Ajuda com documentos certos para enviar
Tenho várias dúvidas quanto aos documentos.
Minha mãe (que é filha de portuguesa) tirou a cidadania em 2018 e já fez o Cartão do cidadão pelo consulado. Agora estou reunindo as informações para eu fazer minha cidadania também como filha de portuguesa. Mas vou enviar direto para a conservatória ACP (Arquivo Central do Porto ) ...
Por favor, me ajudem com a lista de documentos.
1- Pagamento online dos 175 euros, e formulário 1C preenchido. Com firma reconhecida por autenticidade.
2- Meu RG autenticado e apostilado.
3- Minha certidão de nascimento. São duas (uma de inteiro teor e uma outra reprográfica) ?? Ou é tudo uma coisa só?
Ambas apostiladas, certo ? Tem que assinar/reconhecer firma aqui em alguma coisa ?
4- Minha certidão de casamento - porque alterei meu nome, e tbm quero passar a cidadania para meu esposo depois..
Também é uma de inteiro teor e outra reprográfica, ou é tudo uma coisa só ? Tem que apostilar também?
5- Qual documento da minha mãe devo enviar? Só o cartão do cidadão portugues, cópia simples ?
6- Meu pai é brasileiro, o casamento deles foi averbado já pelo Consulado de Santos , preciso enviar algum documento do meu pai ?
Preciso enviar algum documento do casamento dos meus pais ?? Se sim, tbm tem que ser apostilado, autenticado..??
Obrigada desde já pela atenção !!!
Comentários
@majuLP :
1- Pagamento online dos 175 euros, e formulário 1C preenchido. Com firma reconhecida por autenticidade. Correto
2- Meu RG autenticado e apostilado. Correto
3- Minha certidão de nascimento. São duas (uma de inteiro teor e uma outra reprográfica) ?? Ou é tudo uma coisa só? Só precisa da certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada
Ambas apostiladas, certo ? Tem que assinar/reconhecer firma aqui em alguma coisa ? Não. Mande uma só. SE, apenas SE a reprográfica estiver ilegível, mande uma inteiro teor digitada, que não precisa ser apostilada.
4- Minha certidão de casamento - porque alterei meu nome, e tbm quero passar a cidadania para meu esposo depois..
Também é uma de inteiro teor e outra reprográfica, ou é tudo uma coisa só ? Tem que apostilar também? Apenas inteiro teor, não precisa apostilar. Lembre que, após a conclusão do processo, precisará transcrever seu casamento em Portugal , em um processo autônomo.
5- Qual documento da minha mãe devo enviar? Só o cartão do cidadão portugues, cópia simples ? Só a cópia simples da certidão de nascimento portuguesa.
6- Meu pai é brasileiro, o casamento deles foi averbado já pelo Consulado de Santos , preciso enviar algum documento do meu pai ? Não
Preciso enviar algum documento do casamento dos meus pais ?? Se sim, tbm tem que ser apostilado, autenticado..?? Não, se foi transcrito, estará averbado na certidão da sua mãe.
Muito obrigada!!!!