Português.


-- Procura-se certidão de nascimento ou casamento (não de óbito) de:

Antonio Rodrigues Figueira, filho de Domingos Figueira. Nasceu: 1859, em Portugal. Morreu: 13 de Agosto de 1914, no estado de SP, Brasil.

E/OU:

Joao Rodrigues Figueira, filho de Antonio Rodrigues Figueira & Guilhermina De Jesus. Nasceu: 2 de Abril de 1898, em Portugal (Possivelmente). Morreu: 17 de Marco de 1968, em Pres. Prudente, SP, Brasil.


-- História de Fundo:

Eu gostaria de achar algum documento sobre o avô do meu avô Marcos, chamado João Rodrigues Figueira que prova que ele é Português, como sua certidão de Nascimento ou de Casamento.

Porém, não sabemos em que parte de Portugal que ele nasceu. O que sabemos é que João nasceu em 2 de abril de 1898 no exterior e, enquanto criança, foi trazido para o Brasil pelos pais. Não encontramos nenhuma certidão de nascimento no Brasil para o João, o que fortalece a ideia de que ele já havia nascido em Portugal.

O que sabemos com certeza é que o pai de João, ou seja, o bisavô do meu avô Marcos, Antônio, é português. Antônio Rodrigues Figueira, filho de Domingos Figueira, nasceu em 1859 e é o bisavô do meu avô. Ele se casou com uma mulher chamada Guilhermina De Jesus antes de vir para o Brasil, onde comprou uma Fazenda em Piraju, SP.

Guilhermina morreu, Antônio casou de novo e foi assassinado pelo enteado por conta do dinheiro que trouxeram de Portugal, deixando o João órfão com os 16 anos. Dizem que os mesmos que mataram Antônio, foram os que atearam fogo no cartório de Piraju em 1914 (algo que o mesmo pode confirmar), para impedir discrepâncias na herança. Por exemplo, a cidade até tem o registro das ossadas de Guilhermina, mas não existe Certificado de Óbito dela mais.

João Rodrigues Figueira foi casado duas vezes, com uma das esposas sendo Maria Benedicta da Silva. Os filhos dele foram 13, sendo estes Margarida, Ester, Marina, Mauro, Mario, Mariza, Antônio (filho) e João (filho). 

Quando João morreu e seu óbito foi registrado, foi feito pelos seus vizinhos, sem a presença de familiares ou documentos, segundo as próprias notas do notário. Ele foi erroneamente registrado como Brasileiro no seu certificado de Óbito e nenhum de seus filhos se importou de corrigir enquanto em vida.


-- Detalhes:

Já procuramos a antiga loja do João e a antiga hipoteca da casa dele na cidade de Presidente Prudente, mas nos informaram que eles não têm mais esses registros. E o João também não está registrado no TRE do Brasil, e por tanto, não possuía título de eleitor, ou se registrou diferente, ou se perdeu.

Não encontramos muito de quaisquer documentos sobre João ou seu pai Antônio no Brasil, incluindo documentos de naturalização, isso depois de falar com dezenas de pessoas e cartórios, sem nenhum sucesso.

Com isso em mente, o que eu estou procurando é a certidão de nascimento ou casamento de Antônio ou a certidão de nascimento de João. Porém, não sabemos de qual parte de Portugal ou suas ilhas os dois vieram, nem em que parte Antônio se casou.

E um pensamento adicional (se for de ajuda), um teste de DNA do meu avô informou que ele tem descendentes ou da ilha da Madeira, ou de Açores. Pode ser que Antônio e seu filho João, sejam de lá.


Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.